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Você está preparado para a diagnose eletrônica?


REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Alexandre Akashi
20 de maio de 2009
Se você respondeu sim, parabéns. Mas, se a resposta foi não, é bom se preparar. A boa notícia é que há onde buscar ajuda
 

Os sistemas eletrônicos Diesel começam a ser mais frequentes na reparação independente e, assim como ocorraeu com os veículos Ciclo Otto, prometem separar o joio do trigo. Não há dúvidas e quem não se atualizar tecnicamente ficará fora do mercado em pouco tempo.

Na última Automec, realizada no mês passado, as principais fornecedoras de equipamentos apresentaram novas máquinas de teste e limpeza de injetores Common Rail, assim como aparelhos de diagnose. Até quem não estava lá, como a Delphi, está atenta a este movimento.

O motivo é simples: o Common Rail é uma realidade sem volta e representa uma oportunidade de negócio não só para os especializados em Diesel. Esta é, também, a visão dos executivos da divisão de aftermarket da Delphi, que criaram o Delphi Service Center Diesel Point, programa que promete ajudar as oficinas da rede (que são especializadas em Ciclo Otto) a atender adequadamente o crescente mercado de veículos Diesel eletrônicos.

No mês passado, simultaneamente à Automec, a Delphi reuniu um grupo de reparadores em São Paulo, na planta de Cotia, e, a convite da empresa, o jornal Oficina Brasil acompanhou a apresentação, que foi seguida de demonstração dos equipamentos e visita às instalações industriais.

O objetivo do encontro foi apresentar o conceito do Diesel Point, utilizado pela empresa em todo o mundo, e que compreende uma série de treinamentos específicos com equipamentos de testes e diagnósticos, como o kit para teste de pressão e retorno (YDT278), o kit de teste de atuadores (YDT410) e o scanner (DS 900).

Excelência
O projeto é formado por duas frentes: os Diesel Points e os Centros de Excelência. A expectativa da Delphi é desenvolver 500 Diesel Points no Brasil nos próximos dois anos e ao menos três Centros de Excelência em regiões estratégicas, equipados com as principais tecnologias disponíveis para efetuar diagnósticos, testes e reparos em sistemas Diesel Common Rail e também Unidades Eletrônicas de Injeção (EUI). O investimento em alta tecnologia tem como objetivo principal suportar os Diesel Points em reparados mais complicados.

“Cerca de 80% das falhas apresentadas nos sistemas Diesel eletrônicos podem ser diagnosticados e solucionados nos Diesel Points”, afirma o gerente geral das Operações Diesel Aftermarket da Delphi, Carlos Bruzzi. Já os defeitos mais complexos serão encaminhados para os Centros de Excelência.

Scanner
Um dos destaques é o scanner DS900 que, segundo a Delphi, abrange até 95% dos veículos Diesel presentes no mercado brasileiro. A comercialização de cabos de conexão e licenças é por pacotes, num total de 60. O scanner pode ainda ser habilitado para trabalhar com veículos Ciclo Otto.

A estratégia da Delphi é clara: oferecer mais uma opção de negócio aos postos de serviços já existentes, com a entrada dos veículos Diesel eletrônicos no mercado de reparação independente, que segundo dados da empresa, na América do Sul já somam mais de 800 mil unidades.

O sucesso do projeto depende, no entanto, do potencial de treinamento da rede, pois, apesar de o equipamento ler os parâmetros dos sensores e atuadores dos sistemas eletrônicos, cabe ao reparador identificar e diagnosticar as falhas e defeitos. E, por mais acostumado a lidar com problemas de injeção Ciclo Otto, há diferenças significativas com o Ciclo Diesel.

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