Boa noite parceiros de profissão
Estou já há uns 4 dias com esse problema no civic 08 flex, o carro e fraco para sair em subidas e para saidas de baixa rotação no plano, ao parar na subida e tentar sair o carro não tem força, tem que controlar na embreagem para sair, a embreagem não patina, o carro simplesmente vai apagando, vou dizer as coisas que ja fiz ou testei:
Bomba de comb: pressão de 4bar e vazao 1,5lts, filtro livre
regulagem das válvulas: 0,20adm, 0,25escap
velas iridium: medi a abertura esta 1mm
bobinas todas conferidas tudo ok
bicos testados e tudo ok, com kit de filtros em perfeito estado
limpei corpo de borboleta, fiz reset de parametros e de tbi
retirei a solenoide do vtec e estava limpa sem borras.
sincronismo: up para cima coincide com pms do 1 cilindro
a sonda 1 no scanner demora um pouco para oscilar, mas li em alguns topicos que por ela ser banda larga, o scaner não consegue ler corretamente a mesma por ela oscilar muito mais rapido que as sondas planar.
Não sei mais oque poderia ser o problema deste carro, ah já limpei o sensor de fluxo de ar tambem.
Alguem poderia me dar uma luz?? preciso realmente deixar esse carro 100%
Obrigado desde já.
Respostas:
>Colega,
Tem como fazer testes no sistema VTEC ultizando ar comprimido, assim você poderá ver os balancins admissão movimentar, em situações de não movimentar então deverá remover o sistema e fazer o reparo.( Este teste tem procedimento ).
Outra peça para se ter atenção e o MAP e o MAF.
att Diaz
caro diaz, saberia me passar esse procedimento? pela leitura em modo continuo, maf e map parecem estar ok.. aguardo sua resposta.. meu email [email protected]
Prezado Bigode. Boa noite. Como está o tempo de injeção? Quando o amigo pisa no acelerador, a borboleta está abrindo tanto quanto deveria? A pressão do combustível que chega nos injetores está boa? Se o VTEC estiver com algum problema, afetaria em baixas potencias a ponto de ficar sem força ou só quando se exigisse mais potencia, por volta de 3500 RPM? Abraço e boa sorte.
>amigo, essa sonda tem um funcionamento diferente, ficando proximo dos 2 volts na marcha lenta.
dá uma atenção especial no catalisador. veja que esse catalisador tem uma câmara oca, que fica inserida a segunda sonda.
Explicando melhor: esse catalisador é dividido em duas partes.... olha isso com uma ferramenta apropriada....
infelizmente não tenho tal ferramenta para olhar assim, retirando a sonda superior, olhando pelo furo dela, não vi nenhuma rachadura e todo os "furinhos" pareciam livres
>Prezado Bigode. Boa noite. Como está o tempo de injeção? Quando o amigo pisa no acelerador, a borboleta está abrindo tanto quanto deveria? A pressão do combustível que chega nos injetores está boa? Se o VTEC estiver com algum problema, afetaria em baixas potencias a ponto de ficar sem força ou só quando se exigisse mais potencia, por volta de 3500 RPM? Abraço e boa sorte.
Fala meu amigo tuck, o tempo de injeção na lenta esta um pouco acima dos 4, quando se pisa no acelerador, o sensor do pedal esta dando 118% e da borboleta não passa de 78%, eu pelo menos não sei em que rotação afetaria um defeito no VTEC, mas pelo que dei uma pesquisada ele eh utiizado ate os 2.000 rpm e volta depois dos 3.500, algo do tipo, não sei se essa informação eh correta
>Colega ,
Vou passar por e´mail o procedimento.
( Já foi enviado Espero que esta informação técnica seja de grande utilidade ).
um abraço
att Diaz
muito obrigado diaz, mas pelo que vi ali não vou ter esse adaptador que diz no teste, para usar o ar comprimido...
Sim diogo, sei que o problema pode estar embaixo,vou testar andar sem a sonda, seria melhor sem a sonda 2 ou a sonda 1??
fala edilson, quanto ao sincronismo, toda as marcações estão coincidindo
Prezado Bigode. Não entendi bem como está o desempenho do carro. Ele está capenga em baixas RPM e saída em subidas, mas e nas faixas altas de RPM, ele fica razoável, bom ou continua capenga? Já mediu a compressão dos cilindros? Vamos tentar cercar o defeito. Abraço.
;) Meu nobre semnas atras esteve um aqui com este sintoma ve regulagem de valvulas vedaçao faça um teste de vazamento interno dos cilindros.
Prezado Bigode. Penso que o motor VTEC não varia a posição da(s) árvore(s) de comando de válvulas em relação às polias. Varia o lift e o diagrama das válvulas de admissão de uma vez só numa dada hora, em alta RPM. O motor I VTEC, mais moderno, sim, varia tudo. Concordo com o Claudinei. dê uma olhada na compressão. Quem sabe as válvulas não estão vedando direito e aí em alta ele funciona razoavelmente mas em baixa fica capenga. Outra sugestão é testar a central. Abraço.
fala pessoal, hoje coloquei uma sonda nova, e de nada mudou, amanha vou medir a compressão dos cilindros, tuck eh isso mesmo o carro só e ruim de saida ate os 2mil rpm, de alta ele ate que vem bem.
como seria esse teste de vedação de cilindro??
os comandos sera que podem estar fora um do outro?? como faço para saber se eles estão sincronizados, não tenho muita experiencia nesse motor...
Boa tarde pessoal, infelizmente o cliente veio retirar o carro e eu não achei o problema, andei sem a sonda, mesma coisa, infelizmente as vezes acontece de nos depararmos com problemas que não somos capazes de solucionar, talvez no meu caso tenha sido por falta de equipamentos e talvez um pouco mais de conhecimento, não cheguei a medir compressão dos cilindros pois não tenho a ferramenta, mas de qualquer forma obrigado pela ajuda e dicas de vocês, se caso eu souber que o dono solucionou o problema em outro lugar, procuro saber qual o defeito e passo para vocês... obrigado e ate mais amigos.