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Controle de fuga de isolamento da alta tensão em Veículos Híbridos e Elétricos: Análise do veículo Volvo XC90


Nessa matéria vamos utilizar o manual Elétricos e CIA do SIMPLO referente ao veículo Volvo XC90 híbrida para trabalhar todos os conceitos do controle de fuga de isolamento da alta tensão

Por: Laerte Rabelo - 08 de julho de 2024


Vale destacar que os componentes ligados àalta tensão não estão ligados diretamente ao chassi, ou seja, o aterramento desses componentes é do tipo flutuante, ou seja, quem controla essa isolação são os módulos decontrole. Nesse momento vamos entender o funcionamento desse processo. 


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Como exibe a figura, o módulo de controle da bateria de alta tensão tem três interruptores. Um interruptor de pré-carga, um interruptor positivo e um interruptor negativo.


1 - Sequência de verificação de fuga de isolamento do circuito de alta tensão

A sequência de verificação do isolamento do circuito de alta tensão tem início no acionamento do interruptor negativo, depois o acionamento do interruptor de pré-carga com o objetivo de fazer circular energia; a intensidade de corrente elétrica será monitorada pelo amperímetro ligado ao circuito de alta tensão a fim demonitorar se existe fuga de isolação 

Caso identifique que existe uma fuga de isolação, o módulo de controle da bateria de alta tensão (BECM) desarma o interruptor de pré-carga e o interruptor negativo e, desta forma, a energia ficará apenas na bateria de alta tensão, protegendo do circuito os ocupantes do veículo quanto a acidentes ou incêndio.  


Já na situação a isolação está dentro dos padrões especificados pelo fabricante,o módulo de controle da bateria de alta tensão (BECM) desarma o interruptor de