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Problemas frequentes em sistemas de ar-condicionado automotivo modernos


Neste artigo, vamos explorar o funcionamento dos sistemas de ar-condicionado automotivo, destacando as principais causas de falhas e defeitos, bem como os fatores que podem comprometer seu desempenho

Glauber Sena
04 de agosto de 2025

O ar-condicionado automotivo é parte essencial do sistema de climatização e contribui significativamente para o conforto em veículos modernos.

Em veículos blindados, seu uso é ainda mais necessário, já que as janelas permanecem constantemente fechadas. É comum utilizá-lo em dias quentes, especialmente quando há vários ocupantes no veículo, garantindo uma temperatura interna agradável e um ambiente mais confortável para todos.



O princípio de funcionamento dos condicionadores de ar, nada mais é do que a troca de temperatura do ambiente interno pelo externo, através da passagem do ar pela serpentina do evaporador (radiador frio) que por contato sofre queda de temperatura, baixando a umidade relativa do ar.

A refrigeração é possível graças às mudanças de estado do refrigerante, ora em estado líquido (alta pressão), ora gasoso (baixa pressão).

Ao mudar do estado líquido para o gasoso, processo chamado de evaporação, absorve o calor do ar dentro do habitáculo, superaquecendo o gás refrigerante.

De modo inverso, ao passar do estado gasoso para o líquido, o refrigerante perde calor na parte externa do veículo, processo chamado de condensação, onde o gás refrigerante recebe super-resfriamento. Ou seja, perde o calor absorvido no evaporador. Quando alcançado a temperatura desejada é feita leitura através de um sensor localizado no evaporador que este por sua vez desliga o compressor, fazendo com que o equipamento mantenha a temperatura de conforto humano por algum tempo, qualquer variação nessa temperatura automaticamente aciona o compressor novamente.

Deficiência na refrigeração gerará falhas na climatização do veículo que podem ter diversas causas:

·   Compressor com desgaste excessivo internamente

·   Válvula de expansão trabalhando incorretamente

·   Filtro secador obstruído

·   Condensador e evaporador obstruídos

 

Os compressores

As vedações do seu sistema de ar condicionado podem se deteriorar, causando vazamentos de refrigerante. Essas vedações são cruciais para manter a vedação do sistema de ar condicionado e, quando se degradam, o refrigerante pode vazar, afetando a eficiência de resfriamento do seu ar condicionado.

Além disso, acidentes ou impactos no seu veículo podem causar danos físicos aos componentes do ar condicionado, resultando em vazamentos. Mesmo pequenas colisões ou detritos atingindo os componentes do ar condicionado podem causar vazamentos de refrigerante, afetando o compressor.

A umidade pode entrar no sistema de ar condicionado, causando corrosão e possíveis danos ao compressor. A umidade é prejudicial ao sistema de ar condicionado, pois pode reagir com o refrigerante, formando ácidos corrosivos que danificam o compressor. Além disso, poeira, sujeira ou detritos podem se acumular no sistema, afetando o desempenho do compressor. Esses contaminantes podem entupir filtros, bloquear válvulas de expansão e levar a uma operação ineficiente do compressor.

Bloqueios na válvula de expansão ou no tubo de orifício podem criar condições de alta pressão, sobrecarregando o compressor. Quando esses componentes ficam bloqueados, o fluxo de refrigerante é restringido, causando o acúmulo de pressão no sistema, o que pode danificar o compressor. Além disso, adicionar refrigerante em excesso pode causar pressão excessiva, o que pode danificar o compressor. A sobrecarga pode ser resultado de tentativas de adicionar refrigerante por conta própria ou de serviços inexperientes.

Sem a lubrificação adequada, os componentes do compressor podem sofrer atrito e desgaste. O compressor depende de um tipo e quantidade específicos de óleo para um funcionamento suave. Níveis insuficientes de óleo podem levar a desgaste prematuro e falhas. Vazamentos no suprimento de óleo também podem privar o compressor da lubrificação essencial. Vazamentos de óleo no sistema de ar condicionado podem reduzir a lubrificação, causando danos às peças móveis do compressor.



Tipos de compressor com válvula torre PWM e embreagem eletromagnética

Existem dois tipos de compressores com controle eletrônico, que operam por meio da injeção eletrônica: os controlados por válvula eletromagnética e os que utilizam embreagem eletromagnética.

No caso dos compressores controlados por válvula eletromagnética, eles permanecem em funcionamento contínuo, pois estão sempre acoplados à correia de acessórios. Isso significa que, mesmo com o ar-condicionado desligado, o compressor continua sendo movimentado mecanicamente e gerará um desgaste maior.

Já os compressores com embreagem eletromagnética funcionam de maneira diferente: eles permanecem parados quando o sistema de ar-condicionado está desligado, sendo acionados apenas quando o sistema é ativado.

Um cuidado importante com esse tipo de sistema é ligar o ar-condicionado preferencialmente com o motor em marcha lenta, para evitar sobrecarga no momento da partida do compressor.



Não realizar a troca do filtro secador periodicamente

Na maioria dos manuais do proprietário consta a recomendação para a troca periódica do filtro de cabine do ar-condicionado. No entanto, o sistema de ar-condicionado também conta com um filtro secador, responsável por reter contaminantes do circuito de fluido refrigerante, como partículas metálicas provenientes do desgaste do compressor, além de eliminar a umidade presente no sistema.



Normalmente, esse filtro está integrado ao condensador e instalado na linha de alta pressão. Porém, em sistemas mais antigos, como os utilizados em veículos como o GM Omega, o filtro secador pode estar localizado na linha de baixa pressão, em um componente separado.

 

Entupimento do condensador e evaporador

Uma das causas de mau funcionamento do ar condicionado está relacionado ao entupimento de suas tubulações internas a grande parte do defeito ocorre por causa que o óleo que circula o sistema e foi feito para lubrificar o compressor, entretanto o mesmo adere as paredes internas de toda tubulação condensador e evaporador, no pior dos casos o entupimento ocorre principalmente na parte da alta pressão pois tem diâmetro de tubulações e parte interna do condensador com diâmetro menor e mais fino. Por consequência dificultará a troca de calor e gerará valores anormais no momento de medição com o manómetro de ar condicionado

 

Analise através do manômetro de ar condicionado



Com funcionamento normal e compressor desligado por longo tempo, ambos os manômetros deverão marcar entre 5e 6 bar (71 a 85 psi). com o compressor ligado, o manômetro de baixa pressão deverá marcar 1,5 a 3 bar (21a 43 psi) e o de alta pressão deverá indicar 11 a 16 bar (156a 228 psi).



Quando entra umidade, por causa de saturação do dessecante do filtro secador, o sistema interrompe o ciclo e depois volta a funcionar. O manômetro de baixa indica vácuo e, às vezes, pressão normal.



Caso falte fluido refrigerante, os dois manômetros marcarão pressão baixa e aparecerão bolhas no visor do filtro secador.



Quando houver pouca circulação do fluido, o resfriamento ficará deficiente. Os manômetros marcarão pressão abaixo do normal e poderá ser visto gelo ou condensação próxima ao filtro secador ou na válvula de expansão. Com ausência de circulação do refrigerante, o sistema não refrigera na maioria dos casos. O manômetro do lado de baixa pressão indica vácuo e o do lado de alta marca pressão muito baixa.



Com excesso de fluido ou deficiência na troca de calor com o condensador, o sistema não refrigera normalmente. Os dois manômetros indicam pressão muito alta e, com baixa rotação do motor, não se vê em bolhas de ar no visor do filtro secador. Com presença de ar no sistema, os dois manômetro sindicam pressão muito alta, os tubos do lado de baixa pressão se aquecem e aparecem bolhas no visor do filtro secador. Se a válvula de expansão estiver montada de maneira incorreta ou se o tubo expansão apresentar defeito, irá aparecer gelo ou condensação sobre os tubos de baixa pressão e os dois manômetros marcarão pressão muito alta.



Quando há deficiência no compressor, o sistema não refrigera. O manômetro de baixa acusa pressão muito alta e o manômetro de alta pressão acusa pressão muito baixa.



Diagnóstico com scanner

O scanner é uma ferramenta essencial para diagnósticos rápidos relacionados a falhas no sistema elétrico do veículo. Problemas elétricos geralmente estão associados a sensores que enviam sinais incorretos à central da injeção eletrônica. Como resultado, esses sinais errôneos podem levar a interpretações equivocadas pelo módulo, comprometendo o funcionamento adequado de todo o sistema de ar-condicionado.

Os sensores que compõe o ar condicionado são pressostato montado na linha de alta pressão, termostato ou sensor de temperatura do evaporador, sensor de temperatura ambiente e sensores de temperatura da caixa de ar. Vale ressaltar que com scanner pode-se realizar teste de atuadores como por exemplo a embreagem eletromagnética do compressor e a interpretação dos parâmetros são fundamentais para um bom diagnóstico.

Segue alguns códigos relacionados ao defeito de ar condicionado que podem estar gravados no módulo:

P0530 Circuito "A" do Sensor de Pressão do Refrigerante do A/C

P0534 Perda de Carga do Refrigerante do A/C

P0535 Circuito do Sensor de Temperatura do Evaporador do A/C

P0645 Circuito de Controle do Relé da Embreagem do A/C

P06A0 Circuito de Controle do Compressor do A/C Variável

P2515 Circuito "B" do Sensor de Pressão do Refrigerante do A/C

P2519 Circuito "A" de Solicitação do A/C

P2611 Circuito de Controle da Válvula de Distribuição de Refrigerante do A/C/Aberto


Fluido 1234yf comparado ao R134A

O 1234YF é um refrigerante utilizado em sistemas de ar-condicionado automotivo, apresentado como uma alternativa mais ecológica ao seu antecessor, o R-134a. O principal destaque do 1234YF é seu impacto ambiental significativamente reduzido, apresentando um Potencial de Aquecimento Global (PAG) mais de 99% menor que o do R-134a. Essa mudança reflete uma mudança global em direção a práticas automotivas mais sustentáveis.



Essa mudança não se trata apenas de seguir novas diretrizes ambientais; trata-se de tornar os carros tão ecológicos quanto seu desempenho na estrada permitir. Para novos modelos de carros, o 1234YF é praticamente padrão. 

 

No entanto, veículos mais antigos ainda podem usar R-134a, o que representa um dilema para os proprietários sobre quando trocar. Entender os benefícios ambientais e os possíveis requisitos regulatórios pode ajudar a tornar essa decisão mais clara.

 

Um dos grandes desafios para reparação que com fluido R1234yf as máquinas recicladoras de ar condicionado também precisam ser atualizadas para atender este novo fluido refrigerante.

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