Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Atalhos

NotíciasComunidade

Oficina Brasil Educa

Cursos e Palestras

Outros Assuntos

Oficina Brasil EducaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum

Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Técnicas
  4. /
  5. Após polimento na GM Meriva 1.8 flex, módulo de conforto da carroceria apresentou falha

Após polimento na GM Meriva 1.8 flex, módulo de conforto da carroceria apresentou falha

REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Alessandro Laino da Costa
02 de outubro de 2012

Depois de passar por um procedimento simples que, teoricamente, não afetaria seu funcionamento, o veículo apresentou uma falha até então desconhecida. A solução do caso é simples, mas requer atenção para programação do componente

Este procedimento atende aos veículos fabricados entre os anos 2005 e 2009. O veículo chegou à oficina para efetuar um polimento. Logo após o término do serviço, o veículo disparou a buzina e os vidros não desciam e nem subiam. O relógio do hodômetro também não funcionava.

DIAGNÓSTICO

Retirei o volante e mesmo assim o veículo não parava de tocar a buzina. Desliguei os conectores das buzinas e efetuei alguns testes com a caneta de polaridade.Diagnostiquei que vinha um sinal constante, fazendo com que a mesma ficasse acionada com frequência. Optei por fazer um diagnóstico pelo scanner, que encontrou três códigos de avarias:
1º B1485: Alternador de corrente abaixo do limite;
2º B3795: Sinal indicador de direção, ou sinal de retorno abaixo do limite;
3º B3803: Fechamento automático dos vidros abaixo do limite.

TENTATIVA

Após estes testes, substituí o módulo de conforto, localizado embaixo do banco do motorista. Após a troca, a Meriva voltou a funcionar corretamente, porém entreguei o veículo ao cliente e ele retornou à oficina com uma reclamação: o veículo era equipado com a função de manter o farol alto aceso até dar a partida. Quando foi acionado o botão de alarme para abri-lo, não realizou esta função.

SOLUÇÃO

O veículo precisava ser reprogramado nessa função. Acompanhe este procedimento:
- Ligar o farol alto;
- Segurar o botão seletor de farol e lanterna apertados, com o contato ligado;
- Aguarde até que as setas pisquem três vezes.
Assim, a função estará habilitada.
Boa leitura a todos, e até a próxima edição com mais informações úteis ao reparador.

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Técnicas
Técnicas
Diagnóstico avançado do sistema ABS e suas falhas mais comuns
Técnicas
Técnicas
Turbina dos motores CSS Prime 1.0 Turbo: Sintomas de Desgaste e Boas Práticas na Manutenção
Técnicas
Técnicas
Falha na Bomba de Vácuo dos motores 1.0 turbo GM: Risco Real de Perda de Freio por Contaminação da Correia