O sistema Mercedes-Benz Bluetec 5 Fase 2 Implementado no Brasil no ano de 2014, o sistema Mercedes-Benz fase 2 é também conhecido como Liquid Only, pois trabalha apenas com líquido, ou seja, sem o uso de ar comprimido, assim como a fase 1 da linha. Outra diferença são as pressões do sistema. No sistema fase 1 tínhamos pressões entre 5 e 6 Bar. Já no sistema fase 2 temos entre 9 e 10 Bar de pressão. Além disso, na fase 1 a unidade eletrônica de controle do sistema era separada da unidade de bombeamento. Já na fase 2 as placas eletrônicas são integradas à DCU. É um sistema relativamente simples, possuindo motor elétrico e diafragma, válvulas direcionadoras e placas eletrônicas em seu interior, além do compartimento do filtro, popularmente chamado de copo. Os principais elementos e conexões externas são:
Placas eletrônicas de controle da DCU;
Conexões elétricas com a Dosadora;
Conexões elétricas com o módulo MR – Motor;
Compartimento do motor elétrico e bomba de diafragma;
Entrada de ARLA do reservatório – linha de sucção;
Saída de ARLA para a dosadora – linha de pressão;
“Copo” dos elementos de filtragem.
O sistema conta também com um dosador externo, como ocorre também nos demais sistemas. É necessário conectar tais elementos para uma simulação e validação em bancada para que as pressões sejam geradas e mantidas. A sequência básica de operações envolve a unidade de bombeamento succionar o reagente do reservatório, através do sensor de nível com um duto de sucção, e gerar pressão no sistema. A pressão é gerada e encaminhada para a dosadora do sistema. Diferente de outros sistemas, o retorno do reagente ocorre através do dosador. Há um duto de retorno para o reservatório direto no dosador. Sendo assim, no sistema Bluetec fase 2 todos esses elementos devem atuar em conjunto para que haja a geração de pressão necessária.