galera boa noite
fiz um serviço top... troquei junta do cabeçote, feito a plaina e algumas soldas no cabeçote, parafusos novos, torques corretos, vt nova, sistema arrefecimento todo revisado e com aditivo....
detalhe: usei junta de amianto.
gol at 16v ano 2000.
galera pq sera q voltou a misturar agua e oleo? ja fiz dezena de motores e nunca aconteceu isso
Respostas:
sim ferveu algumas vezes....
mas o sistema de arrefecimento agora esta 100% funcional
abraco>meu amigo me responde uma coisa .. ess caro ferveu da primeira vez que queimou aq junta
Prezado Merendador. Muito chato fazer um serviço caprichado e depois o carro voltar com uma zebra dessas. Desejo que você consiga descobrir a causa. Deve ser alguma trinca escondida mesmo. Abraço
>Prezado Merendador. Muito chato fazer um serviço caprichado e depois o carro voltar com uma zebra dessas. Desejo que você consiga descobrir a causa. Deve ser alguma trinca escondida mesmo. Abraço
prezado merendador, estou com o Tuck, acho que esse cabeçote merece uma atenção maior, infelizmente esses tipo de coisa faz parte, boa sorte forte abraço.
pessoal obrigado pelas respostas... mas pode ser um erro da retifica.... sera que convem eu enviar o cabeçote para outra retifica avaliar?
Amigo e vizinho merendador,
Eu não iria responder este tópico, razão de definir quem e o culpado. ( Retífica, reparador, cliente ou Peças )???
Então vamos esquecer quem vamos crucificar, e resolver a situação e deixar o cliente feliz.
1° Vamos entender detalhadamente, na desmontagem você fez todos os procedimentos, esgotou o óleo, água e removeu o cabeçote, enviou para retífica e efetuou processo de limpeza da superfície.
2° Fez a montagem do cabeçote seguiu todos as especificações, e funcionou o veículo mas percebeu que estava contaminando o óleo com água, como chegou a isto, qual foi a sua análise conclusiva para determinante ?
Entenda que eu quero ajudar e preciso saber detalhado. ( Como foi feito o diagnose ).
att. Diaz
Diaz amigao conterrâneo.... o carro chegou falhando e misturando liquido de arrefecimento e oleo... o motivo dos falhamentos era a junta do cabecote corroida que permitia compressao do cilindro para o sistema de arrefecimento... retirei o cabeçote e enviei para retifica avaliar... recebi um orçamento de 800 reais para plaina, troca dos retentores, guia de valvulas e algumas soldas de preenchimento nas areas atingidas pela corrosão... recebi o cabeçote, utilizei uma junta de amianto pois ela se molda melhor para uma vedaçao mais eficiente visto q esse cabeçote ja havia passado por reparos outras vezes....... mas nao na minha oficina... realizei o torque em kgf e o torque angular seguindo a ordem de aperto conforme solicitado pelo fabricante......posteriormente abasteci o carter com o lubrificante especificado.... abasteci o sistema de arrefecimento e sangrei o sistema
... o sistema estava todo ferrado... troque valvula termostatica....interruptor termico do radiador... mangueiras e acompanhei a temperatura com termometro laser e sempre o eletroventilador entrou em operacao nas temperaturas de trabalho... tudo certinho... medi pressao do oleo e compressao dos cilindros tudo ok.... velas novas... fasado com ferramenta da raven tudo correto... rodei uns 40km e nada de liquido no oleo... depois de 1 mes o cliente me ligou e mandou uma foto no wats da vareta de nivel toda caramelada.... e o liquido de arrefecimento baixou muito pouco segundo o leigo proprietario.... desculpe os erros mas eh q estou digitando do celular... >Amigo e vizinho merendador,
Eu não iria responder este tópico, razão de definir quem e o culpado. ( Retífica, reparador ou Peças )???
Então vamos esquecer quem vamos crucificar, e resolver a situação e deixar o cliente feliz.
1° Vamos entender detalhadamente, na desmontagem você fez todos os procedimentos, esgotou o óleo, água e removeu o cabeçote, enviou para retífica e efetuou processo de limpeza da superfície.
2° Fez a montagem do cabeçote seguiu todos as especificações, e funcionou o veículo mas percebeu que estava contaminando o óleo com água, como chegou a isto, qual foi a sua análise conclusiva para determinante ?
Entenda que eu quero ajudar e preciso saber detalhado. ( Como foi feito o diagnose ).
att. Diaz
Merendador:
Por isto que pedi que relatasse melhor a historia, pense bem a atitude de seu cliente normalmente o proprietário quer que resolva o mais rápido possível.
Parece aquela história que o cara não quer pagar pelo serviço, e atenção pode ser resido do resto de óleo ainda mais que a água baixou pouquinho do reservatório.
Então não sai desmontando tudo analise, caso for necessário esgote o óleo e funcione com óleo usado esgote novamente então coloque o óleo novo.
Veja bem, tanto eu quanto o rlmac ( Mauro ) estamos dizendo as mesma coisas.
att. Diaz
Prezado Merendador. Sugestão para confirmar. A mesma do Diaz. (o post dele apareceu na hora que eu ia começar a escrever). Drena o óleo num recipiente bem limpo, dá uma examinada caprichada de detetive nesse óleo, coloca óleo novo e fica de olho. Quem sabe está tudo bem e o cliente só cismado. Abraço.
Merendador os colegas Dias e realmac colocarão bem a situação, mas tem mais um detalhe vc trocou o anti chama o mesmo normalmente retem borra e em caso de contaminação do óleo com água Eu troco para evitar este problema, caso o óleo esteja com um bom aspecto vale a pena substituir apenas o mesmo.
obrigado senhores pelas postagens... ao amigo que perguntou.... sim foi trocado o anti chamas....
vou receber o carro na segunda feira.... ai posto aqui pra vcs a situaçao... obrigado a todos
Bom dia senhores.Já peguei um carro assim uma vez,e realmente ficava uma meleca de óleo com água na vareta e suspiro do motor.Cabeçote todo ok,tudo certinho,e desde então passei a reparar em carros que vinham na oficina,e a grande maioria possuia esse "problema",se é que se pode chamar assim.Cheguei a conclusão que é uma "característica" do carro.
Vai uma dica ai !!!
Muitas vezes quando acontece a borra é porque o furo no bloco do motor da parte de baixo da cx do anti chamas esta entupido e o oleo nao retorna ao carte . Em outros casos o galho da mangueira do respiro ou a entrada dessa mangueira abaixo do TBI esta entupido tambem . Quando esta tudo ok , o anti chamas for original , o oleo usado é correto e o motor esta limpo essa borra amarelada nao aparece .
16v já nem me lembro mas os Outros.Remover a Membrana, Raspar bem Aquela Crosta no Local do Filtro deixar bem Livre já melhora Bem a nossa Vida !
Amigo vc ja fez teste de vazao dos cilindro?? é aquele teste que injeta ar comprimido na camara de combustao. Vc coloca agua no reservatorio ate a boca poe o cilindro em pms e ai se abre a valvula de pressao se caso a junta ou tiver uma trinca vai começar a sair bolhas ou derramar agua do reservatorio faça esse teste nos 4 cilindros.
https://www.youtube.com/watch?v=_DFsAizQY6o veja esse video e entenda
Abraço.
Pessoal quando recebi o veiculo da primeira vez o óleo lubrificante estava como doce de leite devido à junta do cabeçote danificada. Desta vez foi cisma mesmo do cliente, o veículo esta impecável, testei sistema de arrefecimento e esta tudo certo. Porém como todos informaram realmente a vareta possui umas gosminhas mesmo, mas nada oriundo de defeito no motor.
Pessoal, obrigado a todos que disponibilizaram seu tempo para contribuír com informação para me ajudar. Forte abraço a todos.
Parabéns merendador, e parabéns aos integrantes que colaboraram neste assunto. Uma verdadeira aula sobre avaliação de um motor!
#juntosresolvemos
Att
Parabéns merendador, e parabéns aos integrantes que colaboraram neste assunto. Uma verdadeira aula sobre avaliação de um motor!
#juntosresolvemos
Att
Prezado merendador. O final dessa história confirma o que você colocou no começo do tópico quando postou que teria feito um serviço caprichado. Seu trabalho foi realmente bem feito, mostrando que você é um profissional que trabalha direito. Parabéns.
Ola Tuck
Muito obrigado pelas considerações. Forte abraço
>Prezado merendador. O final dessa história confirma o que você colocou no começo do tópico quando postou que teria feito um serviço caprichado. Seu trabalho foi realmente bem feito, mostrando que você é um profissional que trabalha direito. Parabéns.