O motor CSS Prime 1.0 Turbo da Chevrolet (Onix, Tracker etc.) é moderno e eficiente, mas seu turbocompressor trabalha em condições severas, altas rotações, calor intenso, exigência de pressão e óleo lubrificando muito rapidamente. Por isso, o desgaste do turbo é algo real, que pode gerar perda de desempenho, aumento do consumo, ruídos ou até falhas graves. A seguir, sintomas, causas, e práticas recomendadas para prolongar a vida útil do turbo.
Estes são sinais práticos, perceptíveis pelo reparador ou proprietário, de que algo na turbina/turbo pode estar falhando ou precisando de atenção:
Para cada sintoma, há causas prováveis. Aqui algumas:
● Lubrificação
inadequada: nível de óleo baixo, óleo fora da especificação, filtros sujos,
mangueiras de alimentação ou retorno do óleo obstruídas.
● Temperatura
alta ou resfriamento insuficiente, inclusive desligamento abrupto após uso
intenso sem “cool down”.
● Contaminação:
partículas sólidas no óleo ou sujeiras vindas do filtro de ar ou tubos de
admissão; resíduos da correia de sincronismo ou deformações de juntas.
● Sobrecarga
ou funcionamento fora dos parâmetros (boost muito alto, pressões além do
planejado).
● Válvula wastegate com folga ou defeito; atuador variado com mal controle.
● Projeto de admissão / exaustão com juntas gastas ou vazamentos, ensamblagem defeituosa.
Para reduzir o risco de falhas na turbina, prolongar sua vida útil e evitar retrabalhos, estas práticas são recomendadas:
○ Utilize
óleo da especificação recomendada pela Chevrolet; não usar óleo abaixo da
viscosidade exigida pode comprometer a lubrificação do turbo.
○ Troque
óleo e filtros (óleo e ar) nos intervalos corretos ou até antes, caso o uso
seja severo, com poeira ou frequência de ignições / partidas curtas.
○ Verificar
regularmente; se estiver sujo, aumentar a probabilidade de ingestão de
partículas ou sufocar o compressor.
○ Garantir
vedação adequada no sistema de admissão.
○ As
linhas de alimentação e retorno de óleo devem estar livres de entupimentos, sem
dobras que prejudiquem o fluxo.
○ Verificar
se o retorno de óleo do turbo ao cárter está bem dimensionado e não há
obstrução.
○ Ao
dar partida, esperar alguns segundos para que o óleo lubrifique bem antes de
exigir o motor (aceleração forte).
○ Após uso intenso (troca de marcha, alta rotação, subida, carga), deixar o motor em marcha lenta por um tempo antes de desligar, para dar tempo de resfriar a turbina.
○ Evitar
combustíveis com muitas impurezas. Gasolina ou etanol de má qualidade pode
gerar resíduos que afetam o sistema de exaustão ou contaminam o óleo.
○ Verificar
folga interna do eixo da turbina (radial e axial), condição das lâminas do
rotor, se há vibração irregular ou jogo excessivo.
○ Verificar
atuação da wastegate e do atuador; se houver desregulação de sobrepressão ou
corte de boost, investigar esses componentes.
○ Sempre
usar juntas/vedantes novos.
○ Torquear
corretamente.
○ Limpar
bem todas as superfícies de contato.
○
Verificar vazamentos de juntas após a montagem.
● A
correia banhada a óleo, ao se desgastar, pode soltar partículas que acabam
contaminando o óleo ou componentes adjacentes, inclusive a turbina ou linhas de
óleo. Isso agrava o desgaste.
● Outros problemas que aparecem nos motores turbo Chevrolet após alguns quilômetros são ruídos metálicos, vibrações em marcha lenta, aumento de consumo, queda de desempenho. Muitos desses sintomas têm ligação direta (ou em cadeia) com falhas no turbo ou seus componentes periféricos (wastegate, tubulações, vedação).