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Em mais um conteúdo sobre veículos franceses, estaremos abordando o sistema antibloqueante de freio do modelo 307 da Peugeot.
Nesse veículo, o sistema ABS atua somente nos freios, sem atuar como controle de tração (TC), de estabilidade (ESP) ou mesmo de distribuição eletrônica da frenagem (EBD), diferente do que ocorre em outros modelos dessa categoria.
Alimentação elétrica
Temos dois terminais de aterramento, o pino 16 e o pino 19. A alimentação positiva, por sua vez, é feita pelos pinos 15, 17 e 18, sendo o pino 18 o responsável por receber o pós chave de ignição.
Como temos duas caixas de distribuição elétrica, uma dentro do veículo e outra no compartimento do motor, a distribuição da linha 30 da bateria é na caixa do motor, enquanto a distribuição da linha 15 é feita pela caixa de fusíveis interna.
Quantos as redes de comunicação veicular, através dos pinos 29 e 30 há a ligação com a rede CAN-L (CAN de baixa velocidade) e CAN-H (CAN de alta velocidade).
Componentes
Unidade de controle eletrônico – ECU: Uma das grandes diferenças nesse ABS é a localização da unidade eletro-hidráulica. Ela está posicionada na parte frontal da longarina dianteira esquerda, logo abaixo do farol esquerdo.
Uma localização diferente mas, como o compartimento do motor está muito ocupado, foi a solução encontrada pela engenharia da montadora.
Entretanto, ela também é preocupante, já que, em pequenas colisões dianteiras, podemos ter a unidade comprometida.
A ligação com o interruptor de pedal de freio é feita diretamente entre a ECU e a caixa de distribuição elétrica interna.
O pino 11 é o responsável pela comunicação com o conector de diagnóstico, que segue o padrão OBD2.
A ECU controla a lâmpada de anomalia do painel de instrumentos, fazendo o seu check in ao ser ligada a chave de iginição. Ela se apaga após a verificação de continuidade do funcionamento dos componentes.
Alimentação elétrica da
ECU Eletrônica
PINOS / SISTEMA PEUGEOT 307
ATERRAMENTO 16 – 19
POSITIVO 15 – 17 – 18
Unidade hidráulica
A unidade hidráulica está acoplada à unidade eletrônica e possui quatro canais individuais. Cada canal tem um comando duplo controlado de acordo com a ação determinada pela ECU, como por exemplo isolação ou redução da pressão do circuito do freio com tendência ao travamento.
Para o controle de isolação e redução de pressão temos oito solenóides, localizados dentro da unidade hidráulica conforme abaixo:
- Isolamento traseira direita;
- Diminuição traseira direita;
- Isolamento traseira esquerda;
- Diminuição traseira esquerda;
- Isolamento dianteira direita;
- Diminuição dianteira direita;
- Isolamento dianteira esquerda;
- Diminuição dianteira esquerda.
A distribuição da tubulação onde as letras que determinam a instalação é diferente da encontrada em outros sistemas. Veja:
- VD = Cano de freio roda dianteira direita;
- RD = Cano de freio roda traseira direita;
- RG = Cano de freio roda traseira esquerda;
- VG = Cano de freio roda dianteira esquerda;
- MC1 = cano de saída do cilindro mestre (referência próxima ao servo-freio);
- MC2 = cano de saída do cilindro mestre (referência próxima à bateria).
Sensores
Nas rodas dianteiras temos os sensores de velocidade fixos na parte de trás do cubo (figura 3). Perceba que a roda dentada não existe, sendo substituída por um anel magnetizado na lateral do rolamento.
Já nas rodas traseiras temos um sensor de rotação/velocidade do tipo indutivo por roda do veículo, sempre com uma roda dentada em posição perpendicular.
Os sensores estão ligados à ECU eletrônica da seguinte forma:
- Traseiro esquerdo – pinos 8 e 9;
- Traseiro direito – pinos 1 e 2;
- Dianteiro esquerdo – pinos 6 e 7;
- Dianteiro direito – pinos 4 e 5.
Comentários do
Scopino ao reparador
Nesse sistema do 307, a manutenção da suspensão dianteira e a substituição dos rolamentos de roda exigem uma atenção especial do reparador.
Além dos tradicionais cuidados no momento de sacar e fixar o rolamento no cubo (manga de eixo) com o auxílio de uma prensa, devemos ficar atentos no manuseio e posicionamento para montagem do rolamento, uma vez que somente uma das laterais possui o anel magnetizado.
Apesar de ser possível montar o rolamento do lado contrários, isso causaria a perda do sinal do ABS, gerando código de falha na ECU e acendendo a luz de anomalia no painel.
Outro detalhe é que o sensor de nível do fluído no reservatório está ligado à ECU através do pino 14.
Se por acaso houver baixo nível de fluído no reservatório, a lâmpada de anomalia do ABS também será acionada pela ECU.