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  5. Sistema de freio antiblocante para o Honda City 1.5 2009 – Aula 58

Sistema de freio antiblocante para o Honda City 1.5 2009 – Aula 58


REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Pedro Luiz Scopino
15 de julho de 2013

Apesar de conhecidos por sua qualidade, os veículos da Honda, modelo City, estão cada vez mais presentes nas oficinas para verificar qual o problema apontado pela luz indicativa do freio ABS

Veremos neste nosso encontro mensal os detalhes sobre o sistema de freio ABS de um veículo que está cada vez mais freqüente nas oficinas independentes do Brasil, e como ainda faltam muitas informações, vamos tratar de auxiliar os reparadores.

scopino03


Vamos aos detalhes da HONDA CITY 1.5 : 

ALIMENTAÇÃO ELÉTRICA DA ECU ELETRÔNICA

PINOS / SISTEMA

HONDA CITY

ATERRAMENTO

24 – 25

POSITIVO

08 – 09 – 16

Componentes:

scopinoUnidade Eletrônica - Temos um conector elétrico de 25 pinos. A ECU do freio ABS está acoplada ao módulo hidráulico. Temos o controle do sistema pela comparação da rotação de cada roda do veículo, e havendo diferenças acima de 10% no sentido de travamento, teremos a ação de correção do sistema, seja com o controle da válvula de retenção (solenóide), ou de alívio (solenóide + bomba de recalque).

Do tipo 4S4K, temos um controle individual roda por roda neste sistema. Assim, temos sempre quatro sinais de rotação/velocidade das rodas e quatro controle efetuados pela ECU eletrônica, acionando a ECU hidráulica para o comando das oito solenóides. O controle da lâmpada de anomalia fica aceso enquanto a chave estiver ligada.

scopino02

Unidade Hidráulica - É bem compacta e esta junto da unidade eletrônica, próximo à longarina dianteira esquerda do veículo.

As oito solenóides moduladas pela unidade hidráulica são:

• Isolamento dianteira direita

• Diminuição dianteira direita

• Isolamento dianteira esquerda

• Diminuição dianteira esquerda

• Isolamento traseira direita

• Diminuição traseira direita

• Isolamento traseira esquerda

• Diminuição traseira esquerda

SENSORES

scopino05São do tipo Hall de dois fios, sendo o anel magnético na própria capa dos rolamentos de roda. No eixo dianteiro, temos os maiores problemas por causa dos rolamentos e sua posição de montagem justamente pela posição da capa em anel magnetizado para trabalhar junto do sensor. Na traseira temos os dentes de uma roda dentada junto do cubo do tambor de freio traseiro.

Os sensores estão ligados à ECU eletrônica da seguinte forma:

TRASEIRO DIREITO – pinos 06 e 15

TRASEIRO ESQUERDO – pinos 05 e 14

DIANTEIRO DIREITO – pinos 02 e 18

DIANTEIRO ESQUERDO – pinos 03 e 12

scopino06

COMENTÁRIOS

Os códigos de falhas são armazenados e gravados por ordem cronológica, e não em ordem crescente. Mesmo desligando a bateria eles ficam armazenados na memória do tipo EEPROM, portanto, apenas com Scanner podemos apagar as falhas memorizadas. A ECU controla as luzes do freio de estacionamento e do ABS no painel, sendo que a luz de freio de estacionamento, tem além desta função do interruptor da alavanca de freio, a indicação de falta de fluído e ainda a falha no EBD, que é o controle de distribuição de frenagem. Portanto, fiquem atentos, se a luz de freio continuar acesa e sem problemas na alavanca de freio ou nível do fluído, devemos verificar o sistema EBD que está integrado ao ABS.

Na próxima edição, veremos SISTEMA ABS VW FOX 1.6 2007.

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