Pessoal, estou com alguns casos de Audi A4 com motor 2.0TFSI CDNB e CDNC de 2009 até 2012/13 que estão baixando óleo acima do descrito no manual de proprietário, que é até 0,5L/1000km em condições de uso severo.
Pois bem; em alguns casos, onde não temos perda de pressão de anéis nem problemas de turbina, apenas temos uma fumaça preta no escape sem cheiro (nitidamente queima de combustível) quando utilizado gasolina com octanagem de 87ROZ (comum ou aditivada). Esta fumaça diminui consideravelmente quando utilizada gasolina PREMIUM com 91ROZ (V-Power Racing ou Ipiranga Premium) ou SUPER PREMIUM com 95ROZ (Podium). Entretanto, a baixa do óleo permanece. Diminuiu muito após a substituição da membrana do diafragma (trocado em programa de RECALL da montadora), porém, ele persiste.
Por acaso, alguém esta com o mesmo problema que eu e encontrou a solução?
Lembrando que a memória de avarias está limpa, todos os parâmetros de medidas e pressões dentro dos limites normais e o carro está com 93 mil km.
Sondas estão boas e catalisador original. Minha teoria para a fumaça seria sujeira no catalisador por excesso de utilização de combustível de baixa octanagem, mas o óleo baixando cerca de 1,0L/1000km é o dobro do que a fábrica diz, então, isso preocupa bastante.
Respostas:
Pessoal,
desculpe minha ignorância com turbos, sei que os anéis sofrem mais. Porém neste caso, um teste de vazão de cilindros não apontaria o caminho?
Senhores, boa noite. Andei pesquisando e constatei que motores 2.0 de 2009 a 2011 tem problemas de consumo elevado de óleo. A AUDI constatou e resolveu depois o problema que era nos pistões e anéis. E aí, o que fazer...reclamar a quem aqui no Brasil? A AUDI deveria consertar os carros com esse problema. Vejam essa matéria americana que peguei na Internet e dei uma traduzida:
CarComplaints.com:
28 de setembro de 2014 - É normal que um carro gaste óleo, mas os proprietários do Audi A4, A5 e Q5 dizem que seu consumo de óleo está longe de ser normal. Agora, Audi e Volkswagen concordaram em resolver uma ação coletiva sobre esse assunto.
O processo prevê que cerca de 126.000 veículos Audi tenham defeitos nos motores 2.0L turboalimentados que fizeram com que os veículos consumam muito óleo. Os veículos afetados são o 2009-2010 Audi A4 e Audi A5, e o 2011 Audi A4, Audi A5 e Audi Q5 com o código do motor CAEB.
Proprietários de Audi - incluindo proprietários de anos modelo não mencionados no processo - reclamam que seus carros bebem óleo a taxas que nenhum carro deveria:
"Eu só possuía o carro há uma semana antes dele quebrar. O representante de Audi em PA reparou o carro, e precisava de um 1,4 l de óleo para chegar em casa a 1280 Km. O carro consumiu muito óleo, 1,4 l por 1600 Km. AUDI me disse "Eles são assim mesmo" e foi perturbador que sempre precisasse de óleo. Este é o "PIOR CARRO QUE JÁ TIVE!!!" disse um proprietário de um AUDI A4 2009, Ventura, Califórnia"
"O motor AUDI / VW 2.0T precisa ser reparado agora por causa do consumo excessivo de óleo. A primeira queixa é que, de acordo com suas especificações, um proprietário pode usar 9 litros de óleo entre as trocas de óleo recomendadas (faça as contas). De maneira nenhuma um fabricante de automóveis deve ser legalmente autorizado a dizer que 1,41 litros por 1600 Km é normal para um carro de 2009 com Kilometragem moderada ". disse um proprietário de um AUDI A4 2009 em Tampa, Flórida"
Embora a Audi concordasse em resolver o caso, o juiz disse que a montadora alegou importantes defesas, incluindo:
Todos os carros usam o óleo e quaisquer problemas reais de consumo de óleo foram divulgados nos manuais do proprietário do veículo.
A luz de advertência do motor acende-se com antecedência para avisar que o nível de óleo está baixo, de modo que os demandantes terão dificuldade em mostrar que o defeito alegado é uma questão de segurança.
O consumo de óleo é uma questão de manutenção, portanto, os demandantes não podem estabelecer um defeito que possa ser reclamado na justiça.
Sob o acordo de liquidação, os proprietários atuais ou arrendatários que ainda não pagaram por reparos terão direito a uma substituição da válvula reguladora de pressão do cárter, vedação dianteira da arvore de manivelas e do parafuso dianteiro da arvore de manivelas. Além disso, o software do módulo de controle do motor será atualizado para coincidir com a (s) nova (s) parte (s).
O acordo também dá aos proprietários e arrendatários uma garantia prolongada de 4 anos / 80.000 Km em 8 anos ou 128.000 Km (o que ocorrer primeiro) para cobrir qualquer reparo necessário para corrigir o consumo excessivo de óleo do motor.
A Audi também reembolsará quaisquer proprietários afetados do 2009-2011 Audi A4, Audi A5 e 2011 Audi Q5 para peças e mão-de-obra em quaisquer reparos anteriores feitos para problemas de consumo de óleo.
Além disso, o acordo fornece taxas de advogados de US $ 2,3 milhões e despesas de $ 100,000, acrescidas de US $ 2,500 para cada um dos cinco principais demandantes.
O processo de consumo de óleo da Audi foi arquivado no Tribunal Distrital dos EUA do Distrito Central da Califórnia - Ali Asghari, et al. V. Volkswagen Group of America Inc, et al.
Os demandantes foram representados pelos escritórios de advocacia da Capstone Law APC, EcoTech Law Group PC e Strategic Legal Practices APC.
Como é que fica essa história aqui no Brasil? Como sempre o consumidor leva fumo. Abraço a todos.
Meus amigos, um detalhe que devemos lembrar, é com relação ao óleo do motor, esses motores dessa nova era, tem na sua característica, um severo regime de funcionamento, onde que temos motores cada vez mas compactos, onde a exigência de torque, potência é alta e consequentemente aumentos de temperatura interna dos mesmos, isso faz com que o óleo do motor tem que ser cada vez mas resistente a essas variações, para fazer o papel dele de lubrificar e diminuir o atritos de componentes internos, então por mas que a engenharia faça estudo e desenvolve o óleo correto para cada motor, há as diversidades, a principal na minha opinião é o nosso COMBUSTÍVEL de baixa qualidade, onde que contamina o lubrificante do veículo e faça com que o mesmo perde a sua boa qualidade de viscosidade, e tem um detalhe que sempre percebo, cada vez mas motores com TAMANHOS MENORES E COM MENOR CAPACIDADE DE OLEO CABÍVEIS NO MOTOR, agora normalmente VEICULOS COM UMA KILOMETRAGEM ACIMA DE 50.000 KM, acho que devemos sempre fazer o uso do óleo com uma VISCOSIDADE ACIMA DO RECOMENDADO NAS PRIMEIRAS TROCAS, notamos que muitos manuais de veículos sugere mais de uma determinada viscosidade .
Prezado Daniel. Boa a sua colocação mas acho que nesse caso especifico o problema é de projeto mesmo, tanto que depois a AUDI resolveu esse problema de consumo elevado de óleo nesses motores. Eles erram o projeto e o coitado que compra o carro, que não é barato, entra pelo cano, vai reclamar com o papa, KKK!
bom dia somos a empresa Henn Automotive e trabalhamos com produtos de limpeza de borra de óleo do motor e limpeza de bicos injetores. Acessem nosso site e conheçam nossos produtos www.hennautomotive.com.br!!! Estamos à disposição para dúvidas e esclarecimentos!!! Att, Henn Automotive (19) 3203-0790 / 99798-8035