Boa tarde a todos,
Estou com um bloco de um Civic 1.7 2005, que inclusive tem um tópico dele aqui.
O veículo Ferveu a junta, fiz todo o serviço corretamente de desmontagem e montagem.
Plaina do cabeçote, limpado roscas, conferido plaina do bloco...
Na última etapa de aperto, os 68Nm, o primeiro parafuso da sequência espanou, longe de chegar nos 68...chegando a sair pedaços da rosca junto.
Passei macho no tamanho original, PR limpar, mas sem chance não pega rosca.
Tentei a rosca helicoil, mas na hora do aperto ela gira junto.
Fui em algumas retificas, liguei para várias, é somente um lugar disse que dá jeito, é o jeito seria colocar um parafusos prisioneiro, é apertar com porca em cima, na hora nem perguntei como ele faria isso, depois que ele disse que usaria cola, eu fui embora...
Alguém já passou por isso? O que fez?
Respostas:
O que pode ter acontecido ai é que alguem que fez o serviço anteriormente tode ter apertado demais e deixou ja meio estragado as roscas.
Uma opção seria roscas postiças ''tarugos'' aqui chamamos assim é um tipo de tubo com rosca fora e dentro ai o torneiro aumenta um pouco o furo estragado poe trava quimica e rosquei pra dentro com ajuda do proprio parafuso .Dai retira-se o mesmo e o pronto a rosca fica feita.
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No seu caso o helicoil nao aguenta pois o aperto é grande.
Ai é só procurar um com a medida certa.
Mas e aquela história dos materiais serem diferentes? Daí a bucha ou o bloco dilata e ela fica solta na rosca? Isso acontece ou não no caso da bucha?
>O segredo é um bom torneiro
Esse é o segredo, se o camarada abrir a rosca e deixa-la folgada ai pode dar problema mas tem que levar em conta que sempre a rosca do tarugo é uma rosca forte . Eu as vezes tb faço esse serviço geralmente em coletores mas faço assim , abro a rosca com o macho abridor mas não repaço o outro macho dai a rosca fica uma pouco mais justa e não da folga.
Obrigado pessoal pelas dicas.
Vou fazer o embuchamento, só preciso achar o torneiro bão aqui em curitiba.
:) bacana nao se esqueça de conferir a face do bloco sobre o embuchamento se bem feito fica ecelente uma boa retifica tambem consegue fazer isto nao perca tempo.
Obrigado aos amigos pela ajuda.
Levei numa retifica e fizemos o embuchamento, daí ja montei na hora o cabeçote pra ver se teria mais roscas espancadas e dito e feito, a rosca de cima tbm espanou, tiramos o cabeçote e refizemos ela também é novamente montei, é deu torque em todosm finalmente!
Duas roscas espanadas! É mole? :
Mas agora ta resolvido! 8-)
Prezado Ernani. Surpresinhas desagradáveis em motores fuxicados. Parafusos apertados com Torquímetro de "sentimento". Abraço
>Obrigado aos amigos pela ajuda.
Levei numa retifica e fizemos o embuchamento, daí ja montei na hora o cabeçote pra ver se teria mais roscas espancadas e dito e feito, a rosca de cima tbm espanou, tiramos o cabeçote e refizemos ela também é novamente montei, é deu torque em todosm finalmente!
Duas roscas espanadas! É mole? :
Mas agora ta resolvido! 8-)
Que bom cara que as dicas serviram!