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É utilizado em diversas áreas, desde geradores de energia portáteis, em automóveis e até nas usinas hidrelétricas. O alternador funciona de acordo com o fenômeno da Indução eletromagnética, ele aproveita o mesmo princípio físico básico, onde a corrente elétrica flui através do rotor criando um campo magnético que induz a movimentação dos elétrons nas bobinas do estator, que resultará em corrente alternada. É importante saber que a intensidade desta tensão/corrente não é constante. Após cada giro de 360 graus, o ciclo da tensão se repete. Por isso, num giro uniforme consegue-se uma alteração periódica da tensão, que pode ser representada como onda senoidal com meia-onda positiva e meia negativa.
Em um alternador automotivo apresenta características de um alternador com a adição de um retificador e um regulador de tensão. Pois os automóveis operam com corrente contínua a um nível de tensão de 12,6 a 15 volts
Carcaça: estrutura de proteção externa do componente, com aberturas para refrigeração;
Polia: é montada junto ao eixo do rotor para girar a correia de distribuição utilizando a rotação do motor do carro;
Rotor: bobina em um eixo de aço, com polos em garra e anéis coletores em fio de cobre;
Estator: estrutura circular que reveste uma bobina para indução de corrente elétrica;
Placa de diodo: componente que transforma a corrente alternada gerada nas bobinas para corrente contínua;
Regulador de tensão: responsável por ajustar a voltagem variável obtida nas placas de diodo para a tensão de trabalho utilizada no veículo;
Como Testar o Alternador do Carro
Testar o alternador do carro é crucial para garantir que ele esteja funcionando corretamente e carregando a bateria de maneira eficaz. Um alternador em mau estado pode causar uma série de problemas elétricos no veículo, por isso, saber como realizar este teste pode poupar tempo e dinheiro.
Antes de começar, você precisará de algumas ferramentas básicas, como um multímetro digital. Este dispositivo é essencial para medir a voltagem e outros indicadores que revelarão o estado do seu alternador.
Para iniciar o teste do alternador do carro, o primeiro passo é verificar a voltagem da bateria com o motor desligado. Conecte o multímetro aos terminais da bateria vermelha no positivo e preto no negativo. A leitura ideal deve estar entre 12,4 e 12,7 volts. Se a leitura for inferior a isso, a bateria pode estar parcialmente descarregada ou o alternador pode não estar carregando adequadamente.
Em seguida, ligue o motor do carro e deixe-o em marcha lenta. Com o motor em funcionamento, a leitura do multímetro deve aumentar para cerca de 13,8 a 14,4 volts. Isso indica que o alternador está carregando a bateria adequadamente. Se a leitura permanecer baixa ou muito alta, pode ser um sinal de que o alternador está com defeito.
Outro teste útil é verificar os faróis enquanto o motor está ligado. Ligue os faróis do carro e observe a intensidade das luzes. Elas devem apresentar um brilho constante. Se a intensidade diminuir ou flutuar quando você acelerar levemente o motor, isso pode ser um indício de que o alternador não está regulando a energia corretamente.
Uma inspeção visual do alternador é igualmente importante. Verifique a tensão do cinto de alternador. Se estiver muito solto ou gasto, ele pode não estar girando o alternador de forma eficiente, resultando em carga insuficiente. Um cinto desgastado também pode deslizar, gerando ruídos altos ou incomuns.
Verifique também as conexões elétricas do alternador. Certifique-se de que todos os cabos e conectores estejam firmemente presos e livres de corrosão. Conexões frouxas ou corroídas podem interferir no desempenho do alternador e causar mau funcionamento do sistema elétrico do carro.
Se você suspeitar de que o alternador ainda está com problemas após realizar esses testes básicos, uma inspeção mais aprofundada por um profissional pode ser necessária. Eles terão as ferramentas e o conhecimento para diagnosticar questões mais complexas, como problemas na placa retificadora alternador Bosch ou regulador de voltagem.
O alternador é responsável por carregar a bateria e fornecer energia elétrica aos sistemas do veículo enquanto o motor está em funcionamento. Quando ele começa a falhar, diversos sinais podem se manifestar.
Luz de advertência no painel
Um dos primeiros sinais de que há algo errado com o alternador é o acendimento da luz de advertência no painel, que pode ter o símbolo de uma bateria, um raio ou a sigla ALT. Essa luz indica que o alternador não está gerando a tensão adequada para carregar a bateria e manter os sistemas elétricos funcionando.
Diminuição da iluminação
Outro sintoma de um alternador com problemas é a diminuição da intensidade da iluminação dos faróis, das lanternas, do painel e do interior do carro. Isso acontece porque o alternador não está fornecendo energia suficiente para esses componentes, que dependem da eletricidade para funcionar.
Dificuldade para ligar o carro
Se o seu carro demora para pegar ou não liga de jeito nenhum, pode ser um sinal de que o alternador está falhando ou já parou de funcionar. Isso porque a bateria depende do alternador para se manter carregada, e sem carga suficiente ela não consegue fornecer a energia necessária para dar a partida no motor.
Perda de potência
Um alternador defeituoso também pode causar uma perda de potência do motor, pois ele interfere no funcionamento dos sistemas de injeção eletrônica e ignição, que são responsáveis pela mistura de ar e combustível e pela geração da faísca nas velas. Com isso, o motor pode falhar, engasgar ou até mesmo morrer.
Problemas nos acessórios elétricos
Se você perceber que os acessórios elétricos do seu carro, como o rádio, o ar-condicionado, os vidros elétricos, os limpadores de para-brisa e outros, estão apresentando falhas ou funcionando de forma irregular, pode ser um indício de que o alternador não está entregando a energia necessária para eles.
Cheiro de queimado
Um cheiro de queimado vindo do capô do carro pode ser um sinal de que o alternador está superaquecendo ou que a correia do alternador está desgastada ou frouxa. Isso pode causar danos ao alternador e à bateria, além de representar um risco de incêndio.
Ruídos estranhos
Se você ouvir ruídos estranhos vindo do motor, como chiados, rangidos ou zumbidos, pode ser um sinal de que há algum problema no alternador ou na correia do alternador. Esses ruídos podem indicar que há algum componente solto, desalinhado ou danificado no alternador ou na correia.
Especialistas normalmente recomendam substituir o alternador quando o veículo atinge aproximadamente 200 mil quilômetros rodados. No entanto, em alguns casos, é possível reparar e restaurar um alternador defeituoso, desde que os danos não tenham comprometido sua carcaça.