bom dia amigos, estou na minha oficina com um corsa c sedan 1.0 2002 gasolina, usa sistema multe H com BC, que ja esta me dando dor de cabeça
defeito: quando este carro pega uma subida ou usa uma marcha errada ele da um corte e acende luz da injeção,o carro nao apaga e nao perde força, so da um corte e continua andando normal, acusa no scanner p0105 tensão alta no sensor map, andando com ele alguns metros ele apaga a luz
oque ja fiz nele: troquei nele para testes: map, tps, bobina, cabo de vela, velas, kit de central, prestostato, sensor de detonação, sensor de rotação, polia roda fonica, retirei o chicote e refiz o aterramento, fiz aterramento a mais ligando o motor na carroceria e mais um ponto na central, reapertei aquele terra no console, enfim ja fiz praticamente de tudo nesse carro, testei tambem compressao do motor, fiz o teste de vazão de cilindro, testei bomba de combustivel, alguem teria alguma ideia
Respostas:
porque nao liga o manometro faz teste de rua ver se o copo da bomba esta fixo no seu alojamento chicote em curto so na subida .
>porque nao liga o manometro faz teste de rua ver se o copo da bomba esta fixo no seu alojamento chicote em curto so na subida .
ola amigo, ja tirei a bomba para conferir e tambem ja andei com o manometro ligado, a pressão se mantem continua, fiz o teste de estanqueidade e tudo correto, a pressão fica sempre em 4bar, ate tenho duvida se é essa pressão correta
Colega:
Pelo relato que passou, podemos partir para fazer teste alternador e seguir para central de injeção.
Pois já foram visto mecânica polias do virabrequim e comando de válvulas e várias testes e verificações elétrica.
att Diaz
>Colega:
Pelo relato que passou, podemos partir para fazer teste alternador e seguir para central de injeção.
Pois já foram visto mecânica polias do virabrequim e comando de válvulas e várias testes e verificações elétrica.
att Diaz
amigo, eu tbm ja tive esta duvida, andei com o raster ligado medindo a voltagem tanto do alternador como a do map, e tbm com um multimetro ligado na bateria, as voltagens nao variam com o defeito
>Meu amigo te aconselho a trocar novamente esta bobina e também a sonda.
Muito cuidado pra por a sonda no modelo correto porque nesses carros da gm ha uma variação muito grande de modelos de sonda.
ola amigo, esse carro possui sonda de 1fio, ja troquei ela e tbm para teste adaptei uma de 4fios bosh universal, o defeito é o mesmo, a bobina ja coloquei 2 tbm, uma de um carro perfeito outra que tenho para testes, ja estou a duas semana com esse carro em minha oficina, esse carro foi feito motor recentemente estou quase mandando abrir o motor dele novamente para checar o cabeçote, que pra mim so pode ser ele com defeito
>Foi trocado o comando de válvulas desse carro?
boa noite amigo, eu nao sei te dizer isso, o motor foi todo refeito bem recentemente, e como foi a garagem que mandou fazer eu nao sei dizer se esse defeito apareceu depois que foi feito o motor, tanto que hoje eu mandei o carro para o mecanico que fez o motor para conferir o cabeçote
Tensão alta ai pode ser (), consequência e não a Causa. Estuda o esquema elétrico e vai matar esta bronca.
Amigo pode focar no ponto desse motor. Pra da erro no map. O comando ta errado correia fora ou sensor rotacao e roda fonica.
>Amigo pode focar no ponto desse motor. Pra da erro no map. O comando ta errado correia fora ou sensor rotacao e roda fonica.
amigos o carro voltou pra mim novamente, foi para a oficina que fez o motor segundo eles esta tudo certo, voce sabem me informar quantos dentes o sensor de rotação fica no pms da falha? e sabem me dizer a pressao de combustivel certa desse carro? pois tenho 3 manual e cada um fala uma coisa
O pms é no 17 dente. mas o ponto da correia é fora do pms. É motor vhc certo? A pressao de combustível. nao tenho certeza se 3,5 ou 3,8
Estou com suspeita de desgaste no comando .Na oficina desmontaram para examinar ou foi so superficial?
Verifique as possiveis entradas de ar falsas , como na mangueira do servo por ex. verifique o chicote do map .
Uma vez peguei um gol com defeito parecido , quando pisava fundo ele mancava dai com testes foi descoberto que o 5v do mesmo estava intermitente testei o chicote ok dai fiz comprei um plug novo liguei o massa e 5v do map para alimenta-lo e dai liguei o fio do sinal no conector original e o defeito foi resolvido.
Quando agente pega serviço do zero e bom mais quando tem que ficar levando de volta pra quem mexeu conferir e osso.
Abraço.
amigo faça o seguinte compre um regulador de 5v 7805 e coloque ele pra alimentar o sensor direto da bateria de forma que só o sinal vá para a central se quiser colocar um capacitor eletrolítico de 2200/25 tbm ajuda. esse teste é pra ver se existe essa tensão no sensor que tbm pode estar baixa.
amigos continuo sofrendo nesse carro,
conferi o ponto do motor e tudo certo, nao confiando no mecanico dele, eu troquei o cabeçote do carro completo, com tudo, e mesmo assim nao resolveu, coloquei o regulador 5v e nada, o pms esta certo no sensor, ja troquei a central de injeçao, ja passei a fiação do map direta para injeção, e o defeito nao mudou em nada
Colega:
Remova a correia do alternador e anda com o veículo.
att Diaz
Amigo confere no catalogo bosch se o sensor map ta correto pro ano do veiculo. Abraço
>Colega:
Remova a correia do alternador e anda com o veículo.
att Diaz
amigo acabei de fazer esse teste e deu defeito novamente
>Amigo confere no catalogo bosch se o sensor map ta correto pro ano do veiculo. Abraço
ja coloquei 4 sensores map diferentes, tanto novos, quanto de outro carro igual, estou sofrendo nele
Colega:
Devido a complexidade sugiro que faça:
1° A verificação do conector de posição de borboleta e suas alimentações e fios, pode também substituir o próprio sensor de posição de borboleta.
2° A fiação do Map o fio de resposta a central com a fiação alimentada constante com 5V, monitore a tensão te que subir gradativamente.
Defeito também no mesmo fio podendo estar em curto no sinal de referência ao fio de tensão.
3°Perda de massa no sensor Map ou Tps veja no momento do defeito.
.......Vou fazer um comentário sobre a relação do sensor Map e o Tps.......
Em marcha lenta uma leitura de tensão sensor MAP deve ser de cerca de 1 volt, e em WOT (acelerador totalmente aberto) deve se aproximar de 4,5 a 5 Volts. Como para o TPS, em marcha lenta, a leitura da tensão é cerca de 1 Volt ou menos.
Quando a borboleta é aberta a leitura vai aumentar para 4,5 Volts em WOT. Será que as duas leituras faz sentido?
Por exemplo, se a leitura TPS em dados Quadro de gelo mostra 2,5 Volts (indicando aceleração parcial) que o sensor MAP indicam uma leitura que não está em nenhum dos extremos? Usando os dados Freeze Frame (se disponível) comparar o MAP leitura para o TPS quando o problema ocorreu.
Att Diaz
amigos irei fazer o teste, mas a principio parece q resolveu, o defeito era os fios do tps completamente invertidos, a complexidade do defeito era, nao acusava defeito tps, o grafico do tps era quase perfeito( ele nao chegava ao maximo da leitura no scanner ficava tipo uns 75% quando deveria estar em 100 com pe no fundo) testando a voltagem conforme o diaz falou, o maximo q dava era 3volts, voltei a analisar o chicote e constatei os fios invertido liguei conforme o manual e agora da 4,5volts no fio de sinal do tps, ainda nao andei o suficiente mas concerteza esta resolvido, muito obrigado a todos, amanha volto com a confirmação, foi muito sofrimento por causa de um defeito colocado por outro "profissional", mas com persistencia tudo se resolve, obrigado
Colega Audi,
Este caso merece ser divulgado nas pagina do Jornal O.B , e um inconveniente muito chato se se resolver.
Parabéns por mais um caso solucionado,
att Diaz
Prezados. Quanta esquentação de cabeça, quantas hora gastas por causa de dois fios invertidos...Parabéns! Vale mais a satisfação de matar a charada do que o pagamento. Quanto cobrar por um abacaxi desses resolvido? Abraço.
Tensão alta ai pode ser (), consequência e não a Causa. Estuda o esquema elétrico e vai matar esta bronca.
Meus Parabéns Sr. Lucas !
;) Meu nobre poderia descrever o defeito pra nos aqui do forum qual foi a soluçao,compartilie conosco.
>;) Meu nobre poderia descrever o defeito pra nos aqui do forum qual foi a soluçao,compartilie conosco.
como falei acima o defeito era a fiação do tps invertida, ele acelerava correto ate 75%, ficava faltando um pouco para o total, colocando a fiação correta ele acelerou perfeito ate 100% , obrigado a todos