Bom dia
Fiz um motor CHT AE 1.0 do Gol Bola 95, usei os pistões do CHT 1.6 e deixei a pressão da linha de combustivel com 1.1 bar.
Na primeira partida não estabilizava em marcha lenta. Limpei a sonda, o bico e o atuador da marcha lenta no ultra som e a lenta ficou ok.
Sai para testar o carro e não tinha força, mal consegui sair na rua. Aceleração não subia mesmo com o carro desengatado, segurava o acelerador no fundo e o motor mantinha na lenta.
Tirei o TPS e estava com defeito, substitui por um novo, resetei o módulo, medi a pressão da linha de combustivel em marcha lenta e em alta rotação, se mantém estável em 1,1 bar.
A marcha lenta continuou ok, sai pra testar e ficou bom, andei uns 20 kms sem nenhum problema. Entreguei o carro para o dono e aconteceu de novo, mal consegui colocar o carro na rua, ficou fraco novamente, sem aceleração.
Andei alguns metros e ficou ok novamente. O proprietário decidiu levar o carro pra testar.
Mais tarde me informou que isto ocorreu mais duas vezes, perguntei como estava antes de fazer o motor pois veio para a oficina com o motor fundido sem funcionar e ele disse que isso já ocorria antes.
Antes de abrir o motor ele usava pistções originais do 1.0.
Alguém já passou por esse problema com este modelo?
Obrigado.
Abraço
Respostas:
já monitorou pressão durante a falha dentre outros, problemas o seu pôde ser a sonda com problema já monitorou o sinal dela ou a mesma é nova? rele temporizado tb pode ser seu problema.
Olá, como o defeito já existia o proprietário resolveu levar o carro embora. Agendamos retorno para continuar investigando o defeito. Assim que ele retornar eu faço estes testes e comunico aqui.
A sonda lambda ainda é original de fábrica, no retorno do carro à oficina irei substituí-la.
Muito obrigado!
BOA NOITE COLEGA.
SOU O VINICIUS DA AUTO ELETRICA GUARANIENSE LTDA.
COLEGA,SE JA TINHA ESSE DEFEITO,DA UMA OLHADA MINUCIOSA NOS PONTOS DE SOLDAS NA CENTRAL.
JA PEGAMOS 2 CASOS PARECIDOS.
RESSOLDAMOS VARIOS PONTOS DE SOLDAS E FUNCIONOU BELEZA.
COLEGA,ESPERO TER AJUDADO.
Boa dica a anterior. Vale dar uma olhada. Já que o defeito é antigo...Abração.
Os novos pistões são muito diferentes dos anteriores? A taxa de compressão teria diminuído ou aumentado? Se a taxa ficou muito alta, certamente vai dar alguma zebra no futuro.
Nesse caso de motor 1.0 retificado com pistões do 1.6, já peguei vários para tentar melhorar mas nenhum ficou 100%.
Já aumentei a pressão de combustível para 1,6 bar, já tentei até colocar bico do 1.6, mas ameniza mas se o cliente espera que fica 100% esquece.
Só faltou colocar a central do AP 1.6 em conjunto com o bico 1.6, para teste, mas eu não consegui uma central na época...Talvez seja uma solução para vc...
Taxa de compressão baixa? KKKKKKK! Isso é uma volta ao passado quando os motores usavam 6, ou menos. Realmente num vai prestar não! Vai ficar beberrão e sem potencia. Que doideira! E o mecânico vai ficar maluco!: : : Abração!
Amigo é muito difícil de acertar o carro,ja tive muito problema com isso pra começao muda o vácuo e ai o mapja não funciona certo,marcha lenta nunca fica perfeita o que eu fiz foi colocar um bico injetor do 1.6 pelo menos anda melhor.boa sorte!
Seria possível rebaixar o cabeçote para aumentar a taxa de compressão? Utilizar velas mais quentes. Não é o ideal, mas quem sabe...de repente fica melhor. Complicado.
É tá dificil...No fim das contas, o melhor mesmo seria comprar os pistões originais e montar o motor conforme ele foi projetado. A história vai ficando tão complicada que acaba meio que num beco sem saída. Vai acabar ficando cara a brincadeira, né? Abração e boa sorte.
rodrigo bom dia ,talvez te ajude este mes fiz motor gol 1.0 cht ae e so troque kit cilindro 1.6 e mais nada nem caburador gicle não mexi fico bom em relação esta amarrando peguei gol 1.0 cht que troquei tudo não melhorava amarrave em 1500 a 2000 andando lenta ok e em alta ok def troquei outra central 1.6 p/ teste acabou defeito estava mistura pobre limpei pug central deixei chão p/ descarregar 2 horas coloquei a central dele ficou bom
>Entao Sandro,tambem nao quis comentar ate o momento,mais uma vez peguei um CHT deste e ja estava perdendo o sono,nao tinha mais o que testar,coloquei outro veiculo do lado e efetuei troca cruzada de todos os componentes de injeçao,resultado.em um determinado momento o proprietario do veiculo que estava acompanhando o serviço e determinado momento falou,sera que tem alguma coisa a ver os pistoes 1.6 que eu coloquei um tempo atraz neste motor,sera que pode estar gerando este problema,amigos vou falar a bem a verdade pra voces,me deu vontade e amarrar ele na traseira do carro e sair arrastando,cara,ele me deixou quase uma semana se batendo para depois vir falar,o animal acho que vendeu o carro do mesmo jeito e sei la o que pode ter acontecido,entao nao adianta,para este caso acho dificil ter acordo.
Isso tb já aconteceu comigo, ao testar o carro achei o câmbio extremamente curto, e "entrevistei" melhor o cliente e ele comentou sobre os pistões. A justificativa q ele deu para usar os pistões 1.6 era que eles eram mais baratos...
Não sei qual é a experiência que vcs estão tendo com esses carros 1 bico (uno, gol, monza, etc) mas devido à idade dos carros está tão difícil de deixar eles zerados, que estou até desanimado para pegar regulagem desses carros.
>Seria possível rebaixar o cabeçote para aumentar a taxa de compressão? Utilizar velas mais quentes. Não é o ideal, mas quem sabe...de repente fica melhor. Complicado.
Quanto a taxa de compressão, o ideal seria medir o valor do motor, e comparar com a tabela, pois nunca medi um motor nessa situação.
apareceu uma joia dessas aqui,pus o bico do 1.6 e normalizou,mas cada caso tem uma soluçao diferente..
>Entao Sandro,tambem nao quis comentar ate o momento,mais uma vez peguei um CHT deste e ja estava perdendo o sono,nao tinha mais o que testar,coloquei outro veiculo do lado e efetuei troca cruzada de todos os componentes de injeçao,resultado.em um determinado momento o proprietario do veiculo que estava acompanhando o serviço e determinado momento falou,sera que tem alguma coisa a ver os pistoes 1.6 que eu coloquei um tempo atraz neste motor,sera que pode estar gerando este problema,amigos vou falar a bem a verdade pra voces,me deu vontade e amarrar ele na traseira do carro e sair arrastando,cara,ele me deixou quase uma semana se batendo para depois vir falar,o animal acho que vendeu o carro do mesmo jeito e sei la o que pode ter acontecido,entao nao adianta,para este caso acho dificil ter acordo.
Isso tb já aconteceu comigo, ao testar o carro achei o câmbio extremamente curto, e "entrevistei" melhor o cliente e ele comentou sobre os pistões. A justificativa q ele deu para usar os pistões 1.6 era que eles eram mais baratos...
Não sei qual é a experiência que vcs estão tendo com esses carros 1 bico (uno, gol, monza, etc) mas devido à idade dos carros está tão difícil de deixar eles zerados, que estou até desanimado para pegar regulagem desses carros.
estes caros com 1 bico tenho trabalhado muito em regulagem pois poucos querem trabalhar neles primeiramente serviço de praxe, limpeza tbi e troca de reparo quando necessário.
segundo durante este processo já verifico os sensores, q na maioria usãm o pf2c com a chave apenas ligada deixo o tps entre 500 e 650 mili volt pois a maioria já esta fusado ainda tenho um original para tal aferição pois dai c montar e não estiver compatível troco sem precisar alterar regulagem, sonda coloco nova pois na maioria ainda é original do carro, esqueça escâner nestes veículos é perda de tempo.
pressão de linha é regulável mas ai esta meu segredo não uso muito o manômetro apenas coloco no valor q pede o manual após isso instalo doi fios q chega até dentro do veiculo para o multímetro para a regulagem final primeiramente ainda em marcha lenta com o ponto devidamente regulado, acerto a pressão onde a media fica em torno de 500 mv exemplo de 200 a 800 de 100 a 900 mais ou menos por ai vou com as ferramentas necessárias para ajuste de pressão e multímetro instalado c andando ficar muito pobre aumento um pouco a pressão c muito rico abaixo é claro q neste momento a experiencia conta bastante mais depois de uns 2 ou 3 da para tirar de letra e digo q já peguei caro com bico errado motor como o do tópico e o q imaginarem. muitas vezes a pressão fica fora do especificado ou mesmo dentro mais em muitas tabéla vem um exemplo de 800 a 1200 tem carro q fica bom com 800 outros com 1200 e por ai vai.
ja fiz bastante deste jeito a pressão oscila entre 1,1 e 1,5 , mas no seu caso ta mais para escape entopido , tipo miolo do catalizador solto e de vez emquando solta e tampa o escap ,
>ja fiz bastante deste jeito a pressão oscila entre 1,1 e 1,5 , mas no seu caso ta mais para escape entopido , tipo miolo do catalizador solto e de vez emquando solta e tampa o escap ,
muito bem lembrado nene.
Olá,
O motor funciona bem, anda bem a maior parte do tempo. Em alguns momento é que parece que acabou a gasolina e em todos estes momentos o atuador da lenta está aberto, quando o atuar fecha fica tudo redondo novamente. O carro ainda está com o proprietário, conversei com ele hoje, devo pegar o carro pra contiuar verificando na próxima quinta feira 18/06.
Não troquei o atuador da lenta, mas limpei e testei na bancada e na bancada ele está operando direito.
1 - Não alterei a câmara pois não troquei o cabeçote, alterei o deslocamento, era quase 1.000 cm³ agora está com 1.200 cm³
2 - Como o deslocamento aumentou seria interessante aumentar o diâmetro das válvulas também, mas não o fazendo o ganho de torque em baixa rotação é um pouco maior, mas limita a potência em alta.
3 - Sim, o volume dos bicos entre 1.0 e 1.6 é diferente, ainda não medi o fator lambda, assim que o carro voltar eu meço e se este fator estiver ok é sinal de que a mistura não ficou pobre. E mistura pobre faria aumentar a temperatura do motor, o que não ocorreu.
4 - Como o deslocamento aumentou a quantidade de ar aspirado é maior, e não menor. Medindo a lambda ficará claro se a mistura está pobre ou está ok.
Medi os volumes e calculei a taxa quando ainda estava com o motor aberto:
300 cm³ de volume do cilindro
19 cm³ de volume na área da junta do cabeçote
23 cm³ de volume na câmara
A taxa ficou em 14,86 /1. Me corrijam se eu estiver errado por favor.
Obrigado pela ajuda colega Marmentini
O defeito já existia antes da retifica do motor. Estava com os pistões do 1.0 STD. O aumento do deslocamento pode realmente bagunçar a ECU, mas neste caso a bagunça já existia, o dono só me informou quando fui entregar o carro.
Quando tirei o motor tirei o coletor de escape e verifiquei o catalisador, visualmente está ok. De qualquer modo vou tirá-lo e andar com o carro pra ver se tem alguma melhora.
Obrigado Nene 1!
Bom dia,
Problema resolvido: o cliente trouxe o carro para eu verificar e depois de ter verificado tudo resolvi tirar o módulo para ver os contatos.
No momento da retirada do módulo vi que um dos fios do shorting plug estava rompido mas encostado na posição em que deveria ficar. Como o terminal do shorting plug estava preso ao chicote do módulo com cinta hellerman hora o fio dava contato, hora cortava o contato. Troquei o terminal do shorting plug, resetei o módulo e o motor passou à funcionar normalmente.
O Proprietário viajou com o carro neste final de semana e relatou que o problema não ocorreu mais.
Obrigado à todos pela paciência e colaboração.
abraço
Rodrigo Oliveira