Notícias
Vídeos
Comunidades Oficiais

Veículos eletrificados: São realmente seguros? O que é importante saber e de que forma se preparar para esta nova realidade


É possível realizar serviços mecânicos, de funilaria e pintura, mas é necessário ter conhecimentos específicos, cursos de especialização e vários cuidados de segurança

Por: Rodrigo Pimenta - 18 de julho de 2024


public/img/noticias/O-que-voce-precisa-saber-antes-de-carregar-um-carro-eletrico-em-casa.jpg-0cb2

A eletrificação em veículos é uma realidade e em vários segmentos a novidade vem se espalhando muito rápido, por isso é importante estar preparado para receber estes veículos e realizar a manutenção de forma segura, pois veículos eletrificados oferecem muito mais riscos de segurança comparados a veículos a combustão e vários itens devem ser observados. Segundo a associação brasileira de veículos elétricos (ABVE), no ano de 2023 foram vendidas cerca de 94.000 unidades de veículos leves eletrificados, esse valor representa um crescimento de 91% comparado com o ano anterior. Os números são expressivos, portanto, vamos entender melhor quais esses riscos e de que forma é possível estar preparado para essa nova realidade. 

Isso nunca foi novidade para ninguém, mas conhecer sobre sistemas e estar preparado reduz muito os riscos de um possível acidente, porém esses riscos mais do que nunca envolvem risco de morte principalmente para o técnico que está realizando a manutenção. É muito comum em nossa profissão nós abraçarmos todo tipo de empreitada que nos surge, afinal a experiência do dia a dia dá mais segurança para tentar reparar algo que ainda não havíamos nos deparado. Algumas práticas não podem ser mais negligenciadas. Graças à internet o mundo está conectado e a busca pela informação está mais fácil, no entanto quando se trata de veículos eletrificados essa prática oferece grandes riscos se não observados os procedimentos de segurança. 

public/img/noticias/i591815.jpg-7eec


Provavelmente você já se deparou na rua com alguma equipe da concessionária de energia da sua cidade fazendo a manutenção na rede elétrica, e com certeza é muito comum observar todos aqueles equipamentos de segurança que os trabalhadores usam, todo aquele aparato de segurança de isolamento de área e tudo mais. Pois bem, tudo aquilo não é à toa e com toda certeza os trabalhadores estão seguindo uma NORMATIVA DE SEGURANÇA para trabalhos em sistemas elétricos de alta tensão estabelecida pela ABNT (associação brasileira de normas técnicas), a famosa NR10. Você deve estar se perguntando, mas o que tem haver isso com a manutenção em veículos e eu explico: O risco de se fazer uma manutenção em um veículo eletrificado é exatamente o mesmo! Afinal, dependendo do veículo podemos encontrar tensões em média de 300 a 500V. A grande questão é que para executar serviços em veículos eletrificados no nosso país, não temos por enquanto uma norma de segurança, ela ainda está em desenvolvimento junto à ABNT e conta com vários especialistas da área para sua criação. Algumas poucas montadoras pedem que o técnico tenha a formação da NR10, que não atende veículos eletrificados, essa norma atende parcialmente. Na Europa em geral existe a norma ECE R100 e na Alemanha a DGUV 209-093, que são as normas que as montadoras têm seguido na falta de normativa específica para o Brasil. Em uma breve pesquisa na internet você as encontrará. Apesar se serem europeias, minha sugestão para você que pretender começar a se preparar para fazer a manutenção em veículos eletrificados é que as pesquise e leia, o próprio navegador dá suporte de tradução, e pode ter certeza de que muitas diretrizes que são presentes nessas normas, estarão presentes na nossa norma nacional.  

Classificação para trabalhos em veículos eletrificados: Segundo a norma DGUV, existem 4 classificações em níveis de instrução que certificam os profissionais em até onde ele pode atender o veículo em um serviço para veículos eletrificados. Para chegar no último nível, deve ser qualificado em todos os outros:


public/img/noticias/Imagem3.png-4d46 

Essas certificações obrigatoriamente devem partir de treinamentos em instituições certificadas pelo governo segundo a DGUV. No nosso país ocorre algo parecido quando o profissional precisa de certificações como NR10 por exemplo. 

Se observarmos a tabela de forma ascendente o primeiro nível, S, que é classificado como Sensibilização de segurança em veículos eletrificados, é aquele no qual o operador entende melhor um veículo eletrificado, o que ele pode fazer em caso de uma pane ou emergência e operar o veículo de modo seguro. A geralmente, todos que têm o mínimo contato com veículos eletrificados devem passar por essa sensibilização, como lavadores de carros, manobristas ou até mesmo o proprietário do veículo.  

Segundo nível - 1S Instrução de segurança em veículos eletrificados - atende o profissional que irá executar alguma manutenção mecânica como suspensão, freios, troca de óleo (veículos híbridos) a princípio a manutenção é a mesma, porém você deve observar se existe a passagem próxima de algum cabo de alta tensão que são sempre sinalizados na cor laranja ou se há a presença de algum componente próximo com a etiqueta de identificação. Uma observação importante, se algum componente de alta tensão estiver 20 centímetros próximo de onde irá executar a manutenção, o veículo obrigatoriamente precisa ser descomissionado por um técnico 2S, ou seja, deve-se desabilitar o sistema de alta tensão e esse técnico deve comprovar esta ausência de tensão colocando o veículo em modo seguro para executar a manutenção. 


public/img/noticias/Imagem5.png-c9b9 


O terceiro nível, 2S Técnicas de manutenção em sistemas e componentes desenergizados em veículos eletrificados, de fato é o profissional que irá executar algum reparo no sistema de alta tensão, com o sistema livre de energia, o que quer dizer que poderá executar troca de componentes HV (High Voltage) como: compressor do ar-condicionado, inverso de frequência, motor elétrico etc. é o técnico responsável por descomissionar o veículo e comprovar a ausência de tensão.