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Mitsubishi L200: localização de componentes, módulos e fluxograma

REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Rino Liciani Jr.
22 de maio de 2009
A Mitsubishi L200 começou a ser importada a partir de 1992 e, em 1999, passou a ser produzida em Catalão, Goiás, quando a picape sofreu sua primeira reestilização pelos designers brasileiros.



1 – MCE HPE; 2 – MCE bloqueio do diferencial traseiro (r/d lock);
3 – MEC do indicador 4x4


Os modelos Sport e Outdoor possuem módulo e sistema High Performance Eletronic e vêm com cabine dupla, tração 4x4 e duas opções de acabamento - GLS e a top de linha -, encontradas tanto com câmbio manual como automático de quatro velocidades.

As modificações feitas na L200 são oriundas de pistas de rali e de lá vieram as melhorias no motor e na suspensão, chegando a ser utilizados oito amortecedores em algumas versões.


1 - sensor de pressão do coletor; 2 - sensor de temperatura do ar;
3 - válvula egr; 4 - sensor do turbo; 5 - intercooler; 6 - válvula de controle da egr; 7 - cabo de alimentação das velas aquecedoras


Na L200 Outdoor há alguns itens exclusivos, como o design, que foi alterado com a nova tomada de ar sobre o capô e nova tela na grade do radiador, os faróis e lanternas traseiras apresentam uma moldura na cor grafite, idêntica à dos para-choques dianteiro e traseiro, das abas dos para-lamas e do friso lateral; suas rodas aro 16 apresentam desenho exclusivo e a pintura é mais agressiva.

Ainda com o mesmo projeto de 1992, de lá para cá a L200 evoluiu. Seu motor de quatro cilindros e 2,5 litros recebeu um turbo e um intercooler, além de modificações no mapeamento da injeção, passando dos 90 cv originais para 141, no modelo HPE (a versão GLS utiliza um motor mais fraco, com 121 cv). Com o câmbio automático de quatro marchas, a Outdoor HPE precisa de 15,6 segundos para chegar aos 100 km/h.



Com 23,5 cm de altura em relação ao solo, é uma máquina robusta, que possui um botão de bloqueio do diferencial traseiro, provocando emoção aos que encaram pisos irregulares, travessia de riachos e até saltos em terrenos adversos.

Mas, certamente ela proporciona uma relação custo/diversão entre as picapes do nosso mercado.


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Técnica
A partir de agora, passamos a conhecer um pouco mais a parte técnica deste veículo, começando com a localização dos componentes.
 
Localização dos módulos
   Controle de tração

O módulo UCE do controle de tração 4x4 (4WD) está localizado na coluna dianteira direita, abaixo do porta-luvas. As solenoides de controle do sistema 4X4 (4WD) estão localizadas logo abaixo do filtro de ar de admissão, presas ao lado interno do para-lama dianteiro direito. Sua função é gerenciar as funções específicas do software. Sempre que se notar falha em uma das solenoides, recomenda-se a troca do conjunto.

As solenoides de controle de tração estão instaladas debaixo do filtro de ar.
As duas são alimentadas com 12 Volts, constante “Fios AZ / BC” acionamento 4X4.
 

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