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A INNengine, empresa espanhola que deu a conhecer um motor de combustão revolucionário em 2019, anunciando-o como o primeiro motor a “1 tempo”. Chamado de INNengine e-Rex, este motor revolucionário continua tendo pistões e cilindros, entretanto, apresenta uma configuração diferente e várias inovações, prometendo virar o jogo contra os carros elétricos.
O INNengine e-Rex é muito mais compacto e leve que os motores de pistões e cilindros presentes no mercado atual. Devido a isso, promete não apenas níveis de eficiência maiores, como uma maior performance.
Este motor revolucionário, que promete acabar com os carros elétricos, foi apresentado pela primeira vez em 2020. O protótipo apresentava-se com 500 cm³, quatro cilindros e oito pistões, algo bem incomum. Isso só é possível porque o INNengine e-Rex é de pistões opostos e não cilindros opostos como os da Porsche ou Subaru, onde dois pistões estão em lados opostos do mesmo cilindro e movimentam-se um contra o outro.
Os motores de pistões opostos não são uma novidade absoluta, foram inventados em 1882, entretanto, o motor revolucionário da empresa espanhola se diferencia destes por prescindir da cambota tradicional. Aliás, das duas cambotas que são necessárias neste tipo de motores.
A desenvolvedora as substituiu por uma espécie de discos, um em cada extremidade do motor, com uma superfície ondulada, que controlam o movimento dos pistões. A solução possibilita não apenas dizer adeus às cambotas, como às bielas e engrenagens associadas. Esta redução importante do número de componentes permitiu reduzir o volume e massa do motor, o que potência o aumento de eficiência.
É realmente um "1-Stroke"?
Trata-se basicamente de um motor de quatro cilindros e pistões opostos, semelhante em conceito básico aos motores de pistões opostos EcoMotors OPOC e Achates Power . Ele compensa os desafios e a massa de dois virabrequins pela maior fricção e a redução da natureza geradora de torque de um par de discos oscilantes interligados (a INNengine os chama de "pistas de comando") capazes de fornecer potência em qualquer extremidade (ou em ambas) do motor.
Cada pistão completo um movimento de vaivém em meia revolução do motor. Isso significa que ele executa os tempos de compressão/combustão e escape/admissão duas vezes por revolução. Pela lógica da INNengine, dois tempos vezes meia revolução equivalem a "1 Tempo Patenteado". O nome foi escolhido para distanciar o INNengine e-Rex dos desafios que sempre perseguiram os motores de dois tempos.
Como funciona:
Em vez de bielas presas a um virabrequim, cada pistão se move para cima e para baixo em uma espécie de carrinho em forma de pistão. Estes apresentam dois rolos largos que transportam a energia da combustão para a pista de comando, e um terceiro, mais estreito, preso sob uma pista de comando de menor diâmetro que ajuda a separar os pistões após a energia da combustão sair pelas portas de escape. A empresa afirma que o escape sai com força suficiente para criar um vácuo capaz de aspirar a carga atmosférica de admissão, embora a sobrealimentação também seja possível.
Cada pista do comando de válvulas principal é chaveada ao eixo de saída comum por meio de uma engrenagem angular. Os anéis móveis que acionam essas engrenagens podem alterar a sincronização das pistas do comando de válvulas esquerda e direita, alterando a folga de sincronização entre admissão e escape em até 12,8 graus e, consequentemente, alterando a taxa de compressão. Isso seria mais útil em aplicações onde o INNengine é usado como motor de acionamento primário, combinando baixa compressão (9,1:1) com superalimentação ou turboalimentação, e alta compressão (16,7:1) com operação com baixa ou nenhuma sobrealimentação para máxima eficiência.
Benefícios exclusivos do motor patenteado "1Stroke"
* Super suave. Todas as massas reciprocantes estão perfeitamente equilibradas, com as forças de combustão atuando igualmente em ambas as direções, então a vibração é insignificante (o site mostra uma moeda equilibrada na ponta).
* Termicamente eficiente. Como a combustão exerce pressão igual sobre dois pistões, a maior parte da energia térmica é transferida para os pistões, em vez de superaquecer o cabeçote do cilindro, o que exige resfriamento extremo.
* Tomada de força simétrica. A união das duas pistas de comando elimina a necessidade de mecanismos complexos de haste de comando para transferir energia para um virabrequim comum ou de engrenagens para conectar dois virabrequins. Como bônus, se posicionada longitudinalmente, a potência poderia ser dividida 50/50 e enviada para os eixos dianteiro e traseiro, proporcionando tração integral — ao custo de duas transmissões.
* Compatível com multicombustíveis. A taxa de compressão variável torna o motor facilmente adaptável a uma variedade de combustíveis.
* Sem válvulas, sem depósitos. Sem injeção de porta, as válvulas de gatilho tradicionais podem acumular depósitos perigosos, mas sem válvulas, esse problema é eliminado.
* Grande potência específica. Sem a necessidade de conjuntos de válvulas e cabeçotes separados, e graças à conexão simples entre os discos de comando (incluindo o regulador de compressão variável), o INNengine e-Rex impressiona pela sua densidade de potência.
Empresa instala motor em Mazda MX-5 NB
Em 2021 a INNengine instalou um protótipo de motor em um Mazda MX-5NB e os números registrados são incríveis.
Com apenas 500 cm³ e 38kg, o motor revolucionário entregou 120 cavalos, fazendo 6 mil RPM e tem um binário à volta de 150 Nm. E sem o auxílio de qualquer tipo de sobrealimentação. Estes são números que não destoavam de um quatro cilindro com 1500 cm³. A única dúvida que fica é sobre sua eficiência e consumo de combustível.
O único dado avançado pela empresa em relação ao INNengine e-rex, que promete acabar com os carros elétricos, está ligado ao consumo específico de combustível ao freio do motor, que é a taxa que mede a conversão de combustível em trabalho à volta de 195 g/kW.
Dando algum contexto, embora seja um motor a gasolina, o modelo apresenta um consumo específico equiparável aos melhores motores a diesel, o que aponta para uma eficiência térmica confortavelmente acima dos 40%.