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Nesta matéria, relatarei defeitos apresentados nos veículos que utilizam sistema eletrônico do motor (Magnetti Marelli) com as seguintes descrições das Centrais de Injeção:
IAW 4AVP – utilizado pela VOLKSWAGEN
IAW 4GF – utilizado pela VOLKSWAGEN
IAW 4CFR – utilizado pela FORD
IAW 4AF – utilizado pela FIAT
IAW 4DF – utilizado pela FIAT
IAW 7GF – utilizado pela FIAT
Quando ocorre o defeito, há algumas irregularidades no funcionamento do motor e, em algumas vezes, não aparenta nenhuma falha, funciona perfeitamente.
Quando apresentam este sintoma, as luzes de anomalia da injeção e da ignição ficam piscando constantemente, da mesma forma quando há falha no sistema do imobilizador da GM.
Muitas vezes o defeito ocorre com o proprietário do veículo e chega até a oficina já com as luzes de anomalia piscando. Em muitas circunstâncias, o defeito aparece na oficina quando é realizado um reparo ou utilização de alguns recursos pelo scanner automotivo (reset dos parâmetros adaptativos).
Já acompanhei vários mecânicos com esses problemas sem encontrar uma solução, isto é, não apresentava falha quando o veículo chegava à oficina. O defeito da Volkswagen não é registrado na memória da Central Eletrônica. Mas já ouvi reparadores falarem que trocaram tudo no sistema eletrônico e o defeito persistiu.
No caso da montadora Ford com sistema IAW 4CF é bem mais difícil apresentar o defeito, mas ocorre principalmente na queda brusca da alimentação positiva ou negativa, ou interrupção brusca da bateria ou do conector da Central Eletrônica. Quando apresenta o defeito e a luz de anomalia fica piscando, nota-se uma queda de potência do motor em alta rotação (com o veículo em movimento), e gera um código de falha na memória da Central Eletrônica (P1300 = falha na adaptação da roda fônica ou sincronismo).
A Fiat com sistemas Magneti Marelli IAW 4AF e IAW 4CF (utilizado no Uno e no Palio) apresenta o comportamento da luz piscando de várias maneiras. O veículo pode chegar à oficina com a luz já piscando, ou durante trocas da correia dentada, quedas de tensão abaixo do especificado. Pode ocorrer ainda após uma revisão do veículo, ou ainda, quando é feito o reset dos parâmetros adaptativos pelo scanner.
Já observaram quantos veículos estão em sua oficina com esses problemas, principalmente quando o proprietário está chegando para retirar o veículo? Explicar o que para o proprietário se quando entrou na oficina não apresentava esse defeito? Observe que todos esses sistemas comentados são dotados do sensor de fase físico, até mesmo porque apresentam o código de falha (P1300 = falha na adaptação da roda fônica ou sincronismo), perde a sincronização e referência do sensor de rotação com o sensor de fase.
Mas para solucionar estes defeitos temos que recorrer a informações, até mesmo porque cada montadora e sistema necessitam de um procedimento específico.
Antes de verificar se o veículo está realmente revisado, observe quanto ao sincronismo da correia dentada: um pouco fora de sincronismo já é o suficiente para apresentar as piscadelas da luz de anomalia, quando não adianta realizar o procedimento por várias vezes, pois não resolverá.
Antes de realizar o procedimento, analisar alguns itens como nível de água, nível de óleo, temperatura do motor (tem que estar acima de 80°C) e resetar a memória da Central.
VOLKSWAGEN:
1 – Acelerar o motor a 6.000 RPM por 3 a 5 segundos;
2 – Em seguida, deixar estabilizar a marcha lenta;
3 – Realizar as etapas 1 e 2 por três vezes, e a luz se apagará.
FORD:
Acelerar o motor até o corte de giro, uma vez só é o suficiente para reconhecimento, adaptação e apagar a luz de anomalia;
FIAT:
Os modelos da marca italiana equipados com estes sistemas acima citados, são os que mais apresentam esse tipo de falha, até mesmo porque quando realizamos o procedimento, desligamos a chave e realizamos uma nova partida por muitas vezes, volta a piscar a luz. Fique atento a alguns detalhes, primeiro realizando o procedimento:
1 – Com o scanner, apagar a memória, provavelmente estará gravado na memória o código P1300;
2 – Acelerar a 3.500 RPM por 5 segundos, sem tirar o pé. Após 5 segundos, pisar ao fundo o pedal do acelerador e soltar rapidamente (não há necessidade de deixar a rotação atingir o corte de giro);
3 – Realizar as etapas 1 e 2 por três vezes, e a luz se apagará.
Para a montadora Fiat é comum realizar o procedimento e, ao desligar a chave de ignição e dar nova partida, a luz volta a piscar.
Caso isso aconteça, deve-se realizar uma nova adaptação com as seguintes recomendações:
1 – Resetar os códigos de falhas memorizados na Central Eletrônica;
2 – Dar partida no motor e tão logo entre em funcionamento, desligar;
3 – Realizar a etapa 2 sem pisar no acelerador por 24 vezes (dar partida, assim que entrar em funcionamento desligar);
4 – Na 25ª vez, dar partida e iniciar o procedimento abaixo:
Acelerar a 3.500 RPM por 5 segundos, sem aliviar o pé do acelerador. Após 5 segundos, pisar a fundo o pedal do acelerador e soltar rapidamente (não há necessidade de deixar a rotação atingir o corte de giro);
Fazer isso por três vezes e a luz se apagará e não acenderá novamente.
Lembrando, o procedimento deve ser feito sempre com o motor em perfeitas condições, com líquido de arrefecimento no nível correto, óleo na especificação e no volume correto no sistema, sincronismo da correia acertado, velas em boas condições, etc.
Espero ter colaborado com essa informação no dia a dia das oficinas, nossa equipe agradece pelo carinho e respeito a vocês, que têm nos recebido em seu local de trabalho.
Obrigado por nos prestigiar com nossos treinamentos e o manual eletrônico de pesquisas. No próximo mês, voltarei a comentar mais falhas intrigantes, grande abraço a todos!