Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias
Fórum

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp

Oficina Brasil

NotíciasComunidadeFórum

Oficina Brasil Educa

Treinamentos

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Técnicas
  4. /
  5. Funcionamento e dicas de manutenção do sistema de ar-condicionado do Hyundai Tucson 2008

Funcionamento e dicas de manutenção do sistema de ar-condicionado do Hyundai Tucson 2008

Sucesso de vendas no segmento de SUVs de entrada, o Hyundai Tucson sempre foi vendido com o ar-condicionado como item de série.  Conheça as particularidades deste sistema, e siga as dicas para efetuar as manutenções de forma correta e eficiente 

Mario Meiler Ishiguro
11 de setembro de 2015

O Hyundai TUCSON 2008 tem um ar-condicionado muito eficiente, com acionamento simples e fácil de usar, tem a maioria das peças compartilhadas com o modelo Sportage 2008 da Kia. Em algumas versões deste modelo, o sistema de ar-condicionado pode ter controle automático digital.

O sistema de ar quente, como na maioria dos veículos, é feito por aquecimento de fluido do sistema de arrefecimento do motor.  E o seu controle é feito através de portinholas dentro da caixa de ventilação, controlada por motor elétrico que recebe informações do painel de comando do climatizador. (fig 1)

Na versão de motor de 4 cilindros, pode ser equipado com um compressor Doowon 10P15 de deslocamento FIXO de 10 cilindros (com dois tipos de furação) (fig 2 e 3), também pode ter para reposição o compressor HS 15 Halla (fig 4 e 5), ambos com embreagem eletromagnética e 150 cm³. A correia é poly V e individual para o compressor, com sistema de tensor com regulagem manual.

Esses compressores não foram feitos para sofrer recuperação, a montadora não oferece peças internas, por isso em caso de desgaste e ruídos, o correto é substituir o componente.

A norma Vigente da ABNT – NBR 15629- 2008 no parágrafo 8.15 determina que:

Em caso de vazamento nas juntas e vedador, proceder a substituição.

Em caso de avaria, proceder à substituição conforme a especificação do veículo e/ou sistema.

O sistema de ar-condicionado utiliza cerca de 500g de fluido refrigerante R134a e cerca de 180 ml de óleo (fig 5).

Com relação à manutenção, um dos maiores problemas deste sistema são os vazamentos (fig 7) e ruídos no compressor. 

Se for necessário retirar o compressor, o melhor acesso é por baixo do carro (fig 6).

Não devemos esquecer que ao trocar o compressor, a recomendação é limpar a tubulação (FLUSH) e trocar o condensador e o filtro secador.

As válvulas de serviço de alta e baixa pressão são de fácil acesso, ao lado do reservatório de óleo da direção hidráulica. (fig 8)

O eletroventilador fica posicionado na parte de trás do radiador de água. O sistema possui 2 velocidades no eletroventilador: a 1ª velocidade, através de uma resistência, liga junto com o compressor e a 2ª velocidade liga quando a pressão do fluido refrigerante na linha de alta atingir cerca de 16 bar (225 psi).

O condensador fica na frente do radiador e para acessar o condensador e o filtro secador é necessário retirar o parachoques (fig 9).

O filtro secador fica posicionado na saída lateral do condensador (fig 10).

Como este sistema trabalha com um compressor de capacidade volumétrica fixa, é necessário um sensor anticongelamento para evitar que a umidade do ar congele nas aletas do evaporador.

O sensor de temperatura de anticongelamento resistivo (fig 11) fica posicionado na lateral da caixa evaporadora, abaixo do porta-luvas, eventualmente este sensor pode apresentar problemas, causando congelamento do evaporador em viagens. Em caso de congelamento do evaporador, pode retornar fluido refrigerante no estado líquido para o compressor, o que pode causar danos ao compressor como calço hidráulico e quebra de palhetas do cabeçote.

A caixa de fusíveis fica na lateral do painel (fig 12).

 E a caixa de fusíveis fica no cofre do motor (fig 13).

 Eventualmente algum plug mal encaixado no “chicote” pode causar falhas no funcionamento do sistema de ar-condicionado (fig 14).

O monitoramento da pressão do fluido refrigerante é feito por um pressostato de 4 pinos, na linha de alta (fig 15). Este pressostato garante que se as pressões do fluido refrigerante estiverem muito baixas ou muito elevadas, o compressor não irá acionar. E quando a pressão do fluido refrigerante na linha de alta chegar por volta dos 16 bar/ 225 psi, a ventoinha será acionada na 2ª velocidade.

O acesso ao filtro antipólen fica atrás do porta-luvas (fig 16), é necessário cuidar com o cabo limitador da tampa do porta-luvas no lado direito da mesma.

Sua troca é recomendada de 6 em 6 meses, dependendo da utilização do veículo.

A válvula de expansão é de fácil acesso (fig 17), apesar de não ser comum apresentar problemas. 

As peças de reposição do sistema de ar-condicionado ainda não são encontradas com facilidade nas distribuidoras e geralmente podem ser encomendadas nas concessionárias da Hyundai, isso pode encarecer a manutenção.

Acessar Manuais Técnicos
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Técnicas
Técnicas
Como é Feita a Troca da Correia Dentada do EA211 1.6 na Prática
Técnicas
Técnicas
Diagnóstico avançado do sistema ABS e suas falhas mais comuns
Técnicas
Técnicas
Turbina dos motores CSS Prime 1.0 Turbo: Sintomas de Desgaste e Boas Práticas na Manutenção