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Na primeira parte desta reportagem abordamos as três gerações de sistemas imobilizadores, e descrevemos os componentes utilizados nos veículos da Volkswagen. Nesta segunda e última parte, falaremos dos procedimentos de manutenção. Acompanhe abaixo.
Substituição do Módulo de Comando
Situação 1 – Módulo de comando novo e módulo do imobilizador já programado.
Esta situação requer a execução dos procedimentos de programação do módulo de comando e em seguida a programação das chaves.
Situação 2 – Módulo de comando novo e módulo do imobilizador novo.
Nesta situação, requer os procedimentos de programação de chaves e do módulo de comando.
Situação 3 – Módulo de comando usado para testes em outro veículo.
Cuidado, ao se utilizar módulo de comando usado:
A - Verifique se as senhas dos módulos envolvidos estão presentes, caso contrário, solicite as senhas (número de série de quatorze dígitos) à rede de concessionárias.
B - Verifique se existem duas chaves para cada módulo do imobilizador.
Caso as condições acima estiverem OK, remova o módulo com defeito e instale o novo. Em seguida execute a programação das chaves e a programação do módulo imobilizador.
A senha está na tarjeta que acompanha a chave original.
Programação das chaves
Este procedimento deverá ser utilizado toda vez que se desejar acrescentar alguma chave nova às já existentes, ou para excluir do sistema alguma que se tenha perdido, ou quando os módulos do imobilizador, painel de instrumentos e comando forem substituídos.
Através do Scanner e de posse da senha do imobilizador, deve-se executar o apagamento automático de todas as chaves presentes na memória dos módulos.
Para novas chaves, devem-se programar no mínimo duas e no máximo oito chaves.
Atenção: caso a senha for digitada errada duas vezes, o sistema ficará bloqueado por 35 minutos. Caso isso ocorra, desconecte o Scanner, deixe a chave de ignição (L15) ligada por 35 minutos.
Na Kombi, Gol e Santana, a caixa do imobilizador original é de cor preta, porém a caixa do imobilizador quando peça de reposição é amarela. Deve-se assim tomar muito cuidado, caso o mecânico digite duas vezes a senha errada, o módulo do imobilizador fica inutilizado definitivamente.
Com o auxílio de um Scanner, execute a adaptação das chaves:
A - Insira a primeira chave a ser adaptada na ignição
B - Ligue a ignição. A luz do imobilizador no painel deverá se acender por aproximadamente dois segundos e em seguida se apagar. Se isto ocorrer, retire a chave e continue adaptando as outras chaves.
Substituição do Módulo Imobilizador
Cada módulo imobilizador da linha Volkswagen, seja avulso ou painel de instrumentos, possui uma senha própria, que sempre será requisitada pelo Scanner nos procedimentos de programação de chaves e módulo de comando. Se o módulo imobilizador for substituído por outro novo, a senha que acompanha passa a ser o novo código para abertura da janela de programação.
Após a instalação do novo módulo, execute os procedimentos de programação de chaves através do Scanner.
São necessárias todas as chaves de ignição, pois o processo apaga automaticamente da memória dos módulos as chaves anteriormente programadas.
Atenção:
Há casos em que a nova peça não possui nenhuma identificação da senha. Quando isto ocorre, deve-se conectar o Scanner e entrar no sistema imobilizador na função número de série, onde irão aparecer 14 dígitos do módulo. De posse deste número, procure uma concessionária Volkswagen e solicite a senha de quatro dígitos.
Partida de Emergência
A partida de emergência só pode ser realizada de posse da senha de quatro dígitos. O procedimento a ser seguido é o seguinte:
1 - Ligar a ignição.
2 - Girar o botão do ajuste do relógio para a direita e simultaneamente pressionar o botão de reset do hodômetro parcial.
3 - No mostrador, o hodômetro ficará zerado e o primeiro dígito, piscando. Nesse momento, soltar os dois botões.
4 - Pressione o botão do reset do hodômetro parcial até que o primeiro dígito do código secreto apareça no mostrador.
5 - Gire o botão de ajuste do relógio para a direita para habilitar o segundo dígito.
6 - Aperte o botão de reset para inserir outro dígito.
7- Repita os procedimentos 5 e 6 para inserir os demais dígitos
8 - Assim que o último dígito for inserido, gire novamente o botão de ajuste das horas para a direita e, simultaneamente, pressione o botão de reset do hodômetro parcial. A lâmpada de anomalias do painel permanecerá acessa e o hodômetro voltará às condições normais de funcionamento.
Cuidado: dê a partida no motor sem desligar a ignição.