Um salve á todos meus amigos do forum , gostaria de perguntar-lhes se em situações em que o veiculo está com o motor fumando e fraco, e não se tem condições financeiras de retifica-lo inteiro, se é possível adotar uma medida paliativa (gambiarra) ,de dar um passe no cilindro ou brunir as camisas, trocar anéis e talvez os pistões (comprar estes usado no ferro velho), não retificar virabrequim e nem trocar bronzinas , e mandar dar uma revisada no cabeçote , resolve o problema por um tempo ???, nem que seja por alguns poucos meses??
Qual sugestão ou dica alem dessas descritas acimas vocês dão para realizar um reparo de caráter paliativo que dê uma sobrevida de mais alguns meses no motor ? sem gastar muito.
obrigado, um grande abraço:
Respostas:
Prezado. Acho que pode acontecer de o amigo gastar um monte de horas, ter uma trabalheira danada gambiarrando um motor cheio de folgas e no fim das contas o serviço ficar ruim, porque, por exemplo, se os cilindros estiverem muito ovalizados não vai adiantar brunir, trocar anéis e colocar pistões de ferro velho. No fim das contas o amigo vai gastar dinheiro duas vezes porque o serviço possivelmente vai ficar ruim tendo que ser refeito. Meu conselho, e acredito que deve ser o conselho de todos os participantes do fórum é que tal gambiarra não seja feita. Um jogo de pistões de ferro velho deve custar bem caro, porque os donos de ferro velho não são bobos e não vão vender peças a preço de banana podre na feira. Vão querer algo em torno de 70% do preço de pistões novos, ou mais.... Abraço.
Colega:
1° Qual e o motor em questão?
2° Quanto de dinheiro você tem disponível para gastar?
3° Quem vai fazer o serviço, você mesmo ou amigos que não vão cobrar?
4° Fazer gambiarra para vender o veículo, não faça isto ( Se ponha no lugar de que for comprar )
Obs: Quando você diz fazer gambiarra, uma oficina que se preze e tem nome não faz o serviço, por varias razões ( O proprietário autoriza a tal porcaria mas como e porcaria não dá tão certo e começa o tal retorno e algum donos destes carro começam a difamar a oficina dizendo O SERVIÇO NÃO FICOU BOM A OFICINA NÃO PRESTA> )
O melhor a ser feito
Então compre um motor no ferro velho ou venda o carro como esta, por você no tópico de Funilaria já pede ajuda como pintar um carro queimado pelo fogo, imagino o estado deste veículo.
att. Diaz
:( P0rque nao financiar em 4,5,6,8,vezes pro cliente peças retifica mao de obra,sinceramente,nao faça paliativos vai queimar seu
ponto,se for dono da oficina nao tente agradar vai dar dor de cabeça,faça acoisa certa boa sorte.
Esse tipo de quebra galho só deve der tentado se for feito pelo próprio dono não gastando mão de obra de mecânico. e conforme já foi dito é bem possível que não fique bom. Um bom mecânico não pega esse tipo de "serviço", e se pegar não vai dar garantia de nada. Ficou ruim? Azar o seu! Abraço.
>Esse tipo de quebra galho só deve der tentado se for feito pelo próprio dono não gastando mão de obra de mecânico. e conforme já foi dito é bem possível que não fique bom. Um bom mecânico não pega esse tipo de "serviço", e se pegar não vai dar garantia de nada. Ficou ruim? Azar o seu! Abraço.
Concordo com vc, se a mão de obra vai ser paga, o valor será o mesmo para peças novas ou usadas.
Aqui nunca que pego um serviço "paliativo" como esse. O dono do carro para fechar o paliativo vem todo mansinho, pedindo "me ajuda", depois não fica do gosto dele, volta na oficina, dá escândalo, e ainda diz de boca cheia "vou no procon":
Se o motor está fumando, tenta revisar apenas o cabeçote, descarbonizando geral, trocando os retentores de válvulas e esmerilhando as mesmas. É um serviço relativamente barato e que tem grande chance de resolver.
ESTE TIPO DE TÓPICO DEVERIA SER BANIDO DELETADO JUNTAMENTE COM O MECÂNICO QUE C SUJEITA A GAMBIARRA SÓ DENIGRE NOSSA IMAGEM .
NO MEU CARRO NÃO FAÇO NO DE UM CLIENTE PROVO COM A+B Q SÓ TRAZ DOR DE CABEÇA MESMO QUE PARRA VENDER E C MEU CHEFE PRECISA DE MIM NA OFICINA NÃO ME PEÇA PARRA FAZER GABIARRA.
MÃO SOU CONTRA REPARO PARCIAL DESDE QUE O MESMO ESTEJA DENTO DE TOLERÂNCIAS DEVIDAS MAS COMO O TÓPICO DIZ GAMBIARA EU ABOMINO :
Boa noite, respeito a opinião contaria de muitos que se manifestaram contra ao assunto abordado no tópico , porem devo esclarecer que a sua realidade de recusar esse tipo de trabalho ,não é mesma encontrada em cidades do interior , onde o cidadão tem um fiat 147 , fusca, chevette, uninho da vida , e sem muitos recursos para consertar o seu veiculo e pagar por uma retifica muito mais que vale o seu veiculo , á constar aqui se compra e vende carros na faixa de 500 á 2000 reais - Essa é nossa realidade, alguns até disseram que isso é dor de cabeça e acabam difamando a oficina, Aqui nossa realidade é oposta a isso, aqui o que é combinado é levado ao fio do bigode , geralmente com o pessoal do interior a palavra nao faz curva, o que foi combinado nao é caro, OBVIO que o proprietário é alertado e avisado que trata-se de uma medida paliativa, sem garantia , é dito claramente que é só um quebra-galho.
Por fim vejo o tópico tomou um outro rumo como inúmeros tópicos do fórum,muito distinto do que foi perguntado, o que se vê é um monte de palpiteiros de plantão que nada acrescentam , e vem aqui expor suas opiniões pessoais sobre o assunto que se quer é o tema abordado, e leva o topico pra banalidade ,onde poderia ser aproveitado para aquisição de algum conhecimento sobre o que foi perguntado.
:)
Prezado Lucas. Não fique zangado com a galera. Gambiarra é um caso sério... Se o motor de um carrinho velho já está sambado, é complicado fazer uma gambiarra e ele ficar razoável ou bom. É tentativa que as vezes pode até ficar pior do que já estava, queimando mais óleo, etc. Um colega meu de trabalho uma vez comprou um Chevette (acho que era 82 a álcool )que por azar quebrou uma biela destruindo o motor e a solução que foi tentada foi a de comprar um motor inteiro no ferro velho. Pois bem. Com o motor do ferro velho o carro fumava tanto pelo suspiro do cárter que encharcava o filtro de ar com óleo e o carro acabava até desligando o motor. Foi tentada uma troca de anéis de pistão que eu mesmo fui comprar. Foi paga a mão de obra, e voltou a ficar a mesma porcaria. Meu colega acabou vendendo o carro para não se aporrinhar mais. Veja na pratica o resultado de uma gambiarra. A culpa é do mecânico? Claro que não. É complicado. Já diziam os antigos que qualidade tem preço e o barato sai caro. Se o pessoal da sua região tem carrinhos antigos conforme citado e não dispõe de grana para a manutenção, fica difícil, não sei o que postar a respeito. Abração.
P.S. Muitos reparadores do fórum tem oficinas onde os clientes tem veículos caros e sofisticados, tipo BMW, etc, e esperam/exigem um serviço impecável, de preferencia perfeito. Isso tem um preço. É complicado realizar certos tipos de serviço a preço baixo, dando jeitinho.
>Amigo, sobre medidas paliativas lhe digo somente uma coisa: corra!
Cidade pequena, grande, média, independente de se levar a fio ou não a palavra se o cliente se sentir lesado seja por intermédio de outra pessoa ou não ele vai procurar se defender!
Eu normalmente não faço e aqui em São Carlos, sendo uma cidade mediana em questão de habitantes, dificilmente acho que algum mecânico faria, salvo raras excessões. Adote a idéia que nosso amigo acima disse, faça um documento sobre os termos e peça para o cliente assinar e reconhecer firma, documente, deixe claro no documento que não é uma medida correta e que é do conhecimento do mesmo. Somente depois disso feito e reconhecido firma em suas mãos você inicia o trabalho, caso contrário, se ele se recusar não o faça.
E o serviço fica uma Merda e o caso vai a Juri.
Culpado, Decide o Juiz. o proprietário não tem a Obrigação de Entender de Mecânica.
Meu Filho hoje você é Responsável até pelas peças que ELES compram. instalou, comprou a bronca.
>Amigo, sobre medidas paliativas lhe digo somente uma coisa: corra!
Cidade pequena, grande, média, independente de se levar a fio ou não a palavra se o cliente se sentir lesado seja por intermédio de outra pessoa ou não ele vai procurar se defender!
Eu normalmente não faço e aqui em São Carlos, sendo uma cidade mediana em questão de habitantes, dificilmente acho que algum mecânico faria, salvo raras excessões. Adote a idéia que nosso amigo acima disse, faça um documento sobre os termos e peça para o cliente assinar e reconhecer firma, documente, deixe claro no documento que não é uma medida correta e que é do conhecimento do mesmo. Somente depois disso feito e reconhecido firma em suas mãos você inicia o trabalho, caso contrário, se ele se recusar não o faça.
E o serviço fica uma Merda e o caso vai a Juri.
Culpado, Decide o Juiz. o proprietário não tem a Obrigação de Entender de Mecânica.
Meu Filho hoje você é Responsável até pelas peças que ELES compram. instalou, comprou a bronca.
Seu Mané ,
Falou tudo e bem em português, fica uma merda e depois vai para pequenas causas.
Apoiado.
att> Diaz
Um conhecido meu fez um ( R.T.I. ) Reparo Técnico Improvisado dessa forma como descrito, pois o dono do carro ia vende-lo, porem o novo dono pegou o carro que não prestou, foi reclamar com o dono antigo, este mandou que ele se dirigisse a oficina que o serviço estava na garantia, e o assunto não era mais com ele. Só o aborrecimento de ter que explicar a situação dentro da oficina na frente de outros clientes já não vale apena.
Isso judicialmente é de responsabilidade da oficina totalmente.
>Um conhecido meu fez um ( R.T.I. ) Reparo Técnico Improvisado dessa forma como descrito, pois o dono do carro ia vende-lo, porem o novo dono pegou o carro que não prestou, foi reclamar com o dono antigo, este mandou que ele se dirigisse a oficina que o serviço estava na garantia, e o assunto não era mais com ele. Só o aborrecimento de ter que explicar a situação dentro da oficina na frente de outros clientes já não vale apena.
Isso judicialmente é de responsabilidade da oficina totalmente.
Aconteceu com um colega que trabalhava para uma revenda de usados: eles compraram o kit de juntas do motor paralelo do Clio 1.6 16v, e o mecânico pediu pelo menos a junta do cabeçote original, e eles não quiseram comprar pois só faltavam 20 dias p terminar a garantia. Resultado, vazou óleo na junta e eles mandaram direto no mecânico, dizendo que eles não tinham nada com isso, e ainda por cima o dono do carro chegou dando o maior barraco na oficina...
Bom dia galera, Bem eu lí todos comentários , e pelo posicionamento unânime pude concluir que realmente medidas paliativas em motores não é viável , o que me fez desistir da ideia , pois como o colega citou não adianta tirar a corda do pescoço do cliente e colocar no nosso.
Bem,aqui na região o pessoal negocia muito carro com motor "fumando" e sempre é a mesma historia , "é só trocar os anéis" , bem pessoal pela experiencia de voces , até que ponto essa historia de "só trocar anéis " é verdadeira, e se essa simples troca de anéis pode afetar algum outro componente do motor.
Prezado Lucas. Você leu o meu post acima sobre o Chevette que teve os anéis trocados numa tentativa de diminuir a vazão do suspiro de óleo? Essa história é verídica. O cara pagou a mão de obra para a retirada do motor e substituição dos anéis e não adiantou NADA. Foi jogar dinheiro fora. Os cilindros estavam certamente desgastados e fora de tolerância. Abração.
Colega Lucaskbrx:
Defina com testes bem simples o seu motor:
1° Dirija até um subida na sua região de pelo menos 45° graus, no meio desta subida para o veículo desligue o motor engrene a 1° marcha
e em seguida solte o freio de mão, veja o veículo não está segurando ele volta com pequeno solavancos ???
..........................SIM ou NÃO.....................
2° Veículo funcionando, deixe em marcha lenta esta queimando óleo????
...........................SIM ou NÃO...........................
Caso não está queimando vá para a 3° etapa da analise.
3° Deixe em marcha lenta por alguns segundos ( 15 segundo ) acelere queimou óleo?
...............................SIM ou NÃO..............................
4° Verifique a vareta do óleo do motor, remova e verifique com motor funcionando, o que acontece ?? relate;
Com estes testes já e um começo para definir o que vai fazer, se o defeito e cabeçote, anéis ou motor fraco.
°°°°°°°°°°°°°°°°°°° Dúvidas???? °°°°°°°°°°°°°°°°
att, DIAZ
Senhores....Esse post deu pano pra manga.....Gostei!
ola,dando um pitaco no topico, me diz uma coisa, qual o valor da mão de obra cobrado ??? o mesmo de um conserto bem feito ??? ou um valor menor pelo R.T.I (quase chorei pelo termo) pois se o cliente não tem pra pagar o certo vai ter pra pagar o R.T.I. ???
-ta de sacanagem o cara que se diz mecanico de a cara de pau de perguntar isso