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Faz quase três anos ininterruptos que apresento todos os meses detalhes sobre alimentação positiva e negativa, funcionamento das válvulas solenóides e outras dicas importantes para amigos reparadores que buscam informações deste sistema
Pedro Luiz Scopino
Neste mês não seria diferente. |
Vou falar sobre um veículo que caiu no gosto do brasileiro, sobretudo para as famílias maiores com até sete ocupantes: a Dodge Journey.
Este carro é um bonito e moderno modelo, equipado com um forte motor, que sem dúvidas necessita de um sistema de freios compatível e seguro.
Muito visto na oficina, informações técnicas serão cada vez mais necessárias para a manutenção correta deste veículo.
Vamos ao sistema de Freio ABS da Journey:
Componentes:
Unidade Eletrônica - ECU - Posicionada no lado direito do veículo, no compartimento do motor, a unidade de controle eletrônico está junto da unidade hidráulica. Seu conector elétrico é de 47 pinos e possui comunicação em rede CAN com as demais centrais eletrônicas do veículo. Esta ECU controla as funções com base em um sistema de quatro sensores e quatro canais de controles, o 4S4K. A ligação dos quatro sensores está na ECU eletrônica e o controle dos quatro canais é também feito por ela, diretamente às solenóides da unidade hidráulica.
Observem pela foto do painel da Journey que a lâmpada de anomalia ABS aparece próxima à lâmpada do controle de tração TC (carro escorregando) e com à lâmpada ESP / BAS, controle de estabilidade e de distribuição de pressão de frenagem, respectivamente. Todas estas funções trabalham em conjunto com o sistema básico e precursor de todos, o freio ABS.
ALIMENTAÇÃO ELÉTRICA DA ECU ELETRÔNICA |
|
PINOS / SISTEMA |
DODGE JOURNEY |
ATERRAMENTO |
16 – 47 |
POSITIVO |
01 – 08 – 32 |
Unidade Hidráulica - Está incorporada à unidade eletrônica, tendo também a bomba de recalque, que será usada tanto para o ABS, aliviando a pressão das rodas, como para os demais controles de segurança como tração, estabilidade e distribuição de frenagem.
Temos 08 solenóides a saber:
• válvula de entrada EV dianteira direita ABS;
• válvula de saída AV dianteira direita ABS;
• válvula de entrada EV dianteira esquerda ABS;
• válvula de saída AV dianteira esquerda ABS;
• válvula de saída AV traseira esquerda ABS;
• válvula de saída AV traseira direita ABS;
• válvula comutadora dianteira direita ESP;
• válvula comutadora dianteira esquerda ESP.
Temos mais válvulas sempre no eixo de tração, onde são efetuados os controles adicionais, principalmente o de controle de tração.
SENSORES
Por estarem nas rodas, são as peças com maiores possibilidades de falhas, inclusive já tenho histórico de trocas destes sensores no dia a dia da reparação automotiva.
São quatro sinais de entrada, um em cada roda tendo a parte móvel (anel magnetizado) diretamente nas capas dos respectivos rolamentos de roda. Os sensores são fixos diretamente na caixa do rolamento, popularmente conhecidos como manga de eixo. Na traseira estão posicionados na parte de trás do espelho de freio.
Ligações dos sensores das rodas:
• Sensor dianteiro direito – pinos 33 e 34;
• Sensor dianteiro esquerdo – pinos 45 e 46;
• Sensor traseiro direito – pinos 42 e 43;
• Sensor traseiro esquerdo – pinos 36 e 37.
COMENTÁRIOS
Esta linha de veículos está aparecendo com grande frequência nas oficinas independentes, e como se tem pouca ou nenhuma informação a respeito, todas estas dicas sobre o ABS são fundamentais para testes e medições iniciais. O que mais tenho testemunhado de falhas são os sensores dianteiros, principalmente após pequenas colisões ou reparo no sistema de suspensão do veículo. Observem pela foto do sensor dianteiro a facilidade de remoção do mesmo, e um teste de funcionamento pode ser feito na leitura de valores com a roda em movimento através de scanner (Multiscan da Alfatest) ou verificando o sinal do sensor por um osciloscópio.
Na próxima edição, veremos SISTEMA ABS VW JETTA VARIANT 2.5.