Notícias
Vídeos
Fórum
Assine
Depois de passar por um procedimento simples que, teoricamente, não afetaria seu funcionamento, o veículo apresentou uma falha até então desconhecida. A solução do caso é simples, mas requer atenção para programação do componente
Este procedimento atende aos veículos fabricados entre os anos 2005 e 2009. O veículo chegou à oficina para efetuar um polimento. Logo após o término do serviço, o veículo disparou a buzina e os vidros não desciam e nem subiam. O relógio do hodômetro também não funcionava.
DIAGNÓSTICO
Retirei o volante e mesmo assim o veículo não parava de tocar a buzina. Desliguei os conectores das buzinas e efetuei alguns testes com a caneta de polaridade.Diagnostiquei que vinha um sinal constante, fazendo com que a mesma ficasse acionada com frequência. Optei por fazer um diagnóstico pelo scanner, que encontrou três códigos de avarias:
1º B1485: Alternador de corrente abaixo do limite;
2º B3795: Sinal indicador de direção, ou sinal de retorno abaixo do limite;
3º B3803: Fechamento automático dos vidros abaixo do limite.
TENTATIVA
Após estes testes, substituí o módulo de conforto, localizado embaixo do banco do motorista. Após a troca, a Meriva voltou a funcionar corretamente, porém entreguei o veículo ao cliente e ele retornou à oficina com uma reclamação: o veículo era equipado com a função de manter o farol alto aceso até dar a partida. Quando foi acionado o botão de alarme para abri-lo, não realizou esta função.
SOLUÇÃO
O veículo precisava ser reprogramado nessa função. Acompanhe este procedimento:
- Ligar o farol alto;
- Segurar o botão seletor de farol e lanterna apertados, com o contato ligado;
- Aguarde até que as setas pisquem três vezes.
Assim, a função estará habilitada.
Boa leitura a todos, e até a próxima edição com mais informações úteis ao reparador.