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  5. Sistema de freio antiblocante ABS - Dicas para o Alfa Romeo 156 2.0 16V 2001 - Aula 44

Sistema de freio antiblocante ABS - Dicas para o Alfa Romeo 156 2.0 16V 2001 - Aula 44

REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Pedro Luiz Scopino
15 de maio de 2012

Veremos neste espaço mensal sobre informações do freio antiblocante, o sistema de quatro canais utilizado em uma linha italiana.
Vamos aos detalhes da ALFA ROMEO 156 ano 2001:

Componentes:

Unidade Eletrônica - ECU - A unidade de comando eletrônico do ABS possui 30 pinos, localizada abaixo do cilindro mestre de freio. Tem a parte hidráulica incorporada junto com a bomba de recalque. É do tipo digital controlando a lâmpada de anomalia do ABS no painel e se comunica com scanner automotivo. Através dos pinos 16 e 19 temos a ligação com a linha 31 do veículo, e a linha 30 aos pinos 17 e 18 passando pelo maxi-fusível F9 de proteção de 50 ampères, e a linha 15 ligada ao pino 15 passando pelo F10 de 10 ampères.
ALIMENTAÇÃO ELÉTRICA DA ECU ELETRÔNICA
PINOS / SISTEMA    156
ATERRAMENTO    16 – 19  
POSITIVO    15 – 17 – 18   


Unidade Hidráulica - Está acoplada à unidade eletrônica, e faz as ligações hidráulicas pelo sistema de 4K, ou seja, quatro canais de saída, se comunicando de forma individual com cada circuito de freio por roda do veículo.
Com oito solenóides a unidade hidráulica recebe os comandos de abertura e de fechamento das válvulas de isolação ou redução e ainda o controle da bomba de recalque, que também faz parte deste conjunto. As oitos solenóides são:
• Isolamento dianteira direita;
• Redução dianteira direita;
• Isolamento dianteira esquerda;
• Redução dianteira esquerda;
• Isolamento traseira esquerda;
• Redução traseira esquerda;
• Isolamento traseira direita;
• Redução traseira direita.

Sensores - Junto de cada roda temos um anel dentado ou magnetizado e um sensor perpendicular, que faz a medição de sua velocidade de deslocamento. Trata-se de um sistema do tipo 4S4K, que significa que há quatro sensores de velocidade, um por roda, e quatro canais controlados pela ECU hidráulica.
São do tipo indutivos, com apenas dois fios.

Os sensores estão ligados à ECU eletrônica da seguinte forma:
DIANTEIRO ESQUERDO – pinos 06 e 07
DIANTEIRO DIREITO – pinos 04 e 05
TRASEIRO ESQUERDO – pinos 08 e 09
TRASEIRO DIREITO – pinos 01 e 02

COMENTÁRIOS DO SCOPINO

Como destaques e dicas deste sistema da Alfa 156 podemos citar a ligação com a ECU Motronic da Injeção Eletrônica pelos pinos 29 e 30, e ainda o controle do interruptor de pedal de freio pelo terminal 14, onde a ECU recebe alimentação positiva com o pedal acionado. É através da ECU do ABS que chega o sinal de velocidade ao painel de instrumentos, que através do pino 22 envia a velocidade do veículo. Mais um detalhe importante, como a unidade eletrônica está abaixo do cilindro mestre de freio, devemos ter cuidado e sempre limpar os terminais da unidade, pois em vários casos vemos umidade neste terminal que está voltado para cima.

Na próxima edição, veremos SISTEMA ABS DODGE DAKOTA 3.9.

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