Notícias
Vídeos
Fórum
Assine
Caros amigos do jornal Oficina Brasil apresento-lhes mais informações e detalhes sobre um sistema autoblocante de freio, utilizado em um veículo utilitário, o Ford Ranger.
O sistema é denominado Ford 4WABS, que significa os quatro canais de controle de frenagem assistida do sistema, controlando a estabilidade e dirigibilidade deste utilitário, sendo um sistema diferente do VCCF que serve apenas um canal, o do eixo traseiro.
Unidade com solenóide ABS
Componentes:
Unidade hidráulica
É um componente externo, localizado ao lado do cilindro de freio, composto por seis solenóides, com a seguinte descrição:
Isolamento dianteira direita
Isolamento dianteira esquerda
Descarga dianteira direita
Descarga dianteira esquerda
Isolamento eixo traseiro
Descarga eixo traseiro
Unidade eletrônica
No sistema Ford 4WABS temos 40 pinos e está localizada próximo ao cilindro mestre de freio. Comanda via pino 37 o relé da bomba de recirculação para a função descarga das solenóides. Nesta função ocorre a retirada de pressão do sistema pela bomba de recalque.
Alimentação elétrica da ECU eletrônica ABS:
PINOS / SISTEMA Ford 4WABS
ATERRAMENTO 1 - 14
POSITIVO 20 - 19
Sensor de velocidade do eixo traseiro
Conector de diagnose
Painel com lâmpada de diagnose
Sensores
Uma grande curiosidade e diferença a muitos sistemas de ABS, neste caso temos três sinais (sensores), um para roda dianteira e um único no eixo traseiro, localizado no diferencial.
A ligação à ECU no sistema 4WABS:
roda dianteira esquerda:24 e 25
roda dianteira direita: 23 e 36
eixo traseiro diferencial: 21 e 22
Bomba de recirculação
Está posicionada junto a unidade hidráulica e é acionada pela ECU eletrônica.
Quando acionada é percebido a sua força contra a força no pedal de freio, e por conseqüência a vibração no pedal. Não são em todas as intervenções do ABS que a bomba de recalque é acionada, apenas nos casos em que apenas o isolamento não é o suficiente para deixar as rodas (eixos) em velocidades próximas.
Diagnóstico
Através do scanner automotivo é possível via conector padrão OBDII pelo pino 16 fazer o diagnostico de falhas do sistema ABS.
Comentários
Temos algumas curiosidades neste sistema, primeiro que ele é um sistema 3S3K, ou seja recebe três sinais de velocidade e controla três canais, dois na dianteira e um para o eixo traseiro. Para que funcione a distribuição hidráulica é única nas rodas traseiros, saindo apenas um tubo e através de uma ligação em “t” ocorre a distribuição igual e proporcional às rodas traseiras.
Se a ranger for equipada com tração 4X4 há um interruptor especial para inibir a ação do ABS em casos de utilização da tração nas quatro rodas, pois em casos de atolamentos haverá diferentes velocidades nas rodas do veiculo.
Na próxima edição, veremos o Sistema ABS do Chevrolet Zafira. Até lá.