Parte final - Transmissão automática AL4 / DP0 utilizada nos veículos franceses
REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA
Da Redação
23 de abril de 2010
Reforma e verificação do Corpo de Válvulas (continuação)
Vista em corte do corpo de válvulas principal Corpo de válvulas principal 23- Válvula manual - 24- Válvula seqüencial n 2 - 25- Válvula seqüencial n 3 - 26- Válvula seqüencial n 1 - 27- Válvula seqüencial n 4 - 28- Válvula de progressão n 1 - 29- Válvula de progressão n 2 - 30- Válvula reguladora de pressão - 34- Válvula limitadora de pressão n 1 - 36- Válvula limitadora de pressão n 2 - 39- Válvula limitadora de pressão n 3
Vista em corte do corpo de válvulas auxiliar Corpo de válvulas auxiliar 47- Válvula de controle do lock up do conversor - 52- Válvula reguladora do lock up - 55- Válvula de atuação do neutro (se existente)
Remoção do Corpo de válvulas OBRIGATÓRIO: A limpeza externa absoluta do corpo de válvulas após sua desmontagem e antes de sua abertura garantirá um trabalho de qualidade.
Ferramentas recomendadas: Ferramenta para ajuste posterior da lamina do setor dentado
Remoção Remova os 4 parafusos de fixação da tampa do cárter lateral do corpo de válvulas. Remova: • O parafuso (6) • O suporte (8) • A lamina do setor dentado (7) • Os sete parafusos de fixação do corpo de válvulas na carcaça da transmissão (Setas)
Gire o corpo de válvulas Remova a válvula manual (23). Desconecte as 8 eletroválvulas (setas)
Atenção: Marque os conectores das duas eletroválvulas de modulação (18) e (19). Coloque o corpo de válvulas de lado para desmontagem
Remova: • A válvula termostática (60) • Os anéis de vedação tipo o-rings.
Desmontagem do corpo de válvulas Nota: As referências são aquelas utilizadas na seção que apresenta o corpo de válvulas.
• Remova os 9 parafusos (10). • Remova a placa de fechamento superior do corpo de válvulas. • Remova o parafuso (1). • Separe o corpo de válvulas principal (11) do corpo de válvulas auxiliar (46).
Remova também: • A eletroválvula moduladora de pressão principal (18). • A eletroválvula moduladora de pressão do conversor (19). • As eletroválvulas seqüenciais (12) a (17). • As válvulas hidráulicas de progressão (28) a (29). • As válvulas seqüenciais (24) a (27).
Marque as posições dos tampões: • Faça uma marca no corpo de válvulas oposta à marca existente no tampão. • Meça o quanto cada tampão está projetado para fora ou para dentro de seu alojamento, com o auxilio de um paquímetro de profundidade. • Solte os tampões contando o número de voltas utilizado. Defina a posição dos seguintes componentes: • Tampão 33 • Tampão 38 • Tampão 41
Remova: • A mola 32 • A válvula 30 • O pino 31 • A mola 37 • A válvula 36 • A válvula 34 • A mola 35 • A mola 40 • A válvula 39 • O clipe 45 • O pistão 44 • A mola 43 • A esfera 42
Remova também: • A tampa de cobertura 3 • O tampão 59 • O filtro 58 • O clipe 51 • O tampão 50 • A válvula 47 • A mola 49 Atenção: Não remova o tampão 48.
Defina a posição dos seguintes componentes: • Tampão 54 • Tampão 56
Remova: • A mola 53 • A válvula 52 • A mola 57 • A válvula 55
CUIDADO: Nunca utilize objetos de metal para remover válvulas emperradas. Bata gentilmente com o corpo de válvulas em um bloco de madeira para removê-las.
Montagem do copro de válvulas IMPORTANTE: Limpe todas as peças do corpo de válvulas utilizando um solvente apropriado que não agride o meio ambiente. Aplique cuidadosamente ar comprimido em todas as peças limpas para secá-las convenientemente. Verifique se cada válvula se move livremente dentro de seu respectivo alojamento. Troque os tampões 33, 38, 41, 54 e 56 por aqueles que vem no kit de reforma da transmissão.
NOTA: Marque as molas identificando-as para posterior remontagem em seus respectivos alojamentos.
ATENÇÃO: As válvulas 23, 30, 34, 47, 52 e 55 devem ser montadas na direção correta (vejam as vistas em corte dos corpos de válvulas nesta matéria)
OBRIGATÓRIO: Instale e ajuste os tampões 33, 38, 41, 54e 56 de acordo com as marcas de referencia feitas durante a desmontagem.
NOTA: As dimensões medidas não são válidas para ajuste de pressão da transmissão. São utilizadas somente para darem uma posição aproximada (dentro de uma volta com passo de rosca de 1,0 mm). Somente o alinhamento das marcas de referencia garante que os tampões estão instalados corretamente.
Instale: • O tampão 59 • O filtro 58 (peça nova)
Monte o corpo de válvulas principal (11) com a placa separadora (4) e o corpo de válvulas auxiliar (46), com auxilio dos parafusos de fixação (1) apertando-os somente com as mãos. Reinstale as eletroválvulas (18) e (19) com novos anéis de vedação (21). Não aperte os parafusos e direcione os conectores elétricos voltados para fora. Reinstale a placa de fechamento (2).
Aperte: • Os parafusos (10) com um torque de 7,5 Nm na ordem mostrada. • O parafusos (1) com um torque de 7,5 Nm. • Os parafusos de fixação das eletroválvulas (18) e (19) com um torque de 9 Nm. Reinstale as eletroválvulas (12) a (17) com novos anéis de vedação (20). Direcione seus conectores elétricos voltados para a placa de fechamento (2) e aperte os parafusos com um torque de 9 Nm.
Instale: • A válvula termostática (60). • Os vedadores (61) novos.
Reinstalação do corpo de válvulas na transmissão Reconecte sem inverter, os conectores das eletroválvulas (18) e (19). Reinstale o corpo de válvulas.
ATENÇÃO: Alinhe a válvula manual (23) com o eixo do setor dentado.
ATENÇÃO: Não danifique o chicote elétrico das eletroválvulas prensando-o entre o corpo de válvulas e a carcaça da transmissão.
Centralize o corpo de válvulas utilizando os parafusos (4) e (5). Reinstale os parafusos de fixação do corpo de válvulas. Método de aperto dos parafusos (na ordem mostrada). • Aperte provisoriamente os parafusos com 9 Nm. • Solte os 7 parafusos. • Aperte-os com um torque de 7,5 Nm.
Ajuste do controle seletor interno (lamina do setor dentado)
Mantenha a alavanca seletora (62) na posição 2. Solte o parafuso (6). Remova o parafuso em “a” Ajuste a lamina do setor dentado (7)e seu suporte (8) posicionando o rolete esférico na região vazia do quadrante dentado (correspondendo a posição 2). Instale a ferramenta (1) em sua posição, e aperte o mais possível. Certifique-se que a lamina (7) e a alavanca (62) estejam corretamente fixadas na posição 2. Aperte o parafuso (6) com um torque de 9 Nm. Remova a ferramenta (1). Reinstale os parafusos em “a”. Aperte-os com um torque de 7,5 Nm.
IMPORTANTE: Certifique-se que o controle interno do seletor opere sem nenhuma folga (se não, repita os passos acima). Reinstale o cárter lateral do corpo de válvulas utilizando uma nova junta de vedação. Aperte seus 4 parafusos de fixação com um torque de 9 Nm.
Esperamos que com estes procedimentos, o técnico esteja preparado para executar um bom serviço nesta transmissão automática, obtendo satisfação pessoal e atendendo de maneira correta seu cliente. Até mais!