Amigos preciso da ajuda de vocês.
Sou reparador automotivo também e possuo um veiculo Fox ano 2005 1.0 Total Flex, o motor do mesmo estava apresentando sinais de desgaste por fim da vida útil. Então por falta de tempo e também porque utilizava o veiculo para trabalho optei por trocar o motor inteiro ao invés de retifica-lo. Ai que minha dor de cabeça começou.
A concessionaria da VW me vendeu um motor com prefixo "CCN" alegando que o mesmo se aplicaria ao veiculo.
Porem o motor original possui prefixo "BJE". Ao instalar o motor não me atentei neste detalhe até mesmo porque na hora de compra é solicitado a placa e chassi do veiculo para que não ocorra erros na hora da venda das peças. Após a instalação do motor o mesmo começou a apresentar detonação "batida de pino" fui a fundo no defeito e constatei que o motor que foi vendido é dos veiculos Fox Gol Voyage mais novos motor VHT de meados de 2008 em diante e possui taxa de compressão de 13 enquanto o motor original do veiculo que tem o prefixo "BJE" possui taxa de compressão de 10,8. Alem da taxa eles possuem varias diferença de construção como comando, bielas, pistões etc..Só externamente são iguais.
Tentei por vários meios entrar em acordo com a concessionaria para troca do motor ou a devolução do dinheiro, porém eles só sabem alegar que não existe diferença entre os motores e que também como não foi efetuado o lacre "vistoria de instalação do motor na agencia" a agencia não tem nenhuma responsabilidade com o fato.
Venho através do fórum Oficina Brasil pedir ajuda dos colegas e amigos caso tenham alguma material que conste e ou comprove a diferença técnica dos motores que apareça os prefixos CCN e ou BJE os anos e modelos de veículos aplicados para que eu possa anexar a um processo judicial. Pode ser qualquer material ou documento e ser for direto da Volkswagen melhor ainda se não for não tem problema, tudo pode ser valido constando os prefixo de forma que um leigo possa entender.
Desculpem o texto longo e também por compartilhar este problema com vocês, mas se alguém poder me ajudar serei muito grato.
Abraço.
Respostas:
colega
trabalho com reparação ja algum tempo, evito extress, porque o coração não guenta kkkkkkkkkkk
o que você esta pedindo existe sim, mas eu não tenho esta tabela
bom falando como reparador, existe uma possibilidade com baixo custo de você resolver seu problema, coloca unidade 4gv , kit painel/chicote facil de achar, minha sugestão, sem extress
Quanto tempo tem esta compra, vc tem o comprovante que eles pediram o numero do chassis do veiculo. Se existe estas nomenclaturas automaticamente existem diferenças, que são resolvidas atraves de softaware ou ECU. Não é justo na minha opinião vc adquirir outra unidade, talvez chicotes, sensores ou atuadores, por conta de um erro a VW. Dependendo do tempo acredito que seja causa ganha. Inclusive talvez caiba ate danos. Por mais que vc seja reparador, a obrigação ai cabe a VW do Brasil, pois se existe estes dois modelos, o setor de venda deveria ter lhe chamado, dito não temos o mais antigo, so temos o mais novo. Se interessar, tera que fazer algumas modificações, ai sim seria diferente. Procura o Procon que eles te orientaram melhor.
>colega
trabalho com reparação ja algum tempo, evito extress, porque o coração não guenta kkkkkkkkkkk
o que você esta pedindo existe sim, mas eu não tenho esta tabela
bom falando como reparador, existe uma possibilidade com baixo custo de você resolver seu problema, coloca unidade 4gv , kit painel/chicote facil de achar, minha sugestão, sem extress
Obrigado por responder ao tópico amigo.
Então eu pensei também nesta possibilidade. Porem aqui na minha região o custo de um kit com chicote e tudo e bem elevado. Algumas já tem sonda pós catalizador e isso encarece mais ainda. Pelo que estive orçando sairia quase o mesmo valor que retificar o motor original. Mas é uma dica boa e um caso a ser pensado..
>Amigo,realmente existe diferença entre as motorizaçoes,porem vc mesmo ja identificou a divergencia,pistoes e bielas sao diferentes,o restante nao ha anormalides, funcionam perfeitamente,,o pessoal da concessionaria estao totalmente equivocados quanto as informaçoes lhe passadas,agora a soluçao e via judicial ou entao somente troque as bielas e pistoes,nao havera problemas de funcionamento.
Obrigado por responder ao tópico amigo.
Pois é os próprios "técnicos" da concessionaria chegaram até me afirmarem que se o motor estivesse errado não seria possível nem a montagem no carro. Isso até poderia acontecer nos motores EA-111 dos modelos longitudinais dos gols G3 e G4 mas parece que os "técnicos" nem isso sabem direito. Também já chegaram a alegar que o problema de detonação é outro fator externo. Acredita que chegaram a dizer que a taxa não tem nada ver com o problema.. Tudo para tirar o corpo fora.. Esses são os "profissionais" sem ética que temos nesta concessionaria da região. Tenho pena dos clientes que fazem os serviços dentro desta concessionaria achando que estão assessorados pelos melhores profissionais na área quando na verdade são um bando de picaretas.. Achei um desaforo o que eles fizeram comigo e já entrei com um processo judicial. Por isso estou tentando juntar todas as provas e documentos possíveis que comprove a diferença técnica dos motores. Conto com a ajuda de vocês.
>Quanto tempo tem esta compra, vc tem o comprovante que eles pediram o numero do chassis do veiculo. Se existe estas nomenclaturas automaticamente existem diferenças, que são resolvidas atraves de softaware ou ECU. Não é justo na minha opinião vc adquirir outra unidade, talvez chicotes, sensores ou atuadores, por conta de um erro a VW. Dependendo do tempo acredito que seja causa ganha. Inclusive talvez caiba ate danos. Por mais que vc seja reparador, a obrigação ai cabe a VW do Brasil, pois se existe estes dois modelos, o setor de venda deveria ter lhe chamado, dito não temos o mais antigo, so temos o mais novo. Se interessar, tera que fazer algumas modificações, ai sim seria diferente. Procura o Procon que eles te orientaram melhor.
Obrigado por responder ao tópico.
Sim amigo na própria nota fiscal consta o numero de chassi e placa do veiculo e o prefixo e numero do motor vendido, o tempo da compra e de uns 4 meses porém logo após o primeiro mês já foi constatado o erro e foi feito o primeiro contato, só que eles ficaram empurrando até agora.
Já encaminhei a abertura do processo e já tem audiência marcado porém fui orientado pelo advogado a reunir provas que comprovem a diferença técnica e se possível a aplicação dos motores aos modelos de veiculos. Mas qualquer material é valido até desde que conste os prefixos. Conto com a ajuda de vocês.
>Amigo bons profissionais são poucos em concessionárias
Enquanto estiver a politica de colocar um administrador de empresa(nada contra a profissão)em pontos que um mecânico ou engenheiro mecânico tem que gerenciar dá nisso
O cara nem sabe o que é biela mas fala que não tem nada haver uma coisa com outra
Como os colegas passaram aciona na justiça,pois pelo que vejo terão que otimizar o mapa da injeção
Obrigado por responder.
Exatamente amigo mas o pior de tudo foi que a "gerente responsável pelas vendas de peças" me passou para um técnico "o tal chefe da oficina" e foi ele que afirmou toda essa asneira que citei acima.. Falta incrível de profissionalismo.. Lamentável:(
>Bom dia Junior,favor me passe o numero do chassi deste veiculo e seue-mail particular,tentarei lhe enviar a pagina do proprio ETKA que e o catalogo eletronico da VW,onde constaraa o numero da peça correta aplicada para este motor e tambem onumero do outro CCN,lembrando que estes prefixos os prefixos dos motores nao sao iguais e no seu caso naao ha necessidade de substiutuiçao de nenhum componente do sistema eletronico,pois como ja relatado a diferença somente se encontra no interior deste motor CCN sendo bielas e pistoes,o restante e tudo igual,funciona perfeitamente,nao gaste nada em peças eletronicas ate a decissao da justiça e ou quando for gastar,troque pistoes e bielas.
Quanto a informaçao de que e o mesmo para gol G3,nao procede,poisos motores longitudinais as fixaçoes do motor na transmissao tmbem mudam,nao tem nada a haver motor e linha com motor transversal.
No aguardo do chassi.
Muito obrigado mesmo @Marmentini se você poder me enviar nem que seja um print da tela do catalogo já ajuda muito mesmo.
Chassi: 9BWKA05Z554011028
Email: [email protected] ou [email protected]
Estou aguardando ansiosamente.
Mais uma vez muito obrigado.
Abraço.
>Lhe enviei no e-mail,espero ter ajudado.
Muito obrigado amigo. As imagens do catalogo vão me ajudar muito mesmo. Te respondi ao e-mail olhe la. Sem querer abusar da tua gentileza mas você não conseguiria um print do novo código do motores BJE???
Mais uma vez obrigado.
Abraço.