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Funcionamento e dicas de manutenção do sistema de ar-condicionado do Hyundai Tucson 2008


Sucesso de vendas no segmento de SUVs de entrada, o Hyundai Tucson sempre foi vendido com o ar-condicionado como item de série.  Conheça as particularidades deste sistema, e siga as dicas para efetuar as manutenções de forma correta e eficiente 

Mario Meiler Ishiguro
11 de setembro de 2015

O Hyundai TUCSON 2008 tem um ar-condicionado muito eficiente, com acionamento simples e fácil de usar, tem a maioria das peças compartilhadas com o modelo Sportage 2008 da Kia. Em algumas versões deste modelo, o sistema de ar-condicionado pode ter controle automático digital.

O sistema de ar quente, como na maioria dos veículos, é feito por aquecimento de fluido do sistema de arrefecimento do motor.  E o seu controle é feito através de portinholas dentro da caixa de ventilação, controlada por motor elétrico que recebe informações do painel de comando do climatizador. (fig 1)

Na versão de motor de 4 cilindros, pode ser equipado com um compressor Doowon 10P15 de deslocamento FIXO de 10 cilindros (com dois tipos de furação) (fig 2 e 3), também pode ter para reposição o compressor HS 15 Halla (fig 4 e 5), ambos com embreagem eletromagnética e 150 cm³. A correia é poly V e individual para o compressor, com sistema de tensor com regulagem manual.

Esses compressores não foram feitos para sofrer recuperação, a montadora não oferece peças internas, por isso em caso de desgaste e ruídos, o correto é substituir o componente.

A norma Vigente da ABNT – NBR 15629- 2008 no parágrafo 8.15 determina que:

Em caso de vazamento nas juntas e vedador, proceder a substituição.

Em caso de avaria, proceder à substituição conforme a especificação do veículo e/ou sistema.

O sistema de ar-condicionado utiliza cerca de 500g de fluido refrigerante R134a e cerca de 180 ml de óleo (fig 5).

Com relação à manutenção, um dos maiores problemas deste sistema são os vazamentos (fig 7) e ruídos no compressor. 

Se for necessário retirar o compressor, o melhor acesso é por baixo do carro (fig 6).

Não devemos esquecer que ao trocar o compressor, a recomendação é limpar a tubulação (FLUSH) e trocar o condensador e o filtro secador.

As válvulas de serviço de alta e baixa pressão são de fácil acesso, ao lado do reservatório de óleo da direção hidráulica. (fig 8)

O eletroventilador fica posicionado na parte de trás do radiador de água. O sistema possui 2 velocidades no eletroventilador: a 1ª velocidade, através de uma resistência, liga junto com o compressor e a 2ª velocidade liga quando a pressão do fluido refrigerante na linha de alta atingir cerca de 16 bar (225 psi).

O condensador fica na frente do radiador e para acessar o condensador e o filtro secador é necessário retirar o parachoques (fig 9).

O filtro secador fica posicionado na saída lateral do condensador (fig 10).

Como este sistema trabalha com um compressor de capacidade volumétrica fixa, é necessário um sensor anticongelamento para evitar que a umidade do ar congele nas aletas do evaporador.

O sensor de temperatura de anticongelamento resistivo (fig 11) fica posicionado na lateral da caixa evaporadora, abaixo do porta-luvas, eventualmente este sensor pode apresentar problemas, causando congelamento do evaporador em viagens. Em caso de congelamento do evaporador, pode retornar fluido refrigerante no estado líquido para o compressor, o que pode causar danos ao compressor como calço hidráulico e quebra de palhetas do cabeçote.

A caixa de fusíveis fica na lateral do painel (fig 12).

 E a caixa de fusíveis fica no cofre do motor (fig 13).

 Eventualmente algum plug mal encaixado no “chicote” pode causar falhas no funcionamento do sistema de ar-condicionado (fig 14).

O monitoramento da pressão do fluido refrigerante é feito por um pressostato de 4 pinos, na linha de alta (fig 15). Este pressostato garante que se as pressões do fluido refrigerante estiverem muito baixas ou muito elevadas, o compressor não irá acionar. E quando a pressão do fluido refrigerante na linha de alta chegar por volta dos 16 bar/ 225 psi, a ventoinha será acionada na 2ª velocidade.

O acesso ao filtro antipólen fica atrás do porta-luvas (fig 16), é necessário cuidar com o cabo limitador da tampa do porta-luvas no lado direito da mesma.

Sua troca é recomendada de 6 em 6 meses, dependendo da utilização do veículo.

A válvula de expansão é de fácil acesso (fig 17), apesar de não ser comum apresentar problemas. 

As peças de reposição do sistema de ar-condicionado ainda não são encontradas com facilidade nas distribuidoras e geralmente podem ser encomendadas nas concessionárias da Hyundai, isso pode encarecer a manutenção.

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