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Controle de fuga de isolamento da alta tensão em Veículos Híbridos e Elétricos: Análise do veículo Volvo XC90


Nessa matéria vamos utilizar o manual Elétricos e CIA do SIMPLO referente ao veículo Volvo XC90 híbrida para trabalhar todos os conceitos do controle de fuga de isolamento da alta tensão

Por: Laerte Rabelo - 08 de julho de 2024


Vale destacar que os componentes ligados àalta tensão não estão ligados diretamente ao chassi, ou seja, o aterramento desses componentes é do tipo flutuante, ou seja, quem controla essa isolação são os módulos decontrole. Nesse momento vamos entender o funcionamento desse processo. 


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Como exibe a figura, o módulo de controle da bateria de alta tensão tem três interruptores. Um interruptor de pré-carga, um interruptor positivo e um interruptor negativo.


1 - Sequência de verificação de fuga de isolamento do circuito de alta tensão

A sequência de verificação do isolamento do circuito de alta tensão tem início no acionamento do interruptor negativo, depois o acionamento do interruptor de pré-carga com o objetivo de fazer circular energia; a intensidade de corrente elétrica será monitorada pelo amperímetro ligado ao circuito de alta tensão a fim demonitorar se existe fuga de isolação 

Caso identifique que existe uma fuga de isolação, o módulo de controle da bateria de alta tensão (BECM) desarma o interruptor de pré-carga e o interruptor negativo e, desta forma, a energia ficará apenas na bateria de alta tensão, protegendo do circuito os ocupantes do veículo quanto a acidentes ou incêndio.  


Já na situação a isolação está dentro dos padrões especificados pelo fabricante,o módulo de controle da bateria de alta tensão (BECM) desarma o interruptor de pré-carga e arma o interruptor positivo e, assim o veículo vai funcionar perfeitamente. 


2 - Utilização do scanner no monitoramento doscontactores ou relés positivo, de pré-carga e negativo. 



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A figura anterior, mostra a tela do scanner destacando os contactores controlados pela central de controle da bateria de alta tensão (BECM). Observe que os contactores principal (positivo), de pré-carga e negativo estão abertos.  

Com os contactores abertos não temos nenhum fluxo de corrente para os componentes do sistema como inversor, conversor, motores elétricos, compressor do ar-condicionado e entre outros.


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Informação confirmada pelo valor de corrente igual a zero, conforme
mostra o parâmetro high voltage battery current – BECM

Ao ligar o veículo temos o contactor principal e o contactor negativo fechados conduzindo a energia da bateria de alta tensão para os componentes que precisam da alta tensão para funcionarem, como exibe a figura seguinte.


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3 - Conclusão

Se o reparador ligar a ignição e observar com o scanner que o contactor positivo eo contactor negativo estão fechados e o contactor de pré-cargaestiver aberto, é sinal de queo sistema de alta tensão está com a sua isolação perfeita 

Por outro lado, se os contactores positivo, negativo e de pré-carga estiverem abertos é sinal de que temos um problema de fuga de isolamento nos cabos ou componentes do circuito de alta tensão ou ainda a presença de códigos de falhas de evento de colisão que irão impedir que o módulo da bateria de alta tensão ative os contactores a fim de proteger o sistema e os ocupantes do veículo.