Estou com um problema em um Renaut Fluence falha P0335 sensor de posição do virabrequim.
essa falha nem sempre aparece mas o defeito é muito estranho.
pois bem, o carro depois que aquece, se desligar ele e esperar um pouco ele demora a pegar.
e se desligar o sensor de fase aí sim que ele não pega.
ou seja ele está funcionando só pelo sensor de fase.
já troquei o sensor de rotação pra ver ok
já revisei o chicote ok
já revisei o sinal do sensor de rotação ok
sinal do sensor de fase ok
já até troquei o módulo dele pra ver!
no entanto o defeito ainda continua.
o código de falha não é sempre que 3le registra!
aterramentos ok
muito estranho mesmo.
não sei mais o que faço.
já esgotei as possibilidades.
alguém teria uma luz pra me dar nesse caso??
obs.. já verifiquei o sinal do sensor lá na entrada dentro do módulo é tá normal, no entanto parece que o módulo não recebe o sinal!
isso me levou a deduzir que era o módulo no entanto não era!!
Respostas:
Tem que olhar no esquema elétrico se a alimentação é compartilhada com outro sensor, já vi relatos que esse defeito tbm é ligado ao pedal do acelerador, confere no esquema se tem pinos repetido referente a esse defeito.
Olá,
O código de falha gerado é somente o P0335?
Esse motor está em seu correto sincronismo?
Você já verificou o estado da polia VVT?
Você comparou o oscilograma faseXrotação com o sinal capturado desse motor?
O sensor que você substituiu é genuíno/original de correta aplicação pra esse modelo/chassis?
Esse sensor é do tipo indutivo?
Você mediu a resistência do sensor direto nos terminais e depois direto nos terminais do módulo? O valor obtido foi o mesmo?
Você mediu a tensão VAC no momento da falha e comparou com o sinal que ele envia quando o motor funciona?
Como o colega Marcos César disse, você precisa observar o esquema elétrico desse modelo pra identificar se se existe derivações nos fios do sensor.
Como o motor não funciona depois de quente, o problema pode ser queda de tensão no circuito ou interferência eletromagnética causando incoerência no envio do sinal ( aí seria interessante trocar o motor de partida pra teste )...
E como sabemos, linha Renault têm os chicotes bem frágeis. Se for o caso, faça uma ligação alternativa do sensor até a tomada do módulo...
Bom trabalho.
Bom dia, amigo da uma olhada também no sistema de ignição, problemas pode gerar interferência em toda eletronica do carro.
Peguei aqui Focus que o sinal estav muito feio via osciloscopio - era perca de tensão via cabo positivo da bateria
Peguei aqui Focus que o sinal estav muito feio via osciloscopio - era perca de tensão via cabo positivo da bateria
Se colocou sensor de rotação paralelo, esquece, não funciona, uma Montana 3 sensor marcas diferentes e nada de rotação no scanner e dava até um Dtc estranho relatando um defeito na uce, comprei um original, e adivinha, zerou, esses sensor de efeito. Haal é complicado sendo paralelo, fazem sem um controle de qualidade e a gnt se lasca todo na oficina
amigos sou novo aqui no fórum e não estava muito adaptado ainda.
por isso demorei a dar um retorno.
o problema do carro era os bicos injetores novos por incrível que pareça.
fiz o teste de partida e notei que vinha pulso na bobina e também nos bicos injetores.
então tirei e coloquei eles na máquina e percebi que com a pressão chegando aos 3.5 eles injetavam com dificuldade e se subisse a pressão para 4 Bar aí eles paravam de injetar.
então vi que os bicos novos estavam com defeitos em suas bobinas.
e no caso o defeito aparecia mais com o motor quente mesmo, porque aí piorava a situação da resistência elétrica dos injetores.
quanto ao defeito de sinal de rotação estava ok, esse sistema quando o motor demora a pegar ele grava esse defeito mesmo.
até se o arranque estiver ruim ele grava esse defeito.
resumindo troquei os bicos e o problema foi resolvido.
Que coisa hein!
Mas se está resolvido é o que importa.
Agradecemos pelo retorno.
Abraço.
QUE BOM QUE VC RESOLVEU SEU B.O VALEU POR COMPARTILHAR A SOLUÇÃO COM A GENTE ABRAÇOS E FICA COM DEUS