Bom dia amigos,
Estou com um Santana aqui em minha oficina que está me deixando muito intrigado, vamos aos detalhes.
O carro dá partida normal, e funciona sem problemas por cerca de 5min depois ele começa a oscilar a lenta de uma tal maneira que as vezes chega até a morrer. O cliente informou que levou o carro em outro mecânico e lá foram trocados Atuador de Marcha Lenta, Sensor de Posição da Borboleta, Cabos, Velas de Ignição, Sonda Lambda e nada de resolver o problema.
Em testes que realizei, quando o carro estava oscilando a lenta eu tirei a mangueira que vai do regulador de pressão até o coletor, ao retirar a mangueira o carro normaliza, fica lisinho, mas é só colocar a mangueira novamente que o carro volta a oscilar. Pensei ser então problema no regulador de pressão, tirei o velho e realmente estava ruim com a rede toda estourada e anéis de vedação bem ressecados, coloquei um novo mas o problema persiste da mesma maneira, tiro a mangueira o problema some, coloco a mangueira o carro oscila.
Segue abaixo tudo o que o cliente informou ter sido trocado e os componentes que troquei e procedimentos feitos:
Atuador de Marcha Lenta ( o cliente mostrou o antigo), atual Magneti Marelli
Sensor de posição da Borboleta ( o cliente mostrou o antilgo)
Cabos e velas ( Verifiquei e estão todos em boas condições, NGK)
Sonda Lambda(Cliente mostrou a antiga)
Verificado o ponto de Ignição do motor com Pistola Estroboscópica com avanço de 12°
Realizado limpeza no TBI e na sede do atuador de marcha lenta.
Troca do regulador de pressão do combustível
O problema é intermitente, as vezes mesmo quente não ocorre, e as vezes basta liga-lo por alguns minutos que já começa a oscilar.
Desde já agradeço a ajuda dos colegas mecânicos!
Respostas:
Ola bom dia, amigo vc tem que testar com uma caneta de polaridade os fios da tomada do motor de passo, os 4 fios tem que ter positivo e negativo, se vc colocar a caneta de polaridade em qualquer dos fios e não tiver positivo ou negativo o defeito está na central de injeção, agora outra coisa pra poder te ajudar preciso saber qual o modelo da central se é avp ,avi ou avs ?
ola colega, vo ti dizer o que eu faria neste caso ai! primeiro medir compressão de cilindros, depois analisar todo o ponto na correia de comando! eu iria testar outro sensor de posição de borboleta, e também como o colega ti falou ai testaria o sinal da central para o atuador da lenta! eu nao colocaria 12 graus na pistola de ponto, ao meu ver esta muito adiantado! também pegaria outro map para teste e se for a injeção antiga verifica a mangueira do map se nao esta ligado em lugar errado! abraco e espero te ajudado
Amigos boa tarde,
Realizei o teste nos fios do atuador de marcha lenta, conforme o colega Luiz Carlos deu a dica, e está td OK
Foi realizado os testes de compressão dos cilindros e verificado o sincronismo da correia de distribuição ou correia dentada e tbm td ok.
Foi verificado o distribuidor, tbm td certo quanto ao modelo e montagem.
Então analisando o carro com mais cautela eu dei falta das mangueiras do canister, desmontei a caixa de roda dianteira direita e a caixa acumuladora de vapores não estava lá, procurei e encontrei o conector da purga do canister preso embaixo do filtro de ar e a admissão de vapores do canister no coletor isolada com silicone de alta temperatura. Cheguei a conclusão ( me corrijam se estiver errado ;) ) que o carro oscila quando a central tenta ativar a purga do canister para permitir a passagem de vapores para a admissão.
Pedi para o cliente providenciar a Caixa acumuladora e a válvula de purga do canister para ser instalada corretamente e ver se resolve o problema.
Obrigado a todos pelas dicas!!
Meu amigo,já testou com um vacuômetro???? Alimentação da central da injeção eletrônica,der uma conferida
ver o corpo de borboleta, pode ser que esteja ovalizado na parte do atuador de marcha lenta.
Olá Primeiramente, obrigado a todos pelas dicas!!
Respondendo ao Camilo André --> Camilo a sonda trabalha normal, sem alterações.
Respondendo ao Silvano ---> quanto ao avanço de ignição eu regulei em 12° pois é oque diz o manual técnico da VW para esse veiculo, eu atrasar o ponto, deixando diferente das especificações exigidas pela montadora, isso poderia gerar algum dano?
Sim, para verificar o ponto eu desligo o Short Plug, e acerto o ponto com a Lampada Estroboscópica, quanto ao aparelho de diagnóstico, meu Scanner não é compatível, mas empresto de um colega mecânico que tem um compatível.
quanto o ponto, ele não está travado não, gerando até uma certa dificuldade de acerto do avanço de ignição. O que pode ser feito para travar o ponto certinho? Sei que parece uma pergunta bem básica, mas entra muito pouco carros mais antigos na oficina, e não tenho experiência com esses motores e sistema de injeção.
Obrigado a todos novamente!
Qual o modelo da Injeção? que combustivel está usando? fez os teste de bicos ( vazao e estanqueidade) ? teste da bomba de combustivel, vazao, pressao e estanqueidade? entradas de ar falsa em mangueiras e principalmente admisão? desgaste no corpo de borboletas e regulagem de abertura (tem muitos curiosos que mexem na abertura da borboleta. coloca o multimetro e regula pela voltagem de saida sinal.) ponto 9 graus sem short plug na gasolina e 6 no alcool. possivel falha de leitura no sensor de velocidade tambem, monitorar com scanner.
Essas são algumas dicas....
revisei um segunda passada com lenta alta em uma das bobinas do motor de passo muito baixa e distribuidor sem sincronismo com o cilindro 1.ponto e 9graus,apos reparo resetar parametros ou desligar uce ou bateria...
Bom dia colegas Mecânicos,
O carro não está mais na oficina, o cliente precisa do carro para trabalho e está procurando o cânister para comprar, assim que o carro voltar para a oficina eu farei conforme as dicas dos colegas e mandarei as medidas das janelas pra ti Alexchip.
Agradeço a todos por dedicar uns minutinhos a me ajudar!!
Forte abraço.