Notícias
Vídeos
Fórum
Assine
Nesta matéria serão mostrados os dois tipos de sistemas de ar-condicionado automotivo. Atualmente os sistemas mais utilizados pelos fabricantes são:
1. Sistema com válvula de expansão e filtro secador;
2. Sistema com tubo de expansão e orifício fixo com filtro acumulador.
Podemos dizer que o primeiro sistema seria o mais comum nos dias de hoje, chegando a 80 a 90% dos veículos existentes no mercado e o segundo não muito utilizado, mas também eficiente, presente nos veículos na linha Ford (Fiesta, KA Courrier, Focus, Taurus - todos os modelos antigos), GM (S-10\Blazer antiga, Monza e Kadett), e alguns AUDI (A4, A3 etc), entre outros.
Uma das maneiras de você identificar o tipo de sistema que está no veículo, seria visualizar se tem o filtro acumulador ou filtro secador:
No caso de filtros acumuladores, em alguns veículos é fácil identificá-los, pois os mesmos estão bem expostos, como o caso da S-10\Blazer, Ranger. Quando você abre o capô, fica fácil de visualizar o filtro acumulador.
Porém, em outros modelos o componente fica mais escondido, como no caso dos VW Passat, Audi RS e Ford Ka.
Obs.: Algumas pessoas se confundem, achando que seria um recipiente ou reservatório do fluido refrigerante, mas no caso é um componente de filtragem, e um dispositivo para expandir o fluido refrigerante antes de chegar no compressor. Quando ele expande, evita que entre líquido no compressor, pois o líquido pode causar um calço hidráulico.
No caso de filtros secadores, podem ser de 3 modelos:
- modelo garrafa, cilindro. golf, polo, sandero, kangoo, jetta;
- modelo refil. fox, polo, alguns palios;
- modelo embutido no condensador. como por exemplo no palio 1.8 e etios.
Uma das maneiras de identificar se o veículo possui um filtro secador seria visualizar sempre ao lado do condensador, se possui um destes modelos:
Obs.: No mesmo caso do filtro acumulador, algumas pessoas acham que o filtro secador seria um local para armazenar o fluido refrigerante, porém o filtro secador nada mais é do que um filtro que filtra o fluido refrigerante, com a principal função de desidratar, através de um de seus componentes chamados de sílica gel ou zeolite, e ainda reter algumas limalhas de alumínio antes de chegar na válvula de expansão.
Nestes dois modelos de válvulas de expansão termostática, tem a função de expandir mais ou menos fluido, dependendo da temperatura de saída do evaporador.
Tubo de expansão ou “caneta expansora”: Tem a sua construção com o orifício fixo de expansão. Ou seja, ele não varia de acordo com a temperatura de saída do evaporador, e sua passagem do fluido é constante. Neste caso, se não tiver um compressor com deslocamento de fluido variável, sempre terá um pressostato de baixa pressão para funcionar como um termostato, desligando o compressor ou por falta de fluido refrigerante ou por congelamento do evaporador.
FILTRO SECADOR E FILTRO ACUMULADOR
O filtro acumulador:
- fica localizado na região de baixa pressão.
- fica no fluxo do fluido refrigerante antes do compressor.
- Além de filtrar, desumidificar, tem a função de expandir o fluido refrigerante não expandido no evaporador, para evitar de ele não entrar líquido no compressor.
- Lubrifica o fluido antes de entrar no compressor.
- importante a sua manutenção/substituição a cada 2 ou 3 anos.
O filtro secador:
- fica localizado na região de alta pressão.
- fica no fluxo do fluido refrigerante após o condensador.
- Além de filtrar, desumidificar o fluido refrigerante, acaba retendo as micropartículas de desgaste do compressor.
- importante a sua manutenção/substituição a cada 2 ou 3 anos.
Bom, meus amigos reparadores, acabamos agora de explicar os tipos de sistema de ar-condicionado automotivo.
Para dúvidas e sugestões, entrem em contato.
Boas festas!