A eletrificação em veículos é uma realidade e em vários segmentos a novidade vem se espalhando muito rápido, por isso é importante estar preparado para receber estes veículos e realizar a manutenção de forma segura, pois veículos eletrificados oferecem muito mais riscos de segurança comparados a veículos a combustão e vários itens devem ser observados. Segundo a associação brasileira de veículos elétricos (ABVE), no ano de 2023 foram vendidas cerca de 94.000 unidades de veículos leves eletrificados, esse valor representa um crescimento de 91% comparado com o ano anterior. Os números são expressivos, portanto, vamos entender melhor quais esses riscos e de que forma é possível estar preparado para essa nova realidade.
Isso nunca foi novidade para ninguém, mas conhecer sobre sistemas e estar preparado reduz muito os riscos de um possível acidente, porém esses riscos mais do que nunca envolvem risco de morte principalmente para o técnico que está realizando a manutenção. É muito comum em nossa profissão nós abraçarmos todo tipo de empreitada que nos surge, afinal a experiência do dia a dia dá mais segurança para tentar reparar algo que ainda não havíamos nos deparado. Algumas práticas não podem ser mais negligenciadas. Graças à internet o mundo está conectado e a busca pela informação está mais fácil, no entanto quando se trata de veículos eletrificados essa prática oferece grandes riscos se não observados os procedimentos de segurança.
Provavelmente você já se deparou na rua com alguma equipe da concessionária de energia da sua cidade fazendo a manutenção na rede elétrica, e com certeza é muito comum observar todos aqueles equipamentos de segurança que os trabalhadores usam, todo aquele aparato de segurança de isolamento de área e tudo mais. Pois bem, tudo aquilo não é à toa e com toda certeza os trabalhadores estão seguindo uma NORMATIVA DE SEGURANÇA para trabalhos em sistemas elétricos de alta tensão estabelecida pela ABNT (associação brasileira de normas técnicas), a famosa NR10. Você deve estar se perguntando, mas o que tem haver isso com a manutenção em veículos e eu explico: O risco de se fazer uma manutenção em um veículo eletrificado é exatamente o mesmo! Afinal, dependendo do veículo podemos encontrar tensões em média de 300 a 500V. A grande questão é que para executar serviços em veículos eletrificados no nosso país, não temos por enquanto uma norma de segurança, ela ainda está em desenvolvimento junto à ABNT e conta com vários especialistas da área para sua criação. Algumas poucas montadoras pedem que o técnico tenha a formação da NR10, que não atende veículos eletrificados, essa norma atende parcialmente. Na Europa em geral existe a norma ECE R100 e na Alemanha a DGUV 209-093, que são as normas que as montadoras têm seguido na falta de normativa específica para o Brasil. Em uma breve pesquisa na internet você as encontrará. Apesar se serem europeias, minha sugestão para você que pretender começar a se preparar para fazer a manutenção em veículos eletrificados é que as pesquise e leia, o próprio navegador dá suporte de tradução, e pode ter certeza de que muitas diretrizes que são presentes nessas normas, estarão presentes na nossa norma nacional.
Classificação para trabalhos em veículos eletrificados: Segundo a norma DGUV, existem 4 classificações em níveis de instrução que certificam os profissionais em até onde ele pode atender o veículo em um serviço para veículos eletrificados. Para chegar no último nível, deve ser qualificado em todos os outros:
Essas certificações obrigatoriamente devem partir de treinamentos em instituições certificadas pelo governo segundo a DGUV. No nosso país ocorre algo parecido quando o profissional precisa de certificações como NR10 por exemplo.
Se observarmos a tabela de forma ascendente o primeiro nível, S, que é classificado como Sensibilização de segurança em veículos eletrificados, é aquele no qual o operador entende melhor um veículo eletrificado, o que ele pode fazer em caso de uma pane ou emergência e operar o veículo de modo seguro. A geralmente, todos que têm o mínimo contato com veículos eletrificados devem passar por essa sensibilização, como lavadores de carros, manobristas ou até mesmo o proprietário do veículo.
Segundo nível - 1S Instrução de segurança em veículos eletrificados - atende o profissional que irá executar alguma manutenção mecânica como suspensão, freios, troca de óleo (veículos híbridos) a princípio a manutenção é a mesma, porém você deve observar se existe a passagem próxima de algum cabo de alta tensão que são sempre sinalizados na cor laranja ou se há a presença de algum componente próximo com a etiqueta de identificação. Uma observação importante, se algum componente de alta tensão estiver 20 centímetros próximo de onde irá executar a manutenção, o veículo obrigatoriamente precisa ser descomissionado por um técnico 2S, ou seja, deve-se desabilitar o sistema de alta tensão e esse técnico deve comprovar esta ausência de tensão colocando o veículo em modo seguro para executar a manutenção.
O terceiro nível, 2S Técnicas de manutenção em sistemas e componentes desenergizados em veículos eletrificados, de fato é o profissional que irá executar algum reparo no sistema de alta tensão, com o sistema livre de energia, o que quer dizer que poderá executar troca de componentes HV (High Voltage) como: compressor do ar-condicionado, inverso de frequência, motor elétrico etc. é o técnico responsável por descomissionar o veículo e comprovar a ausência de tensão.