O turbocompressor necessita de lubrificação com pressão e vazão constante; sendo atendido sob a demanda da bomba de óleo do motor, se faz necessário respeitar a aplicação de óleo solicitada pelo fabricante do motor.
O óleo também é um agente para reduzir o calor dos componentes internos do conjunto central rotativo. (Fig.1)
O óleo entra pelo canal superior (seta vermelha) passa por um orifício calibrado e percorre um canal com três vasos comunicantes.
Os canais abastecem os mancais radiais (Fig.2) mancal axial (Fig.3) e ou rolamento (Fig.4) a pressão constante sob os mancais provoca um filme hidráulico, impedindo contato físico ente os componentes.
O óleo se encontra como um “colchão hidráulico” entre a superfície externa do mancal radial e o alojamento na carcaça central. A furação no corpo do mancal radial é prevista para oferecer passagem do óleo e promover o mesmo efeito em reação ao eixo. (Fig.5)
O retorno do óleo ao cárter é realizado por gravidade (Fig.6) conforme a seta vermelha, o lubrificante, ao ocupar o espaço entre os componentes, reduz a velocidade de escoamento.
O Turbocompressor não possui elementos sintéticos de vedação para manter o óleo internamente na carcaça central rotativa, e sim utiliza a pressão presente nas carcaças compressora e de turbina quando o eixo se encontra sob alta rotação (Fig.7), anéis elásticos, colar e canal centrífugo.
O canal centrífugo está localizado no próprio eixo (Fig.8) conforme indicação da seta, conduzindo o óleo do centro para o extremo aliviando a carga sob o anel.
O anel elástico (Fig.9) tem a função de reter o óleo lubrificante em condições em que não se encontram pressões externas ou baixa rotação dos rotores. Os anéis estão instalados no eixo rotor e na ponta do colar centrífugo (Fig.10), conforme aponta seta.
Colar centrífugo (Fig.11) localizado após o rotor do compressor.
Os três pilares da vedação do turbocompressor seguem pressões externas, colar e canal centrífugo e anel elástico e ou também conhecido por anel de pistão.
Importante para a vida útil do turbocompressor que o sistema de lubrificação do motor esteja em perfeitas condições.
Em caso de substituição do turbocompressor por ciclo de vida útil sempre substituir óleo do motor, filtro do óleo e filtro do ar conforme especificações do fabricante do motor, cabe lembrar que na ação de substituição ocorra uma inspeção na tubulação de pressurização, intercooler, escapamento e aspectos gerais do motor.
Na (Fig.12) um caso de baixa pressão do sistema de lubrificação do motor, acarretando desgaste, observa-se na região do alojamento dos mancais radiais o desgaste no eixo rotor de turbina sem azulamento ou depósito de material dos mancais radiais.
Na (Fig.13) um caso de insuficiência ou falta de lubrificação, as características apresentadas entre os eixos são completamente distintas.
Muito sucesso a você...e até nosso próximo encontro turbinado!!! @marciocattani