Direction Conecta
Logo Subs Conecta
Conecta 2025: o grande evento de inovação e tecnologia para reparadores é aqui.
Explosão Conecta
Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Para indústrias
Vídeos
Conecta 2025
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Jornal Oficina Brasil
Jornal Oficina Brasil é reconhecido como o maior veiculo de comunicação com conteúdos técnicos, dicas e fórum de discussão para oficina mecânica.
E-mail de contato: [email protected]
InstagramFacebookTikTok
Atalhos
NoticiasComunidade
Outros Assuntos
RotaMarcas na OficinaImagem das Montadora
Fórum Oficina Brasil
Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil
Jornal Oficina Brasil
Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos Reservados
Política de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Técnicas
  4. /
  5. Após polimento na GM Meriva 1.8 flex, módulo de conforto da carroceria apresentou falha

Após polimento na GM Meriva 1.8 flex, módulo de conforto da carroceria apresentou falha


REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Alessandro Laino da Costa
02 de outubro de 2012

Depois de passar por um procedimento simples que, teoricamente, não afetaria seu funcionamento, o veículo apresentou uma falha até então desconhecida. A solução do caso é simples, mas requer atenção para programação do componente

Este procedimento atende aos veículos fabricados entre os anos 2005 e 2009. O veículo chegou à oficina para efetuar um polimento. Logo após o término do serviço, o veículo disparou a buzina e os vidros não desciam e nem subiam. O relógio do hodômetro também não funcionava.

DIAGNÓSTICO

Retirei o volante e mesmo assim o veículo não parava de tocar a buzina. Desliguei os conectores das buzinas e efetuei alguns testes com a caneta de polaridade.Diagnostiquei que vinha um sinal constante, fazendo com que a mesma ficasse acionada com frequência. Optei por fazer um diagnóstico pelo scanner, que encontrou três códigos de avarias:
1º B1485: Alternador de corrente abaixo do limite;
2º B3795: Sinal indicador de direção, ou sinal de retorno abaixo do limite;
3º B3803: Fechamento automático dos vidros abaixo do limite.

TENTATIVA

Após estes testes, substituí o módulo de conforto, localizado embaixo do banco do motorista. Após a troca, a Meriva voltou a funcionar corretamente, porém entreguei o veículo ao cliente e ele retornou à oficina com uma reclamação: o veículo era equipado com a função de manter o farol alto aceso até dar a partida. Quando foi acionado o botão de alarme para abri-lo, não realizou esta função.

SOLUÇÃO

O veículo precisava ser reprogramado nessa função. Acompanhe este procedimento:
- Ligar o farol alto;
- Segurar o botão seletor de farol e lanterna apertados, com o contato ligado;
- Aguarde até que as setas pisquem três vezes.
Assim, a função estará habilitada.
Boa leitura a todos, e até a próxima edição com mais informações úteis ao reparador.

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Técnicas
Técnicas
Descubra como o calor perdido pode se transformar em potência extra nos motores a combustão
Técnicas
Técnicas
Diferenças e a importância das baterias no sistema start/stop
Técnicas
Técnicas
Quando fazer a limpeza do bico injetor do seu carro?