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  5. Controle de fuga de isolamento da alta tensão em Veículos Híbridos e Elétricos: Análise do veículo Volvo XC90

Controle de fuga de isolamento da alta tensão em Veículos Híbridos e Elétricos: Análise do veículo Volvo XC90


Nessa matéria vamos utilizar o manual Elétricos e CIA do SIMPLO referente ao veículo Volvo XC90 híbrida para trabalhar todos os conceitos do controle

Laerte Rabelo
08 de julho de 2024


Vale destacar que os componentes ligados àalta tensão não estão ligados diretamente ao chassi, ou seja, o aterramento desses componentes é do tipo flutuante, ou seja, quem controla essa isolação são os módulos decontrole. Nesse momento vamos entender o funcionamento desse processo. 


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Como exibe a figura, o módulo de controle da bateria de alta tensão tem três interruptores. Um interruptor de pré-carga, um interruptor positivo e um interruptor negativo.


1 - Sequência de verificação de fuga de isolamento do circuito de alta tensão

A sequência de verificação do isolamento do circuito de alta tensão tem início no acionamento do interruptor negativo, depois o acionamento do interruptor de pré-carga com o objetivo de fazer circular energia; a intensidade de corrente elétrica será monitorada pelo amperímetro ligado ao circuito de alta tensão a fim demonitorar se existe fuga de isolação.  

Caso identifique que existe uma fuga de isolação, o módulo de controle da bateria de alta tensão (BECM) desarma o interruptor de pré-carga e o interruptor negativo e, desta forma, a energia ficará apenas na bateria de alta tensão, protegendo do circuito os ocupantes do veículo quanto a acidentes ou incêndio.  


Já na situação a isolação está dentro dos padrões especificados pelo fabricante,o módulo de controle da bateria de alta tensão (BECM) desarma o interruptor de

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