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Como é Feita a Troca da Correia Dentada do EA211 1.6 na Prática

Guia Estruturado de Diagnóstico e Remoção da Correia Sincronizadora do EA211 1.6

Da Redação
02 de dezembro de 2025
Imagem sem descrição

A manutenção correta dos motores EA211 1.6 16V exige atenção especial aos procedimentos de desmontagem, sincronismo e inspeção dos componentes do sistema de distribuição. Durante o processo de substituição da correia sincronizadora, cada etapa, desde a drenagem do sistema de arrefecimento até o travamento preciso dos comandos e virabrequim, influenciando diretamente a confiabilidade e o desempenho do conjunto.

Neste conteúdo, apresentamos de forma organizada o passo a passo realizado em bancada, destacando pontos técnicos importantes, particularidades do projeto MSI e detalhes como a polia de virabrequim excêntrica, característica marcante desta motorização.

Início do Procedimento

Para realizar o procedimento de desmontagem do motor EA211 1.6 16V visando a substituição da correia sincronizadora (correia dentada), o primeiro passo é drenar o sistema de arrefecimento, coletando o fluido, água e aditivo em um recipiente adequado. Esse processo pode ser executado normalmente no próprio veículo, garantindo acesso aos componentes necessários para a intervenção no sincronismo.

Em seguida, inicia-se a remoção do conjunto traseiro de bomba d’água e das duas válvulas termostáticas, utilizando chave Torx T30.

  1. Acesso à Parte Traseira
  2. Remoção da capa superior da correia auxiliar.
  3. Remoção completa do conjunto da bomba d’água e válvulas termostáticas.
  4. Já é possível visualizar, junto ao comando de válvulas, a micro correia que aciona a bomba d’água.

Remoção de mais um parafuso Torx T30, liberando o tampão do comando de admissão — ponto onde será fixada a ferramenta de sincronismo no momento da montagem.

Desmontagem da Parte Frontal


Imagem sem descrição

Com o motor frontalmente exposto, inicia-se a remoção das capas, proteções e polias.

Sistema de Ignição

  1. Desconectar o chicote das quatro bobinas.
  2. Remover as quatro bobinas de ignição.
  3. Remover as quatro velas.

Abertura da Tampa Frontal

  1. Remoção da tubulação plástica (Torx T30).
  2. Remoção da capa superior da correia sincronizadora.
  3. Identificação do código do motor: CNX.

Análise dos Comandos

O motor utiliza:

  1. Comando de escapamento fixo (sem variador).
  2. Comando de admissão variável, característica típica dos motores MSI 1.6 16V.

Acesso à Correia Sincronizadora

Com ferramentas específicas:

  1. Travamento do virabrequim para remoção do parafuso frontal.
  2. Remoção da capa inferior da correia sincronizadora.
  3. Antes de remover o suporte do motor, é necessário posicionar o virabrequim no ponto exato.

Posicionamento do Virabrequim

Remoção do parafuso-lateral-tampão do bloco.

No lugar, instala-se a ferramenta de posicionamento da árvore de manivelas.

Para auxiliar, pode-se inserir uma chave de fenda ou pino arredondado no orifício da vela do cilindro 1, acompanhando a subida do pistão próximo ao PMS.

Com o PMS aproximado, rosqueia-se a ferramenta até o final, girando levemente o motor no sentido de rotação até encostar no batente.

Se a ferramenta atingir o limite corretamente, confirma-se que o motor está no PMS do cilindro 1 da fase correta de sincronismo.

Travamento dos Comandos


Imagem sem descrição

Na parte traseira:

  1. Encaixar a ferramenta de sincronismo nos comandos de admissão e escape (perfil meia-lua e dentes alinhados).
  2. Fixar com o parafuso do tampão do comando de admissão.
  3. Com árvores de comando e virabrequim travados, inicia-se a desmontagem final.
    Remoção da Correia Sincronizadora
  4. Soltar o tensionador.
  5. Remover a correia.
  6. Caso a correia seja reaproveitada (ex.: remoção de cabeçote), deve-se marcar o sentido de giro. Em instalação de correia nova, isso não é necessário.
    Detalhe da Engrenagem do Virabrequim
    A engrenagem é excêntrica (teoval), projetada para reduzir oscilações da correia.

Nos motores 1.0 3-cilindros, esse efeito era aplicado nas polias dos comandos; já no 1.6, a compensação é feita na polia do virabrequim, que possui montagem em posição única.
Informações Técnicas e Recomendações

  1. Durante a apresentação, foi destacado:
  2. Vida útil da Correia Sincronizadora de 120.000 km ou 4 anos e meio (o que ocorrer primeiro)
    Encerramento e Informações Complementares
    Ao final da desmontagem, reforça-se que a polia dentada oval do virabrequim exerce função equivalente às polias triovais dos motores de 3 cilindros, corrigindo variações de tensão da correia.

    Quer ver todo o procedimento na prática?
    Acompanhe o passo a passo completo da desmontagem, sincronismo e análise do EA211 1.6 16V em nosso vídeo no YouTube. Lá mostramos cada detalhe, ferramenta utilizada e todas as boas práticas para executar o serviço com segurança e precisão.

    Assista agora: https://www.youtube.com/watch?v=V7A4I5TzzVc&feature=youtu.be


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