Boa tarde amigos,
Ontem á tarde recebi aqui em minha oficina um Celta 1.0 Flex VHCE 2010 que veio de Londrina com o seguinte problema: o carro funciona normalmente, tanto quente como frio, com aceleração boa, sem falhas. Mas se você funcionar em marcha-lenta, ele fica oscilando bastante, quase apagando. Basta acelerar para sumir.
Pressão e vazão de bomba ok, cabos e velas trocados, bicos testados e limpos na máquina, sincronismo ok, leitura dos sensores TPS e MAP também normais. A sonda está um pouco lenta, mas acredito que isso não iria interferir. A luz de injeção não fica acesa e também não há falhas passadas. Segundo o dono do carro, o problema começou há cerca de 15 dias, ele ligou o carro de manhã e o problema apareceu.
Alguém poderia me informar os valores de vácuo no coletor e tempo de injeção para que eu possa testar?
Se tiverem dicas também ajudarão.
Obrigado.
Respostas:
350 a 450 mmhg ,com motor aquecido.VHCE usa acelerador eletrônico ...isso ta com cara de corpo de borboleta, se caso a borboleta estiver tremendo na marcha lenta ,provavelmente é o dito cujo!
joe7, obrigado, irei testar. Não reparei se a borboleta oscila em marcha-lenta, mas ontem a tarde borrifamos um pouco de descarbonizante no tbi e melhorou, mas continua falhando bastante. Testando com o multímetro, o sinal de alimentação de borboleta não apresenta falhas.
Passamos o scanner novamente, e fizemos a análise do sinal do TPS, que antes parecia normal, mas quase sempre mostra borboleta fechada, mesmo acelerando.
Novidades eu aviso.
Obrigado.
Amigos, depois de quebrar bastante a cabeça, finalmente encontramos o problema deste Celta.
Na 6ª feira passei o scanner, e a leitura do tps estava muito estranha, pois você acelerava e não havia alteração na tensão, apesar do MAP marcar certo. A borboleta não ficava oscilando em marcha-lenta, mas você pisava e ela demorava bastante para abrir.
Usando um equipamento de teste de corpo de borboleta, identificamos que havia alum mal contado na ligação elétrica do motor, pois você acionava e hora a borboleta abria e hora não.
Conclusão: tivemos que trocar o corpo de borboleta inteiro (apesar de ser um carro com 35 mil Km) e efetuar a limpeza do motor, pois o coletor de admissão já apresentava muita sujeira (culpa do combustível ruim aqui no oeste do paraná).
Joe, obrigado pela ajuda, a leitura do vácuo estava um pouco acima (500mmHg em média em marcha-lenta).
Um bom dia de trabalho a todos.
>Amigos, depois de quebrar bastante a cabeça, finalmente encontramos o problema deste Celta.
Na 6ª feira passei o scanner, e a leitura do tps estava muito estranha, pois você acelerava e não havia alteração na tensão, apesar do MAP marcar certo. A borboleta não ficava oscilando em marcha-lenta, mas você pisava e ela demorava bastante para abrir.
Usando um equipamento de teste de corpo de borboleta, identificamos que havia alum mal contado na ligação elétrica do motor, pois você acionava e hora a borboleta abria e hora não.
Conclusão: tivemos que trocar o corpo de borboleta inteiro (apesar de ser um carro com 35 mil Km) e efetuar a limpeza do motor, pois o coletor de admissão já apresentava muita sujeira (culpa do combustível ruim aqui no oeste do paraná).
Joe, obrigado pela ajuda, a leitura do vácuo estava um pouco acima (500mmHg em média em marcha-lenta).
Um bom dia de trabalho a todos.
Boa Andrade, agradecemos seu retorno, vc sempre é parceiro por aqui, abraço.