Notícias
Vídeos
Fórum
Assine
O aviso de superaquecimento do motor é sempre motivo de alerta para o condutor. No entanto, em algumas situações, o problema não está no motor em si, mas no sensor de temperatura, que pode estar apresentando alguma falha. Fazer um diagnóstico preciso evita danos graves ao motor ou trocas desnecessárias de componentes.
A seguir, abordamos alguns pontos para diagnosticar se o superaquecimento é real ou se é uma falha no sensor de temperatura do motor.
Sensor de temperatura do motor
Primeiro, vamos compreender o quão essencial é o sensor de temperatura do fluido de arrefecimento:
A ECU utiliza a informação fornecida pelo sensor para gerenciar todos esses parâmetros. O tipo mais comum é o sensor NTC (Negative Temperature Coefficient), que diminui sua resistência elétrica conforme a temperatura aumenta. Uma falha nesse sensor pode provocar leitura incorreta de temperatura, mesmo quando o motor está em condições normais.
Sintomas de defeito no sensor de temperatura
Procedimentos para diagnóstico do superaquecimento Real vs Defeito no sensor
1. Verificação com Termômetro Infravermelho
Use um termômetro infravermelho para medir a temperatura real no cabeçote do motor ou na carcaça do termostato. Compare com a leitura do painel ou scanner.
Dica: Se o painel indicar 110°C, mas a leitura real for de 85–90°C, é provável que o sensor esteja com defeito.
2. Leitura via Scanner
Conecte o scanner na porta OBD-II e acesse a leitura da temperatura do motor em tempo real.
3. Teste de resistência com multímetro
Com o motor frio e desligado, desconecte o sensor ECT e meça a resistência nos terminais.
Exemplo típico para sensores NTC:
Compare com a tabela do fabricante. Se os valores estiverem muito fora do padrão, substitua o sensor.
4. Inspeção visual e elétrica
5. Verificação do funcionamento do sistema de arrefecimento
Se a leitura da temperatura for real, comprovada por termômetro e scanner e o veículo ainda apresentar sinais de superaquecimento, verifique os componentes do sistema abaixo:
Algumas dicas
para identificar se o superaquecimento real ou defeito no sensor de
temperatura:
Fazer o diagnóstico corretamente evita a substituição incorreta dos componentes como, sensor, válvula termostática ou até mesmo a retífica desnecessária do motor.