Caros colegas, estou com um gol g4 na minha oficina que esta disparando a marcha lenta. as veses tbm.. oscila a marcha lenta, já fiz de tudo neste carro e parece que nada resolve.É um gol g4 1.6 ap ano 2007. Fiz limpeza dos injetores, medi a pressão e vazão da bomba, procurei por entradas falsa de ar, troquei o sensor tps para teste, atuador de marcha lenta, sensor de temperatura,fiz limpeza do corpo de borboleta, verifiquei o sincronismo da correia dentada, sincronismo do eixo do sensor de fase, mandei a central pra teste e tudo ok!! No scaner as leituras estão td ok e sem código de falhas. O carro fica legalzinho quando zero os parâmetros auto adaptativos dele. Mas basta dar umas voltinhas nele que o danado indoida de novo!! Se alguém puder me dar uma luz agradeço.
Respostas:
Colega:
Confiando que já fez praticamente tudo, e analisou os parâmetros, verificou descarga obstruída, sistema elétrico, sincronismo do motor, a situação de válvulas e tudo mais como disse:
Então faça o seguinte:
1° Remova o coletor de admissão, faça uma limpeza interna com gasolina e faça a montagem com juntas novas.
( Este defeito costuma ser acumulo de óleo nas paredes do coletor e curvas do mesmo ).
2° Com um multimetro instalado na bateria verifique a tensão, fique monitorando , lembrando que não pode atingir valores acima de 14.5 V isto pode causar esta avaria no sistema, então troque o regulador de tensão.
Vai lá e depois me conta abraço e até mais.
att. Diaz
colega teste e limpe todos o pontos de aterramentos, conector da central e verifique pontos alimentação da central
Cód. Vogel : 11159
Cod. Magneti Marelli : 404.159.02 PF5C
Cód. VW : 027.998385.1
Aplicação -
Veiculos
Volkswagen Gol 1.6 MI
Gol 1.8 MI
Parati 1.6 MI
Parati 1.8 MI
Parati 2.0 MI
Pólo 1.6 Nafta (96/..)
Santana 1.8 Mi gas
Santana 2.0 Mi
Santana Quantum 1.8 Mi gas
Santana Quantum 2.0 Mi
Saveiro 2.0 MI gas.
Van 1.6 98/...
Vogel. Se você conseguir achar este danadinho, a criança dorme. Só ele fez dormir aquela Criança !
Sim já foi verificado todos os pontos de aterramento e alimentação. Inclusive aumentei o aterramento da carroceria com o motor.
>Bom dia,somente umas perguntas?
O sincronismo da polia da arvore inermediaria esta sincronizada com a arvore de manivelas? ok?
A seta da engrenagem da arvore de manivelas esta direcionada para qual marcaçao da polia da arvore intermediaria?
Para o ponto da polia ou para o O/T:
Esta como manda o veredito, seta da polia da arvore posicionada para o ponto da polia intermediária e não para o OT
>Cód. Vogel : 11159
Cod. Magneti Marelli : 404.159.02 PF5C
Cód. VW : 027.998385.1
Aplicação -
Veiculos
Volkswagen Gol 1.6 MI
Gol 1.8 MI
Parati 1.6 MI
Parati 1.8 MI
Parati 2.0 MI
Pólo 1.6 Nafta (96/..)
Santana 1.8 Mi gas
Santana 2.0 Mi
Santana Quantum 1.8 Mi gas
Santana Quantum 2.0 Mi
Saveiro 2.0 MI gas.
Van 1.6 98/...
Vogel. Se você conseguir achar este danadinho, a criança dorme. Só ele fez dormir aquela Criança !
O tps que coloquei é da magneti marelli PF5C/00-1725BE inclusive comprei como sendo o original deste carro. E realmente o original que estava nele tbm.. tem o mesmo código da magneti marelli. Este gol não é o MI e sim o total flex ap 1.6 ano 2007
>Colega:
Confiando que já fez praticamente tudo, e analisou os parâmetros, verificou descarga obstruída, sistema elétrico, sincronismo do motor, a situação de válvulas e tudo mais como disse:
Então faça o seguinte:
1° Remova o coletor de admissão, faça uma limpeza interna com gasolina e faça a montagem com juntas novas.
( Este defeito costuma ser acumulo de óleo nas paredes do coletor e curvas do mesmo ).
2° Com um multimetro instalado na bateria verifique a tensão, fique monitorando , lembrando que não pode atingir valores acima de 14.5 V isto pode causar esta avaria no sistema, então troque o regulador de tensão.
Vai lá e depois me conta abraço e até mais.
att. Diaz
Fiz o monitoramento da tensão da bateria via scaner e esta normal, mas vou fazer tbm.. com o multimetro pra ver. vlw..
>Colega:
Confiando que já fez praticamente tudo, e analisou os parâmetros, verificou descarga obstruída, sistema elétrico, sincronismo do motor, a situação de válvulas e tudo mais como disse:
Então faça o seguinte:
1° Remova o coletor de admissão, faça uma limpeza interna com gasolina e faça a montagem com juntas novas.
( Este defeito costuma ser acumulo de óleo nas paredes do coletor e curvas do mesmo ).
2° Com um multimetro instalado na bateria verifique a tensão, fique monitorando , lembrando que não pode atingir valores acima de 14.5 V isto pode causar esta avaria no sistema, então troque o regulador de tensão.
Vai lá e depois me conta abraço e até mais.
att. Diaz
Fiz o monitoramento da tensão da bateria via scaner e esta normal, mas vou fazer tbm.. com o multimetro pra ver. vlw..
Colega :
Não esqueça remova o coletor de admissão e faça a limpeza interna.
Os teste com multimetro
Pode também colocar outra bateria para teste
atenção especial no sensor de temperatura da água ou até mesmo bolha de ar no sistema causa este inconveniente.
Amigo a dica do amigo Dias acima é muito valida, tire o coletor limpe bem, juntas novas, já que vai estar com o corpo fora olhe por ele contra a luz e veja se esta vedando totalmente a entrada pela borboleta, muito comum algum "artista" mexer no batente, regule ele até que vede bem o ar ali, veja se la onde o motor de passo trabalha não esta machucado ou gasto, atenção tambem no motor de passo nesse carro se aplica o que usa a ponta grande de plastico, com o carro montado se vc tiver o aparelho que feche o motor de passo, com o carro ligado adiante o motor de passo todo até que o carro morra, se isso acontecer ótimo, se não busque a entrada falsa de ar, com td isso em ordem, faça o seguinte:
revise bem o conetor do motor de passo
deixe o carro aquecer bem (ligar duas vezes a ventuinha)
desligue o carro e o cabo negativo da bateria por tres minutos
religue o cabo e somente ligue a chave do carro, espere vinte segundos e desligue
espere mais vinte segundos, de na partida e deixe ele se achar, legar ventuinha, vc liga o ar e desliga, farois
sem acelerar, de uma volta pelas ruas sem tirar da posição de lenta, depois só correr pro abraço.
Agradeço a todos os colegas pela atenção, disponibilizando um minutinho que fosse do seu valioso tempo no intuito de me ajudar com este carro. Bom... depois de vários testes e muita dor de cabeça o defeito foi encontrado. Já havia passado o scaner neste carro várias vezes, e o mesmo não havia apresentado nenhum código de falhas e as leituras estavam todas corretas, mas se dava uma volta com ele o mesmo abria o atuador de marcha lenta e o rpm travava lá nos 3.000 giros e ficava. E voltava tudo ao normal quando-se fazia um reset via scaner ou desligando um dos cabos da bateria. Hoje a tarde estava vendo as leituras dele no scaner quando derrepente apareceu um código de falha. (INTERRUPÇÃO NO RELÊ DA BOMBA) de momento não dei muita atenção a esta falha, então apaguei o código de falhas e a mesma não apareceu mais. Mas o defeito continuou.. então resolvi trocar o relê da bomba eo defeito desapareceu. Fiz um teste com uma saveiro que estava aqui na oficina ap 1.6 ano 2005 total flex. Coloquei o relê do gol nela e o mesmo defeito tbm.. foi apresentado nela. Resumo relê da bomba com falha intermitente.
Muito grato a tds.. Att
Caramba... esse deu trabalho hein... estava acompanhando desde o começo, só não opinei pq não sabia o que dizer tb, PARABÉNS pelo resultado!