Alguém aqui especializado em motores BMW ?
Motor V8 N63 B44
Veículo perdeu potência do motor, acendeu a luz de anomalia no painel com os seguintes DTC.
2AA5 = arvore de cames de escape , monitor de posição.
2A99 = arvore de cames de escape , referencia.
2A98 = arvored de cames de admissão , referencia
2AAD = sensor da arvore de cames de admissão , sina implausivel.
2AA4 = arvore de cames de admissão, mnitor de posição.
Além dos códigos do problema com a perda de potência do motor, ficou fazendo muito barulho na parte superior do motor, tentei medir a pressão do oleo mas não achei um local adequado.
Estes DTC se refere ao banco 1 ou 2 ? tem alguma maneira de descobrir ?
Obrigado.
Respostas:
boa noite amigo esses motores dão esse defeito e geralmente é o motor do vanos que fica no cabeçote tente fazer um reset e uma nova calibração senão funcionar tente arrumar outro motor elétrico pra testar qualquer coisa estou às ordens!
Acho que vai ter que dar uma olhada por dentro, pode ter quebrado algumas peças internas ou até o motor do vanos.
Verificar o comando, a falha está apontando, provavelmente é defeito mecânico, corrente, engrenagens etc.
Ok, consegui testar a pressão de oleo do motor !!!
5,0 Bar com o motor frio.
2,8 Bar com o motor quente
Este motor V8 N63 B44 não tem motor de Vanos eletrico, ele possui 2 eletrovalvulas cada lado para atuação das polias Vanos , banco 1 e banco 2 .
Ok, como na parte mecânica não foi encontrado nenhuma anomalia , na parte de pressão de oleo, tensores e correntes de comando, foi realizado através de um scanner a " adaptação do vanos " no qual acabou resolvendo o problema das falhas.
O veículo está em teste ainda, mas preciso de um parâmetro em relação ao grau de deslocamento do vanos , se valores negativos ou positivos seriam o correto, e em qual circunstância acusaria algum desgaste ou falha nas polias variáveis observando a leitura de scanner em graus,
Na verdade, eu precisaria de uma aula técnica na parte de leitura do parâmetro destes vanos.
acredito que aqui neste fórum vai ter algum especialista em BMW.
Obrigado.
Sim, acabei revisando estes atuadores e limpando eles..
Mas a minha dúvida antes de liberar o veículo é quanto ao parâmetro de funcionamento e adaptação dos vanos admissão e escape.
E ainda procurando a causa deste problema, oleo utilizado aqui conforme manual é 5 W 40.
Algum parâmetro em relação aos pontos de sincronização via scanner, posição de referência medido em graus pela unidade de comando DME do motor ?
alguém tem esta informação ?
Legal ai a troca de ideias, .. um senhor motor ..
tanto no vanos do comando de adm ou escape os sinais parecem ser bem semelhantes, até por que as solenoides devem ser iguais. Eu colocaria um scope ai pra dar uma sacada quando tiver oportunidade. Os transdutores de pressão pode ajudar um pouco na parte mecânica. De repente já matou o defeito só nos ajustes ..
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Sim amigo, foi efetuado os ajustes e resolveu o problema.
Ainda não liberei o veículo, ainda em testes aqui.
Tenho que descobrir a correto posicionamento dos eixos comandos via scanner.
Os valores de adaptação para este sistema.
Ninguém tem parâmetro de posição dos vanos ?
Este veículo realmente é muito complicado de reparar ............