Boa noite - estou com um caso impressionante: palio MPI fizemos o motor inteiro e depois dos primeiros 500km começou apresentar falhação em baixa. Na retífica foram trocados sensores de temperatura do ar, detonação, velas, cabos, as duas bobinas, verifiquei a taxa de compressão dos cilindros (está em 10bar os 4 idênticos). O que poderia ser? scaner não acusa nada... e agora começou oscilar a lenta (ás vezes). desde já agradeço,
Respostas:
Mediu a tx de compressao, pra ver se não estar havendo vazamento nas vedações das valvulas.
Meu amigo,sintoma de falhas em baixas pode ser vários itens, como sensor MAP( gerando falha e aumentando o tempo de injeção dos bicos e carbonizado as velas e provocando falha) recomendo você fazer uma análise nas velas de ignição, ela pode ti mostrar algum sintoma de falha,Regulador de pressão furado, velas,cabos de velas,bobina de ignição,bicos injetores,entrada de ar falso tudo isso tem que passar por uma análise,medir a vazão de ar cilindro( um teste com ar comprimido, com o medidor específico, injetando ar para dentro do cilindro.Faça teste e análise do conjunto ao todo e der retorno
Colega:
Conforme você relata foi removido o motor para retificar, seguindo a lógica pode ter havido danos no chicote e conectores devido a remoção e agravante o chicote deve ter mais de 15 anos.
Observe também o sensor de rotação, cabos de velas, bobinas que podem ter defeito e as próprias velas
att. Diaz
Então, veja: foram trocados:
1 - velas, bobinas (as duas) e os cabos;
2 - sensores de detonação, posição da borboleta, e atuador da marcha lenta;
3 sensores de temperatura dágua (o da injeção), e temperatura do ar;
4 - cabeçote inteiro retificado em retífica de minha confiança;
5 - colocada junta nova nos coletores de admissão;
6 - limpeza completa do corpo da borboleta;
7 - regulador de pressão novo;
8 - fiz teste de compressão dos cilindros - estão perfeitamente idênticos (em 10 bar cada)
só não foi trocado sensor de rotação e o sensor MAP, ainda não fiz limpeza dos eletroinjetores pois estou com a máquina no conserto... ás vezes não falha, fica redondo - notei que com motor frio (pousou 2 dias na oficina) fica pior. só não fiz o teste de vazão do cilindro pq não tenho o manômetro.
Realmente, notei que no eletroinjetor do cilindro 2 o plug parece estar meio mole... fiz a leitura do sensor de oxigênio e notei que em alta da mistura um pouco pobre, ou seja, não passa de 0,9v - na lenta oscila muito bem conforme especificado. agradeço as dicas e estamos na luta! ahh, bomba elétrica dá essa falhação mais em baixa (medi pressão e vazão estão ok).
Então, os anéis dos eletro injetores são novos. isolei o hidrovácuo, e nada. Agora, quanto as válvulas, achei boa a dica e vou verificar - só penso que se fosse váalvula presa ele não falharia mais quando quente? e ao contrário: quente diminui muito a falhação, praticamente some. estou suspeitando do batente da borboleta, já foi mexido, estava dando 0,86v e eu ajustei para 0,50 (recomendado é de 0,4 a 0,7 segundo manual da 1G7)
>10 bar num motorzinho 1.0 gasolina?
sim, deu dentro do especificado, de 9 a 10bar. a altura do cabeçote estava boa, nunca tinha queimado junta, a retífica disse que nem precisou plainar mto.
bom acho que era sensor MAP, desconectei a mangueira e o carro rodou liso, sem falhas.. também verifiquei o aterramento, pois toda vez que ligava algum componente elétrico (eletro ventilador, ventilador , etc) a luz da IE acendia.