Chegou na oficina cruze ano 2011 motor 1.8 automático onde o cliente reclama de barulho metálico por alguns segundos na partida com o motor frio ou quente, ele falou que isso aconteceu depois que fez a troca de óleo, pois tinha acabado de adquirir o carro. Ao verificar percebi que se tratava de barulho na polia vvt especificamente na de admissão, outro fato foi o cheiro de bardahl b12 que era nítido, ao questionar o cliente ele falou que foi utilizado somente óleo 5w30.
PROCEDIMENTOS ADOTADOS:
1- verifique a pressão da bomba, estava ok.
2- inverti as polias para verificar se o problema poderia estar na de admissão e aproveitei para conferir o sincronismo, bem como se havia borras no cabeçote, mas o barulho continuou.
4- inverti as válvulas do vvt, sem sucesso.
5- como o barulho continuou... resolvi verificar os comandos, eles estavam com alguns riscos(visivelmente não poderiam ocasionar a perda de pressão) mas aparentemente existia uma folga longitudinal, por esse motivo resolvi substituir o cabeçote, mas o problema persiste.
Por esse motivo peço alguma dica ou se alguém já se deparou com este problema.
Obg
Respostas:
Colega:
.............ESTE DEFEITO E NOVO ATENÇÃO
Neste veículo tem o suporte do filtro de óleo e acoplado ao mesmo um dissipador de calor e neste conjunto tem uma válvula de retenção de óleo.
Faça o seguinte substitua o suporte
( Atenção a válvula interna de retenção de óleo no suporte pode estar danificada , remova o filtro e verifique a situação desta válvula ).
.................Fica a dica do DIAZ....................................
att DIAZ
boa noite DIAZ,
Já retirei o cavalete e o trocador de calor pois estava vazando óleo entre o cavalete e o bloco, vc tem razão dentro do recipiente do filtro existe uma válvula que é comprimida quando se coloca o refil do filtro de óleo e aparentemente ela estava ok. Amanhã vou desmontar novamente para verificar com mais atenção.
Obg pela dica.