Fala meus companheiros ..
Este tema tem sido alvo de muitas dircusões e aqui em nossa empresa não é diferente. Como vocês tem feito por ai ?
Respostas:
Esta semana fiz um termo de responsabilidade para os clientes assinarem quando ocorrer este tipo de situação.
Fiz também uma mensagem curta avisando pelo Whatzapp quando cliente fala que vai trazer ou comprar algo fora.
Esta semana nos reunimos e deixei claro que vamos limitar cada vez mais peças vindas de fora.
Aqui eu comercializo todos tipos de peças então cada caso será tratado diferente. Iremos fazer uma placa avisando sobre mão de obra, tempo de espera e algo do tipo. Resumidamente quando trazer já avisaremos sobre as nossas políticas internas.
Eu trabalho da seguinte forma caso o cliente compre a peça ao tem garantia da mão de obra e apenas no defeito da montagem e não no defeito que a peça possa ter, caso a peça esteja com problema será cobrado outra mão de obra com isso o cliente as vezes prefere que vc compre a lá peças e de garantia total assim não se responsabiliza por possivel erro de montagem e de peça estragada
quando o cliente me fornece a peça a garantia da peça é responsabilidade do cliente ele assina um termo e assim ele é responsável por danos causados assim todos ficam cientes da consequência pode ocorrer
Falando juridicamente, mesmo o cliente comprando a peça fora a garantia e total da oficina, O juiz fala assim -: se a peça não presta porque montou, A única coisa é recusar ou tem que ser cliente que não vai dar dor de cabeça.
eu simplesmente não pego o serviço! sinto muito pro cliente mas não quero dor de cabeça com peças sem procedência!
Cliente me pagando eu até corto o carro dele no meio, não tem problema.
Dificilmente eu me vejo numa situação onde eu monto a peça que o cliente traz. Mas acontece, e eu monto sem problemas. A última vez que isso aconteceu foi num kit de corrente de sincronismo de uma Nissan Frontier 2014, cara quis que eu montasse um kit que ele tinha, de uma marca que até então eu nunca tinha montado. Falei pra ele que não sabia da durabilidade do kit dessa marca, expliquei que já havia montado kits de todas as marcas disponíveis no mercado e só com uma marca X eu tive uma boa durabilidade, ele entendeu mas quis arriscar mesmo assim. Montei e tá tudo certo até então.
Nunca tive problema de garantia assim com peça que o cliente traz. Deixo tudo muito bem explicado, filmo e tiro foto de todo o processo da mão de obra (inclusive isso é sempre comentado pelos meus clientes, de que eu deixo o processo muito transparente) e tem funcionado pra mim.
Mas pode se falar que durante o ano inteiro, é um ou outro que vem com a peça pra montar.
Perfeito.
Ótimas colocações.
Cada um têm em sua oficina processos e clientes diferentes.
Na dúvida, recuse o serviço.
Têm regiões em que é bem comum essa prática. É meio que uma cultura. O importante é deixar bem claro e documentado como vocês disseram. Mas o imprescindível é explicar ao cliente que num primeiro momento ele até pode imaginar que está tendo uma certa " economia" mas pode ter uma enorme dor de cabeça.
Essa questão de deixar claro a política da empresa deve ser bem clara e explícita na recepção da oficina. O termo de responsabilidade também é válido. Mas é bom formalizar todo o processo por email com o cliente confirmando em resposta ao mesmo. E por último, condicione o serviço apenas se for fornecido peças originais ou equivalentes. Fazendo assim a maioria percebe que a tal economia não vale mesmo a pena...
eu coloco um valor de mão de obra que compense o fato de não vender a peça. Geralmente meus clientes só trazem da Internet quando não tem no comércio local