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Quais são as ferramentas e equipamentos necessários para atender veículos eletrificados


Como começar a estruturar a oficina para receber veículos eletrificados para manutenção e diagnósticos

Por: Rodrigo Genova Pimenta - 15 de julho de 2024


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Está chegando a hora, os veículos eletrificados têm ganhado espaço nas ruas e será questão de tempo para que eles estejam em nossas oficinas para fazermos as devidas manutenções preventivas e corretivas e diferente de um veículo a combustão, não dá para comprar as ferramentas somente quando o veículo chega na oficina. Eu digo isso não do ponto de vista negligente, mas sabemos que nem sempre compramos todas as ferramentas de sincronismo para todos os motores que estão no mercado por exemplo. A ideia com essa matéria é lhes mostrar quais ferramentas e equipamentos são necessários para realizar manutenção em sistemas de alta tensão para veículos eletrificados e o que é importante ter de estrutura na sua oficina.  

Oficina:Inicialmente é importante pensarmos na estrutura física da oficina e avaliar bem se existe espaço físico para atender veículos eletrificados, pois a manutenção nesse tipo de veículo requer um espaço seguro. Lembrando que nem sempre o veículo será liberado no mesmo dia e na grande maioria das vezes não vai, portanto o box ficará travado. Não podemos esquecer que estamos lidando com alta tensão eo ideal é que esse espaço seja plano e isolado dos demais boxes e de preferência por uma estrutura de alvenaria como uma saída direta para a rua e que não haja interferência de outros funcionários no local. Isso é de extrema importância pois dependendo do serviço/diagnóstico que esteja sendo realizado, isso pode tornar o ambiente inseguro. Sabemos que nem sempre esta é a realidade da oficina, afinal espaço físico hoje em dia é uma dificuldade muito grande, sobretudo pense que o ambiente deve ser isolado e identificado com placas específicas.  

Ainda o ideal seja que o espaço esteja preparado com dispositivos de segurança caso haja um possível acidente de fuga térmica nos pacotes de bateria. Aqui vai uma informação extremamente importante: Se houver o menor indício de fuga térmica, fumaça ou fogo, NÃO TENTE APAGAR O INCENDIO E ABANDONE IMEDIATAMENTE O LOCAL, NÃO INALE A FUMAÇA! 

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Nenhum extintor será capaz extinguir ou minimizar incêndios em baterias de Ion de Lítio, sobretudo existe uma empresanacional especializada em equipamentos paraextinção deincêndios para veículosvende no brasil uma manta térmica que é capaz de minimizar e desacelerar o processo de combustão das baterias de Lítio:  


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Combustão sem a manta. 



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Controle com a manta 

Existe uma outra empresa norte americana, a FirePro que desenvolveu um sistema de segurança que promete extinguir o fogo na ocorrência de um possível acidente, são sistemas passivos que detectam a fuga térmica. Os estudos mostram que o sistema parece ser supereficiente.Existem também algumas espécies de granadas químicas que podem ser combinadas com a manta térmica.  

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Ferramentas e equipamentos: O ideal é que você tenha as ferramentas e equipamentos destinados a manutenção para veículos eletrificados separados das demais ferramentas da oficina, elas não podem ser de uso comum pois como a grande maioria são ferramentas isoladas e os equipamentos precisam ter um nível de isolação elevado. O uso constante somado a falta de preparo dos profissionais pode colocar em risco a eficiência dos equipamentos e ferramentas e por consequência comprometendo a segurança e o diagnóstico. Minha sugestão é que você tenha um carrinho separado para as ferramentas e equipamentos e um armário dedicado aos equipamentos de proteção e de isolamento de segurança. É muito importante que se tenha muito critério ao zelar por todos esses itens e sugiro que somente os técnicos habilitados possam ter acesso a estes itens.  


Ferramentas isoladas:Para fazer intervenções em sistemas eletrificados é preciso que use ferramentas isoladas para alta tensão, isso é importante pois alguns procedimentos pedem que seja verificado a ausência de tensão de forma manual, medindo e em alguns casos como Toyota Prius por exemplo, será necessário fazer algumas desmontagens no inversor de frequência e efetuar a medição. Até que se comprove o estado livre de ausência de tensão, deve-se usar ferramentas isoladas e os EPI’S necessários. Dependendo do diagnóstico que esteja fazendo, pode ser que trabalhe no circuito ativo “linha viva”, portanto somente com ferramentas isoladas. As ferramentas a princípio são as mesmas que já estamos acostumados, porém isoladas (chaves de fenda/fenda em cruz, jogo de soquetes, chave estrela, alicates etc.) As ferramentas devem atender a certificação para 1000V corrente alternada e 1500V corrente contínua. 


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Elevador Pórtico: É, você vai precisar comprar mais um elevador na sua oficina e deve ser um elevador específico, o Pórtico, isso porque na grande maioria das vezes as intervenções realizadas em veículos eletrificados envolvem a remoção da bateria HV, para isso é necessário utilizar uma plataforma de elevação embaixo do veículo. A vantagem do elevador pórtico é não possuir a base inferior (onde está localizada a corrente) que atrapalharia a remoção da bateriaHV o que compromete a segurança na operação, no pórtico a ligação entre as duas colunas é feita por cabos de aço e normalmente são elevadores hidráulicos que normalmente possuem uma capacidade de carga maior.

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Plataforma elevatória: A plataforma elevatória tem a função de sustentar a bateria de alta tensão no momento de sua remoção e auxiliar a remover debaixo do veículo para realizar a manutenção. É importante ressaltar que veículos grandes como vans e superesportivos podem possuir baterias em torno de 450Kg, portanto não dá para apoiar a bateria em qualquer objeto. A plataforma deve possuir ajuste horizontal e de nível que auxilie na remoção e instalação. 

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Detector de tensão: O detector de tensão como o próprio nome já diz, é o equipamento responsável por detectar a ausência de tensão nos circuitos eletrificados. É específico para sistemas de alta tensão. É uma ferramenta segura para esta finalidade, não serve para fazer um diagnóstico, somente para procedimentos de segurança. O equipamento deve atender ao requisito de segurança de isolação para alta tensão CAT III 100V ou CAT IV 600V.


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Multímetro CAT III ou CAT IV: O ideal é possuir um multímetro bom e que possua uma classificação de isolação alta principalmente quando estiver fazendo manutenção em baterias HV de veículos eletrificados. Só lembrando que, por mais que as ferramenta e equipamentos possuam um nível de isolação elevado é fundamental que utilize os equipamentos de proteção isolados, pois redundância de segurança nunca é demais.


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Megômetro:é um equipamento que tem a capacidade de medir resistência de isolação de componentes em alta tensão como: motor elétrico, cabeamento, equipamentos como inversor de frequência, conversores, interruptores, tomadas etc. É um equipamento altamente perigoso pois para atestar a isolação esse equipamento aplica uma alta tensão do componente e em função da queda de tensão gerada o equipamento determina a resistência de isolação. Deve ser manipulado por pessoa trinada. É importante ressaltar que cada montadora determina o seu próprio valor de isolação permitido, e no mercado existem vários equipamentos com várias capacidades diferente, deve-se atentar que pode ser que compre um equipamento de capacidade inferior para um sistema que exige uma tensão para teste com tensões maiores.  


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Miliohmímetro: O Miliohmímetro é um equipamento que possui a capacidade de medir resistência elétrica com uma precisão muito maior que do multímetro. O termo míli é justamente poque o equipamento pode possuir a capacidade de medir resistência com precisão de 0,000002 @ 10A dependendo do equipamento utilizado. A importância de utilizar o miliohmímetro é poder conseguir a resistência dos pontos equipotenciais dos dispositivos de alta tensão. As ligações equipotenciais têm a função de dividir a tensão HV no caso de uma possível fuga de isolação, desta forma diminuindo a diferença de potencial com a carroceria para que não haja risco de choque elétrico.  

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Para trabalhar com baterias HV: 

Câmera termográfica: Quando se está realizando manutenção em baterias de alta tensão, uma preocupação muito grande é fuga térmica, principalmente nos processos de carregamento e balanceamento de células das baterias. Um método muito eficiente para fazer o controle térmico dos pacotes através de câmera termográfica que através de um gradiente de cores é possível monitorar o comportamento individual de cada célula da bateria. Também pode ser usado para diagnósticos.  


 

Continua na próxima edição...