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A retífica de motor consiste na usinagem de diversos componentes do motor, como o virabrequim, bielas, o bloco, o cabeçote, o comando de válvulas, o volante do motor, as válvulas de admissão e escape, as sedes de válvulas, entre outros. Além disso, inclui a substituição de componentes essenciais, que não podem ser submetidos ao processo de usinagem, como bronzinas de bielas, bronzinas de mancais, pistões, anéis e/ou pinos dos pistões, juntas, retentores, gaxetas e selos da galeria de água do bloco e cabeçote, entre outros.
Esse processo é realizado por meio de máquinas de precisão, como tornos, fresadoras, plainas e retificadoras, que garantem a exatidão necessária para o correto funcionamento do motor.
Quando é necessário realizar a retífica?
A retífica de motores deve ser realizada quando houver sinais de desgaste ou falhas que afetam o desempenho do motor. Se o motor perder potência, falhar durante a aceleração, emitir fumaça em excesso ou apresentar outros sinais de mau funcionamento, pode indicar a necessidade de realizar retífica para recuperar o desempenho. A retífica é um procedimento técnico de reparo e manutenção de motores de combustão interna, que envolve a desmontagem completa do motor, a inspeção detalhada de seus componentes, a substituição de peças desgastadas e a usinagem das peças necessárias, assegurando que estas estejam dentro das tolerâncias especificadas pelo fabricante.
O desgaste natural do motor, com o tempo, as peças internas, como, pistões, bielas, comando, válvulas e virabrequim, sofrem desgaste por atrito. Caso não haja uma manutenção adequada pode resultar em danos a esses componentes internos, chegando a um desgaste prematuro, podendo ocasionar a perda de compressão nos cilindros, aumento do consumo de óleo e perda da potência do motor. O aumento da temperatura e a lubrificação inadequada são os principais causadores de problemas em motores que podem resultar na necessidade de realização de retifica.
“E se o veículo ferver?” - Sofrer aumento de temperatura
Uma das características do metal é que quando exposto ao calor ele se dilata. A maior parte das peças dos motores são de metal, e são projetados para suportar um nível de variação de temperatura e dilatação, caso o limite de temperatura seja ultrapassado pode resultar em danos a esses componentes, geralmente o item que mais sofre com a variação da temperatura de um motor é o cabeçote, podendo empenar e resultar em perda de compressão no cilindro, vazamento do fluido de arrefecimento e ocasionar o fenômeno conhecido popularmente como “queimar junta”. Acontece quando o veículo tem um problema no sistema de arrefecimento ou lubrificação e acaba ultrapassando o limite de temperatura suportado pelo motor.
Nesses casos é correto avaliar o nível de deformação(empeno) sofrido pelo cabeçote e o bloco do motor. Na maioria das vezes como correção o cabeçote sofreara uma pequena retirada de material, sendo retificado geralmente por uma plaina.
Com essa correção o item retorna a ter um assentamento correto em relação ao bloco. Os blocos de ferro fundido geralmente não sofrem empeno facilmente, mas quando são de liga de alumínio podem necessitar também de retifica, pois são mais suscetíveis a variação de temperatura.
Problemas de lubrificação
Ocasionam o desgaste descontrolado dos componentes moveis do motor.
Caso sinais como esses sejam encontrados em um motor o correto é realizar medições para verificar se existe a possiblidade de realizar o processo de retifica, onde será retirado uma camada de material para um assentamento uniforme dos componentes.
Conforme a imagem acima, a máquina realiza o processo de plaina onde é retirado uma camada de material para uniformizar as faces do bloco e cabeçote.
Manutenção preventiva
Em alguns casos, a retífica é realizada como parte de uma manutenção preventiva, especialmente em motores de alto desempenho ou em veículos que de carga geralmente a diesel e exigem uma vida útil prolongada. Nesses casos os motores geralmente utilizam camisas nos cilindros e em casos de retifica é realizado a troca da camisa, prolongando a via útil do bloco do motor.
O recomendado é sempre seguir o cronograma de manutenção estipulado pelo fabricante do veículo, pois ele indica os intervalos e as manutenções necessárias a serem realizadas. Para evitar ou adiar o processo de retífica, o correto é manter o sistema de arrefecimento do veículo e o sistema de lubrificação em perfeito funcionamento, utilizando sempre o fluido de arrefecimento adequado e o óleo do motor, realizando suas trocas programadas dentro dos intervalos recomendados. Isso porque esses sistemas são responsáveis pelo controle da temperatura do motor, e, como mencionado anteriormente, a temperatura influencia diretamente no desgaste dos componentes do motor.