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  5. A evolução veículos elétricos

A evolução veículos elétricos


Híbridos e elétricos ganham espaço, enquanto desafios de infraestrutura e custos ainda influenciam a adoção em massa

Raphael Reis
19 de julho de 2025

O que é o Veículo elétrico

Antes de tudo, é preciso entender que dentro da categoria de veículos eletrificados existem dois modelos: o híbrido e o elétrico. Enquanto o modelo híbrido usa de um motor elétrico com o objetivo de potencializar a performance do veículo, um carro 100% elétrico é movido exclusivamente por eletricidade, com a sua bateria sendo carregada e sem a necessidade de usar combustíveis.

O veículo elétrico é um veículo que usa energia elétrica para funcionar, em vez de combustíveis fósseis como gasolina, diesel ou etanol, a energia elétrica é armazenada em baterias ou células a combustível um inversor converte a corrente contínua (CC) da bateria em corrente alternada (CA) pois o motor elétrico é acionado pela corrente alterada. As vantagens são mais eficientes que os veículos convencionais, emitem menos gases poluentes, são menos danosos ao ambiente, são mais silenciosos e não vibram.



Tipos de veículos elétricos

Veículos 100% elétricos, que não utilizam nenhum outro combustível

Veículos híbridos, que utilizam as baterias e outro combustível, como a gasolina

Veículos elétricos híbridos plug-in, que podem ser abastecidos com gasolina e diretamente por energia elétrica

Veículos à célula de combustível, que usam hidrogênio pressurizado para produzir eletricidade

A evolução dos veículos com motores elétricos

A evolução dos veículos elétricos começou no século XIX e envolveu o desenvolvimento de baterias e motores. Hoje, a tecnologia de baterias de íon de lítio é a mais utilizada.

  • Século XIX

Em 1859, Gaston Planté demonstrou a primeira bateria de chumbo e ácido

Em 1888, Andreas Flocken criou o Flocken Elektrowagen, considerado o primeiro carro elétrico

   

  • Século XX

Em 1901, Thomas Edison desenvolveu a bateria níquel-ferro

Em 1900, alguns historiadores acreditavam que um terço dos carros nas estradas dos Estados Unidos eram elétricos.

 

  • Século XXI

Em 2003, foi fundada a Tesla Motors

Em 2010, foi lançado o Nissan Leaf, um dos carros elétricos mais vendidos no mundo

Em 2012, a Renault lançou os elétricos Zoe e Twizy

Em 2017, algumas capitais determinaram que, a partir de 2025, só permitirão a circulação de carros eletrificados

Infraestrutura de carregamento

No Brasil, vários postos de recarga vêm sendo instalados em rodovias

A bateria de íon de lítio é a mais utilizada nos veículos elétricos



Veículos híbridos

Os veículos híbridos podem ser abastecidos com energia elétrica e com combustíveis convencionais. O Toyota Prius, lançado no mercado japonês em 1997, foi o primeiro veículo híbrido produzido em série e virou o automóvel híbrido mais vendido do mundo. Em 2001, foi lançado em outros mercados a nível mundial. A segunda geração do Prius foi lançada em 2004 e a terceira em 2009. O primeiro carro híbrido a ser vendido no Brasil foi o Ford Fusion Hybrid, lançado em novembro de 2010. O Mercedes-Benz S400 também foi lançado no mesmo ano.

O primeiro carro híbrido da Toyota no Brasil foi o Prius, apresentado no Salão de São Paulo em 2012. O Prius foi o pioneiro na popularização da tecnologia híbrida flex, que combina a tecnologia híbrida com o etanol.

 

Conheça a evolução dos veículos elétricos

Como brevemente explicado neste informativo, estima-se que o primeiro veículo elétrico surgiu em 1888, na Alemanha.

A partir desse acontecimento, os carros elétricos passaram a ser usados no início do século XX, e os primeiros usuários desse modelo foram os taxistas de Nova York. Alguns historiadores acreditavam que um terço dos carros nas estradas dos Estados Unidos eram elétricos em 1900, enquanto outras fontes acreditam que esses veículos superaram os veículos a combustão entre 1899 e 1900.

Apesar da grande adesão dos veículos elétricos pela elite, naquela época, os carros movidos à combustão ganharam mais visibilidade no mercado devido às suas vantagens, como possibilidade de produção em cadeia, preço mais baixo, descoberta das reservas de petróleo e mais condições técnicas.

Outro ponto que merece destaque é a qualidade da infraestrutura de carregamento. Anos atrás, um dos principais desafios de quem tinha um carro elétrico era saber onde carregar o seu automóvel.

Hoje, a infraestrutura de carregamento é mais robusta, com uma maior quantidade de eletropostos disposta pela cidade, seja em shoppings, restaurantes e hospitais.

Novas tecnologias para carros elétricos

Muito já se evoluiu desde a invenção do primeiro carro elétrico, mas ainda assim há inúmeras possibilidades de inovar nesse ramo. Com o auxílio de tecnologias emergentes e diversas inovações em desenvolvimento, muito pode mudar nos próximos anos.



Durabilidade de uma bateria de um veículo elétrico

•        A bateria de um carro elétrico pode durar entre 8 e 10 anos.

•        A bateria de um carro elétrico pode precisar ser trocada após 1.000 ciclos de carga.

•        A bateria de um carro elétrico pode perder capacidade entre 15 e 20 anos de uso.

•        A bateria de um carro elétrico pode ser reaproveitada em sistemas de armazenamento de energia.

 

Custos de uma bateria

Fatores que influenciam o preço:

•        Capacidade de armazenamento, medida em quilowatts/hora (Kw/h)

•        Marca do carro

•        Modelo do carro

•        Luxuosidade do carro

 

Preços de baterias de alguns carros elétricos:

A bateria de um Porsche pode custar R$ 100.800, com cada módulo custando R$ 12,6 mil

A bateria do BMW i3 pode custar R$ 160 mil, com cada módulo custando quase R$ 20 mil

Tendência de preços:

O preço das baterias de carros elétricos tem caído nos últimos anos, devido a avanços tecnológicos, matérias-primas e novas arquiteturas

O Goldman Sachs Research estima que os preços das baterias de carros elétricos caiam em média 11% ao ano, de 2023 a 2030

 

Impactos positivos na natureza

Redução das emissões de gases de efeito estufa: os carros elétricos não emitem gases de efeito estufa, como dióxido de carbono (CO₂), monóxido de carbono (CO), óxidos de nitrogênio (NOx) e compostos orgânicos voláteis (COVs). Esses gases, são os principais responsáveis pelo aquecimento global, poluição do ar e problemas respiratórios.

Redução da poluição sonora: Os carros elétricos, são mais silenciosos do que os carros a combustão interna. Isso ocorre porque os motores elétricos não precisam de combustão para funcionar. Além disso, a poluição sonora pode afetar a saúde humana, causando estresse, ansiedade e problemas no sono.

Redução da dependência de combustíveis fósseis. Movidos por eletricidade, essa categoria de veículo colabora para a redução de poluição no meio ambiente, afinal suas fontes de combustível podem vir da energia eólica ou solar, por exemplo.

 

Além desses impactos positivos, os carros elétricos também podem contribuir para a melhoria da qualidade de vida nas cidades. Eles são mais silenciosos e não emitem gases poluentes, o que pode melhorar a qualidade do ar e reduzir o ruído urbano.



Manutenção dos veículos elétricos

A manutenção de um carro elétrico é diferente comparada a um carro movido por combustão. Isso porque os carros elétricos têm menos peças móveis e por esse motivo, requerem menos manutenção. No entanto, ainda é importante fazer a manutenção regular do seu carro elétrico para garantir que ele funcione bem e dure por muitos anos.

A manutenção de um carro elétrico geralmente inclui os seguintes serviços:

Revisões regulares: As revisões regulares são importantes para garantir que seu carro elétrico esteja funcionando corretamente. Durante uma revisão, o mecânico irá analisar o nível de fluido, a pressão dos pneus, os freios e outros sistemas do carro.

Substituição dos fluidos: Os fluidos do carro elétrico, como o fluido de freio e o fluido de direção hidráulica, devem ser substituídos periodicamente.

Troca dos pneus: Os pneus do carro elétrico devem ser substituídos quando estiverem gastos.

Substituição das pastilhas de freio: As pastilhas de freio do carro elétrico devem ser substituídas quando estiverem desgastadas.

Reposição da bateria: A bateria do carro elétrico é o seu componente mais caro. É importante manter a bateria em boas condições para prolongar sua vida útil.

 

Cuidados preventivos:

Recarregue o carro regularmente: Carregar o carro regularmente, ajudará a manter a bateria em boas condições de uso.

Não deixe a bateria descarregar completamente: deixar a bateria descarregar completamente, pode danificá-la.

Não dirigir o carro com a bateria fraca: dirigir com o veículo com a bateria fraca, pode danificar a bateria e consequentemente gerar outros problemas no motor.

 

Custos para abastecer um veículo elétrico

Em casa

Em São Paulo, o custo médio para carregar um carro elétrico em casa é de R$ 56,07 para uma bateria completa, considerando o custo médio de R$ 0,89 por kWh.

O custo para recarga de um carro com bateria de 45 kW, com base no custo da energia de cerca de R$ 1/kWh, custaria, aproximadamente, R$ 45.

 

Em postos de abastecimento

O custo para recarregar veículos elétricos em postos de abastecimento varia conforme a capacidade da bateria e as tarifas de energia locais.

Em locais como Shell Recharge, o custo pode oscilar entre R$1,90 e R$2,10 por kWh.



Em shoppings

•        O custo convencional para recarga no Shopping SP Market é de R$ 1,80 por kWh, para as recargas de 7 kW a 22 kW e R$ 2,30 por kW, para as recargas no equipamento de 60 kW.

 

Em estacionamentos de shoppings e supermercados

•       Há estações específicas de carregamento, vistas mais comumente em estacionamentos de shoppings e supermercados.

 

Quais os tipos de motor elétrico para carros?

Existem quatro tipos de carros elétricos:

•        carro elétrico híbrido (HEV);

•        carro elétrico híbrido plug in (PHEV);

•        carro elétrico a bateria (BEV);

•        carro a célula de combustível (FCEV).

 

Como carregar carros elétricos no Brasil?

Os carros elétricos são abastecidos por meio de pontos de recarga de carros elétricos, que incluem carregadores residenciais e terminais públicos e privados. Em alguns casos, também é possível recarregar a bateria em uma tomada elétrica comum.

 

Tipos de carregadores para carros elétricos:

•        Carregador de emergência

Podem ser conectados em tomadas comuns e costumam ter uma amperagem mais baixa e velocidade de recarga mais lenta.

•        Carregador portátil

São similares aos de emergência, mas trabalham com corrente mais alta, permitindo um carregamento mais veloz do carro elétrico.

•        Carregador mini wallbox standard

Equipamentos preparados para uso em instalações fixas, como paredes e totens — uma espécie de tomada para carregar carros elétricos.

•        Eletroposto

Modelos utilizados para carregamento rápido, normalmente são instalados em postos de abastecimento e estradas.

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