Boa tarde amigos do fórum! Recebi hoje na oficina um Fiat 500 com o motor 1.4 multiair, porém o carro não liga, tem combustível, pressão e vazão da bomba estão ok. Chega pulso nos bicos, estão equalizados e testados, tudo ok, centelha perfeita em todos os cilindros e velas novas. Conferi correia dentada, chaveta da polia do virabrequim, bomba d'água é nova, sincronismo perfeito com a ferramenta de fasagem, bateria do carro é uma Moura zerada. Aterramentos conferidos, não vi nada queimado ou em curto no chicote, central ok também. Nunca trabalhei neste motor, a não ser a troca da correia dentada que já havia feito em dois. Quando dou partida o barulho é de motor sem compressão, barulho de correia arrebentada, "máquina de costura"...No scanner não havia falha gravada, mas ao ficar dando partida, grava P1524. Alguém já trabalhou neste multiair e pegou este defeito ou algo parecido?
Respostas:
esse carro sofreu aquecimento?????
oléo errado e estrangulou os tuchos??
Boa tarde amigo, mediu a compressão e a vazão dos cilindros? Remova a tampa de valvulas veja se ali não esta uma graxa pra ter uma idéia da saude interna do restante, boa sorte.
"MEU NOBRE AMIGO SE ESTE CARRO DA PARTIDA IGUAL CORREIA REBENTADA EA CORREIA ESTA OK EXISTEM DOIS FATORES A SEREM OBSERVADOS!!!!O MOTOR DE PARTIDA ESTA OK???EA COMPRESSÃO DO MOTOR COMO ESTA??ABRAÇOS BOA SORTE E FIQUE COM DEUS!!!
Tira as velas e dx PMs/ compressão mete pressão do compressor e vê onde assopra , ( admissão escape, reservatório) dx o reservatório de água aberto, aí descobre abraço.
Olá,
Esse sistema, dispõe de poucas informações técnicas.
Retire a tampa do comando e verifique se o solenoide de atuação do trem de comando ( VVA ) não se encontra tomado por borra. Essa válvula é do tipo NA e recebe tensão 12 volts para liberar a pressão do óleo motor que é gerada para atuar no trem de comando dos lifts das válvulas.
Verifique o nível e pressão do óleo motor.
Boa sorte.
da uma olhava nesses videos, um é ingles, coloca a legenda, bem interessante
sabe um teste que eu faria particularmente claro com toda a consciência possivelll....eu esgotaria esse oleo, deixar sem oleo e tentava funcionar pra ver se é algum excesso de pressão de óleo.
estranho não dar pressão?? a luz do oleo apaga qdo vc da somente a partida?? o manometro está correto???
tem esses selenoids que controla as valvulas, nesse caso a luz de óleo tinha que ficar acesa...vé durante a partida se apaga. ou da partida sem a cebola......
ve se colocaram o filtro de oleo correto, esses lugares que trocam oléo nem sempre colocam filtro especificado, ainda mais qdo se trata de um motor assim...confere e posta, ai aprendemos todos.
Colega,
Senão me engano, esse motor têm uma bomba de óleo dedicada ao sistema de acionamento das válvulas. Como eu disse, existe pouca informação técnica à respeito dessa tecnologia.
Amanhã, vou tentar obter informações em um concessionário Fiat.
Então pronto!
Defeito pode estar na bomba de óleo ou tubo de aspiração entupido.
Boa sorte com essa empreitada.
Nunca fiz este carro mais este sistema mexe com a abertura das válvulas. Meça via osciloscopio o Sinal das Solenoides do Sistema e veja o que acontece.
Não usar óleo de viscosidade fora da especificação.
Muito bom.
Estamos ansiosos com desfecho desse caso.
Boa sorte.
Se não tiver sinal no sistema não vai adiantar trocar bomba e pelo jeito não vai resolver. Abriu a bomba e olhou o estado interno do mecanismo. Mult Air tem q ter sinal ..
dps olha aqui:
Deixei sem a tampa de válvulas, óleo não sobe e as válvulas de admissão que ficam abaixo do multiair nem se mexem.....
Uma pergunta, esse carter não levou pancada fechando o pescador?
Motor semi novo, bomba nova estranho não jogar óleo, ou tá perdendo pressão em algum lugar , tipo aqueles selos internos de galeria de óleo.
Fiat 500 funcionou, retirei a peça 55236756 (Flange do óleo/Trocador de calor) e funcionei com o filtro de óleo comum do Fire e chegou pressão no multiair e o carro ligou!! Agora é ver se existe a peça na Fiat! Graças a Deus!
Muito bom colega.
Que notícia boa.
Parabéns pelo empenho e determinação.
Bacana, já anotei aqui, vai que aparece um desses com esse problema
Eu joguei o código que vc postou e apareceu um flange tipo
tipo etorq refil. Isto me lembrou no passado q alguns ficavam com baixa pressão de.oleo por defeito no filtro de óleo
Kkk difícil chegar no cliente , " olha seu carro não pega pq deu problema na bomba e filtro de óleo.... vão aparecer mtos defeitos novos.