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Como identificar problemas na bomba de combustível


Neste tópico abordaremos sobre a bomba de combustível um componente fundamental para o sistema de injeção eletrônica seus detalhes e importância para o funcionamento no veículo

Glauber Sena
18 de julho de 2025

A bomba de combustível tem a função de levar o combustível que está armazenado no tanque de combustível para a linha de pressão e direcionar aos bicos injetores, as bombas de combustível de veículos atuais são controladas eletricamente pela central de comando da injeção eletrônica UCE.

Quando se liga a chave de ignição na posição de linha 15 ou pós chave, o sistema elétrico da bomba de combustível é acionado. E se tem pressão de linha de combustível pronta antes de ligar o motor do veículo, desta forma podemos usar como método para verificar se a bomba de combustível está operando normalmente.



Embora as bombas de combustível sejam projetadas para serem duráveis e duradouras, como qualquer outro componente de um veículo, elas não são imunes ao desgaste. Vários fatores podem levar ao seu mau funcionamento ou falha completa:

Combustível contaminado: sujeira, detritos ou água no combustível podem danificar a bomba ao longo do tempo. Esses contaminantes podem causar aumento do atrito, levando ao desgaste prematuro dos componentes da bomba.

Desgaste: Assim como todas as peças mecânicas, as bombas de combustível têm uma vida útil. O uso contínuo por períodos prolongados pode levar à redução da eficiência e, eventualmente, à falha.

Problemas elétricos: fiação defeituosa, conexões corroídas ou fusíveis queimados podem interromper o fornecimento de energia à bomba, causando mau funcionamento ou parando de funcionar completamente.

Superaquecimento: Operar um veículo com pouco combustível pode causar superaquecimento da bomba. Como o combustível atua como um líquido de arrefecimento para a bomba, níveis constantemente baixos podem levar ao aumento da temperatura, reduzindo a vida útil da bomba.

 

Você já deve ter ouvido falar que combustível contaminado pode causar falha na bomba de combustível. É verdade a sujeira e detritos no combustível entopem a bomba, reduzindo sua capacidade de fornecer combustível ao motor. Quando isso acontece, os sintomas de uma bomba de combustível com defeito se tornam aparentes.



Você pode ouvir a bomba produzir um som agudo quando o motor está em marcha lenta. Você também pode experimentar episódios frequentes de parada do carro durante a condução ou falhas no motor. Esses são sinais de que a bomba está trabalhando mais devido ao entupimento. Além de afetar o conforto ao dirigir e o desempenho do motor, o problema pode causar a queima da bomba.

Primeiro, você precisa verificar se há vazamentos ou danos visíveis ao redor da bomba de combustível e das tubulações. Em seguida, ouça um zumbido vindo da bomba de combustível ao ligar a ignição; você deverá conseguir ouvi-la bombeando. Se não ouvir nada, é um sinal bastante indicativo de que a bomba de combustível precisará ser substituída.

A partir daí, use um manômetro de combustível para medir a pressão no trilho de combustível e compare-a com a pressão indicada pelo fabricante. Por fim, se todas as outras etapas já tiverem sido concluídas com sucesso, teste as conexões elétricas e o relé da bomba para garantir que estejam funcionando corretamente. Se os problemas persistirem além desse ponto, pode ser hora de ligar para o seu mecânico de preferência para um teste mais aprofundado. 

Uma bomba de combustível defeituosa pode afetar o desempenho do seu veículo de várias maneiras. Dificuldade para dar a partida ou o motor engasgar em altas rotações. O superaquecimento pode fazer com que o veículo pare, especialmente em altas temperaturas, e você pode notar uma perda de potência durante a aceleração.

Além disso, uma redução na eficiência de combustível pode indicar que a bomba está fornecendo uma quantidade incorreta de combustível, enquanto um ruído agudo distinto vindo do tanque de combustível sugere que a bomba pode estar perto de uma falha permanente.



Uma causa frequente de mau funcionamento do sistema de combustível ou de falha prematura das bombas de combustível são impurezas de partículas grandes ou pequenas. Elas têm diferentes efeitos:

·         Filtros entupidos

·         Taxa de fluxo reduzida

·         A bomba de combustível está excessivamente barulhenta

·         A bomba funciona a seco

·         Sistema de bomba emperrado

Se corpos estranhos aspirados entrarem na bomba de combustível, as peças rotativas do sistema de bombeamento frequentemente ficam presas. A bomba, então, frequentemente falha imediatamente.

Corrosão de contato causado montagem ou adaptação inadequada pode resultar em combinações de materiais que desencadeiam corrosão por contato, como, por exemplo, braçadeiras de aço com revestimento de zinco e sem isolamento, montadas diretamente no corpo de alumínio da bomba. Na pior das hipóteses, o corpo da bomba pode apresentar vazamentos devido à corrosão por pites.

Danos causados pela corrosão, a água no combustível pode levar à precipitação de calcário ou à formação de ferrugem. Se houver formação de depósitos significativos de ferrugem ou calcário, eles podem travar as peças rotativas do sistema da bomba, assim como corpos estranhos aspirados.

Partículas de ferrugem ou calcário podem entupir os filtros e causar funcionamento a seco.


Causas da presença de água no combustível:

Respingos de água podem entrar no sistema de combustível de várias maneiras, por exemplo, devido a uma vedação da tampa do tanque com vazamento ou ausente, uma tampa do tanque de combustível ausente e por meio de orifícios de ventilação em válvulas pneumáticas que são expostas a respingos de água (por exemplo, válvulas no sistema de filtro de carvão ativado).

Quando veículos com tanque de combustível relativamente vazio não são conduzidos por longos períodos, a grande quantidade de ar no tanque significa que um volume maior de condensação pode se acumular.

Alto teor alcoólico no combustível: o álcool é higroscópico, ou seja, retém água. Quando um determinado valor limite é atingido, essa água é eliminada.

Se houver depósitos de ferrugem ou calcário visíveis no lado de admissão da bomba de combustível, isso é sinal de água no combustível.



Funcionamento a seco: os filtros entupidos das bombas de combustível modernas são limpos com combustível, que as lubrifica e resfria. Se isso não for feito em quantidade suficiente, existe o risco de funcionamento a seco. O funcionamento a seco causa danos muito rápidos no sistema da bomba.

Os sintomas podem ser uma taxa de entrega reduzida, pressão insuficiente, ruído operacional excessivo da bomba de combustível ou até mesmo falhas na ignição do motor ou na bomba de combustível.

As possíveis causas incluem: várias bombas de combustível possuem um filtro de peneira integrado no lado de admissão para proteção contra impurezas. Esses filtros de peneira podem ficar obstruídos por impurezas. Linhas comprimidas ou dobradas no lado de admissão reduzem o fluxo.

Por esse motivo, filtros de malha fina nunca devem ser instalados no lado da admissão. É por isso que o filtro de combustível está sempre no lado do impulso.

Quando o nível de combustível está baixo, a bomba precisa trabalhar muito mais para produzir a mesma pressão. Isso ocorre porque a redução do peso do combustível não empurra mais o combustível para dentro da bomba. Em vez disso, a bomba precisa aspirar o combustível. Um nível baixo de combustível também significa menos combustível para dissipar o calor e lubrificar a bomba. A combinação de uma bomba sobrecarregada e resfriamento e lubrificação reduzidos provavelmente danificará a bomba de combustível.

 

Como identificar problemas na parte elétrica

Umas das formas para identificar defeitos relacionados a bomba de combustível é através do sistema elétrico do veículo utilizando um diagrama elétrico e ferramentas que podem medir resistência tensão e corrente. Como o motor da bomba de combustível em funcionamento deve haver uma tensão de alimentação em torno de 12 á 13,5 Volts, e o consumo de corrente de uma bomba de combustível é de 5 á 8 amperes ou mais.  Sendo necessário o uso de literatura técnica para identificar os valores com precisão.

Com correntes tão elevadas é importante haver pontos de contato limpos e seguros, uma vez que qualquer forma de corrosão ou maus contatos aumenta a resistência elétrica através do contato. Mas uma resistência maior implica forçosamente uma queda de tensão na bomba de combustível.



Cada um desses contatos pode apresentar uma resistência aumentada devido à oxidação, corrosão e ligação insuficiente. Isso provoca uma queda de tensão indesejada nesse circuito elétrico. A queda de tensão pode causar um baixo nível de desempenho da bomba de combustível. As consequências: a pressão e a taxa de vazão baixam.


Diagnostico com scanner

Umas das formas mais rápidas para identificar defeitos relacionados a parte elétrica do veículo é através do scanner automotivo, entrando em leitura de parâmetros e interpretando os valores contidos no módulo de injeção UCE e testando a bomba de combustível em opções de teste de atuadores através de um scanner profissional. Conforme a norma ABNT J2012 segue alguns códigos que podem ser gerados a partir da bomba de combustível defeituosa:

·         P0230 Circuito Primário da Bomba de Combustível

·         P0231 Circuito Secundário da Bomba de Combustível Baixo

·         P0232 Circuito Secundário da Bomba de Combustível Alto

·         P0233 Circuito Secundário da Bomba de Combustível Intermitente

·         P023F Circuito Secundário da Bomba de Combustível/Aberto

·         P025A Circuito de Controle do Módulo da Bomba de Combustível/Aberto

·         P025B Faixa/Desempenho do Circuito de Controle do Módulo da Bomba de Combustível

·         P025C Circuito de Controle do Módulo da Bomba de Combustível Baixo

·         P025D Circuito de Controle do Módulo da Bomba de Combustível Alto

·         P0627 Circuito de Controle da Bomba de Combustível "A"/Aberto

·         P0628 Circuito de Controle da Bomba de Combustível "A" Baixo

·         P0629 Circuito de Controle da Bomba de Combustível "A" Alto

·         P062A Faixa/Desempenho do Circuito de Controle da Bomba de Combustível "A"

·         P064A Módulo de Controle da Bomba de Combustível

·         P069E Iluminação da MIL Solicitada pelo Módulo de Controle da Bomba de Combustível

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