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Novo Polo Track chega com missão nobre de substituir o Gol depois de 42 anos


No mês de maio de 1980 chegava o VW Gol no mercado brasileiro; o modelo percorreu todos estes anos como um guerreiro e agora chegou o seu substituto, o Polo Track, mais moderno e com o mesmo preço do último Gol

Por: Antonio Gaspar de Oliveira - 28 de agosto de 2023

A missão no Polo Track é desafiadora, mas o modelo está equipado com tecnologia desde a construção sobre a plataforma MQB, motor e transmissão já consagrados no mercado, suspensão robusta e apropriada ao conhecido piso das ruas e estradas, quando existem, e além do pacote tecnológico que é bem-vindo no modelo de entrada.

Produzido na cidade de Taubaté (interior de SP), vem equipado com o conhecido motor 1.0 MPI flex, com potência máxima de 84 cv e 10,3 kgfm de torque máximo, impulsionado com o câmbio manual de cinco marchas.

O modelo é o mais espaçoso entre os carros da mesma categoria, são 2,56 metros de entre-eixos e 1,75 metros de largura. O porta-malas, com capacidade de 300 litros, também se destaca.

Para um carro de entrada, visando à segurança, ele dispõe de quatro airbags, sendo dois frontais e dois laterais nos bancos dianteiros, assistente para partida em decidas e subidas, controle eletrônico de estabilidade (ESC), sistema para fixação de assento de criança, alerta de cinto de segurança para todas as posições, bloqueio eletrônico do diferencial (XDS+), entre outros. 

A lista de conforto inclui o ar-condicionado e já vem até equipado com filtro de poeira e pólen, direção elétrica, vidros elétricos dianteiros, e travamento elétrico e remoto das portas. 

Para o lançamento, o modelo vem com pacote que contempla sistema de som com bluetooth, volante multifuncional, computador de bordo, entradas USB e antena de teto. (Fig.1)

Oficinas

Zelão Car foi a primeira oficina que visitamos, no bairro do Cambuci na cidade de São Paulo, e o Renato ficou feliz por estar fazendo parte deste momento histórico de transição do Gol, um carro da Volkswagen que se tornou um ícone e agora está sendo substituído pelo Polo Track.

Na oficina do Renato, que está no bairro desde 1990, são realizados todos os tipos de serviços nos carros dos seus clientes, que são na maioria moradores do bairro ou trabalham na região.

Para o Renato a transparência é fundamental para o bom relacionamento com cada cliente que entra na oficina, mesmo que tome algum tempo, é importante explicar cada etapa do serviço que será executado e assim a questão da quantidade de horas de serviço e o valor cobrado é justificado. (Fig.2)

Quase na mesma região, fomos para a Piovesan, no bairro da Aclimação, onde o Lucca nos atendeu e falou sobre a oficina que tem uma história que passa por gerações.

Fundada em 1974 pelo Sr. Edson Piovesan e atuando na reparação mecânica e pintura, tinha o nome fantasia de “MECÂNICA FLOR DA ACLIMAÇÂO”.

O Lucca representa a terceira geração e está atento às inovações tecnológicas e tem se dedicado a manter a empresa sempre atualizada para acompanhar a evolução dos carros. Isso implica em investimentos em novos equipamentos e muito treinamento da equipe para que tenham capacitação adequada ao nível de clientes da oficina. (Fig.3)

Indo para uma região um pouco mais distante, chegamos na Foxcar no bairro da Vila Prudente e o Reinaldo, que é o proprietário, não estava e por um motivo muito justo, ele estava na Bosch fazendo curso.

Mesmo assim fomos bem recebidos pela equipe, Alan Schapowal e Fabio Higa, que não pouparam atenção ao ver o início de uma nova fase de um modelo de carro, que tem o peso da responsabilidade de substituir o VW Gol.

A Foxcar também tem história: iniciou em 1963 com o nome Paulifusken e em 1994, já com sede própria, vem se dedicando com toda intensidade ao mercado da reparação automotiva.

Para acompanhar as evoluções tecnológicas, é preciso fazer investimentos em equipamentos e conhecimentos tecnológicos compatíveis com os níveis dos veículos, por isso o Reinaldo se dedica com todo empenho. Essa dedicação e esforço ficam evidentes na qualidade dos serviços executados nos carros de cada cliente da Foxcar. (Fig.4)

Primeiras impressões

Na visão do Renato é impossível negar que o Gol vai deixar saudades, mas o substituto oferece muito mais recursos, principalmente tecnológicos, já que a parte mecânica (motor e câmbio) foi herdada. O Polo Track oferece mais conforto e segurança, mesmo sendo o modelo de entrada.

Para quem fala que é “carro de firma”, que geralmente é o mais simples possível, isso não é o que o Polo Track aparenta e com certeza vai agradar quem comprar este modelo de carro para trabalhar ou para o uso diário.

A curiosidade do Renato foi além de ver o carro por fora e observando as lanternas traseiras, logo descobriu que o engenheiro que projetou merece parabéns pela facilidade para remover, apenas movendo uma trava e todo conjunto fica exposto para verificar ou trocar as lâmpadas.

Pode até parecer uma coisa simples, mas é isso que faz a diferença durante a manutenção, facilitando os serviços para as oficinas e agradando ainda mais os donos dos carros. (Fig.5)

O Lucca se impressionou com o carro que se intitula como modelo básico, visto que ele supera quando comparado com outros modelos da mesma categoria, nos quesitos de recursos tecnológicos e de segurança. 

A mecânica dá para perceber que é confiável pela tradição da marca no uso de câmbios com engates precisos e o motor, também conhecido pelos mecânicos, formam um conjunto que aumenta o interesse do público que vai comprar o Polo Track. Este carro reúne todos os requisitos para garantir que a sucessão do Gol será bem cumprida, principalmente durante as manutenções realizadas nas oficinas que já conhecem a mecânica dele. (Fig.6)

Na Foxcar, o Alan ficou surpreso ao saber que estava diante do sucessor do carro mais conhecido do Brasil, o Polo Track. Para o Alan, este carro tem mais jeito de Golf e se estiver equipado com a mesma tecnologia, então vai cumprir bem a substituição do “Golzinho”. (Fig.7)

Ao volante

O Renato aproveitou a oportunidade de dirigir o Polo Track e explorou tudo que o conjunto do motor e câmbio puderam oferecer, mesmo abusando das marchas em trechos de subida onde o torque do motor, combinado com o escalonamento das marchas e o sistema de injeção eletrônica ajudando, faz o carro “não reclamar”, pedindo para reduzir a marcha.

O carro tem tudo para ser muito bom no uso diário nas cidades pela agilidade e equilíbrio entre a potência do motor e a distribuição das marchas do câmbio mecânico de cinco velocidades. (Fig.8)

Dirigindo pelas ruas próximas da Piovesan, o Lucca pode perceber que o Polo Track é um carro robusto e está pronto para garantir o sucesso do Polo, considerando que a VW literalmente transferiu a mecânica confiável para o novo carro. 

Não só o motor e o câmbio que oferecem confiança no carro, precisamos também de conforto e a suspensão, junto com o pneu com perfil mais alto, tornam a dirigibilidade mais segura e confortável.

Pensando nas pessoas que trabalham com o carro durante o dia todo, o Polo Track vai atender muito bem e quando precisar de manutenção, a Piovesan estará de portas abertas para fazer o melhor serviço. (Fig.9)

Na Foxcar até o cliente da oficina dirigiu o carro, pois ele ouviu quando comentamos sobre o Polo Track que substitui o Gol e ele aproveitou bem a oportunidade, mas o Alan representando a oficina, dirigiu pelas ruas bem conhecidas e usadas para testar os carros e logo surgiu o comentário sobre o torque do motor, mesmo sendo de baixa cilindrada, o carro vai bem nas subidas e não fica pedindo marchas.

O Alan sabe que um dos segredos destes carros não está no motor e sim no câmbio que é projetado para uso mais urbano, sendo que nesta condição, o carro precisa de mais agilidade do que velocidade e o Alan está correto na sua opinião sobre o carro considerando que o maior tempo de uso de um carro, é em baixas velocidades e em ambiente urbano. (Fig.10)

Motor e transmissão

O Polo Track vem equipado com o conhecido motor 1.0 MPI flex, três cilindros da família EA-211, acoplado ao câmbio manual de cinco marchas, gerando 84 cv de potência com etanol e 77 cv com gasolina a 6.450 rpm, e torque máximo de 10,3 kgfm com etanol e 9,6 kgfm com gasolina a 3.000 rpm, faz o carro ser bem ágil no trânsito.

Vamos fazer uma descrição do motor:
• Código do motor; CSEB (EA211);
• Aspiração natural (não é turbo);
• Alimentação injeção eletrônica multiponto;
• Três cilindros em linha;
• Comando de válvulas duplo no cabeçote;
• Acionamento do comando por correia dentada;
• Variador no comando da admissão;
• Tuchos hidráulicos;
• Quatro válvulas por cilindro;
• Diâmetro do cilindro 74,5 mm;
• Curso do pistão 76,4 mm;
• Razão de compressão 11,5:1;
• Cilindrada unitária 333 cm³;
• Deslocamento 999 cm³;
• Potência máxima 84 cv (A) e 77 cv (G);
• Torque máximo 10,3 kgfm (A) e 9,6 kgfm (G);
• Peso/potência 12,55 kg/cv;
A transmissão de 5 marchas MQ200 foi desenvolvida para atender à nova geração de motores de combustão interna do Grupo Volkswagen e equipa modelos das marcas VW, Audi e Seat, é fabricada pela VW na Argentina e exportada para o Brasil, Espanha, Eslováquia, Índia, África do Sul, México e Portugal. (Fig.11 e 12)

Suspensão, freio e direção

Quando o Renato, o Lucca e o Alan dirigiram o Polo Track perceberam a facilidade de conduzir e muito estável quando a suspensão é exigida. A explicação técnica está na herança do Golf (não do Gol) pelo uso da mesma plataforma MQB.
VW Polo Track possui melhores ângulos em relação às demais versões da famíla. O ângulo de ataque é de 17,2°, o de saída fica em 28,8° e o de rampa é de 18,1°. A altura livre em relação ao solo é de 16,6 centímetros.
Estes requisitos técnicos tornam o Polo Track mais adequado para enfrentar buracos, valetas, lombadas e as garagens de prédios. 
O sistema de freios é bem apropriado ao modelo com discos ventilados na dianteira e tambor na traseira, que se completa com o auxílio do ABS e do sistema de assistência em subidas e descidas.
Outra comodidade percebida pelos reparadores ao dirigir o Polo Track foi a direção elétrica que transforma em leveza e suavidade cada manobra realizada, precisando apenas de 10,6 metros para completar um giro inteiro. (Fig.13 a 18)

Elétrica, eletrônica e conectividade

Considerando ser um carro básico, o Polo Track está bem equipado, pois ele vem com muitos itens de fábrica:
• Assistente para partida em subida ou descida- HHC (Hill Hold Control);
• Dois Airbags dianteiros e dois laterais para os ocupantes dianteiros;
• Alerta sonoro e visual de não utilização dos cintos de segurança dianteiros e traseiros;
• Ar-condicionado com filtro de poeira e pólen;
• Banco do motorista com ajuste de altura;
• Banco/encosto traseiro totalmente rebatível;
• Controle eletrônico de estabilidade (ESC), controle de Tração (ASR), bloqueio do diferencial (EDS);
• Direção elétrica;
• Faróis halógenos;
• Farol de rodagem diurna;
• Imobilizador eletrônico;
• Levantador do vidro, elétrico;
• Limpador do para-brisa dianteiro com temporizador;
• Limpador do vidro traseiro com temporizador;
• Travamento elétrico e remoto das portas, porta-malas e tampa de combustível.

Peças de reposição

Nossos três reparadores estão bastante seguros ao afirmar que as peças de reposição no Polo Track não representam preocupação por ser um carro que herdou muitos componentes de modelos da marca. 
A plataforma MQB que é utilizada em vários modelos, motor e câmbio, sistema de freios e desta forma será tranquilo encontrar as peças da rede autorizada VW e distribuidores de autopeças.