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A gestão eficiente no transporte está intimamente ligada aos custos. Existem os fixos, já premeditados pelas empresas todos os meses e os variáveis, aqueles que passam por modificações conforme a atividade. Evidentemente esta não é a única divisão que existe, mas para o custeio de serviços de transporte esta é a mais utilizada.
Um estudo elaborado pela empresa Netz Engenharia Automotiva constata que entre os custos variáveis, há três itens de maior peso: combustível, manutenção e pneus. Para acompanhar os gastos, as empresas devem ter uma planilha que contenha todas as informações de cada categoria de caminhões, por quilometragem.
Esse acompanhamento é importante para saber a produtividade do caminhão, o tempo de viagem, entre outras informações. Um caminhão Scania R 124 GA 4x2, por exemplo, tem custo variável de R$ 0,53 de manutenção, R$ 0,82 de combustível, e R$ 0,14 com pneus, por quilômetro rodado, de acordo com o estudo fornecidos pela Netz Engenharia Automotiva.
Segundo a NTC, existem algumas ações que podem ajudar a reduzir esses custos, já na planilha, como por exemplo, aumentar a produtividade. “Uma maneira de minimizar gastos é rodar com mais carga e com menor tempo de parada para aproveitar ao máximo a disponibilidade do caminhão. O custo por quilômetro rodado será menor”, diz Neuto Gonçalves dos Reis, coordenador técnico da NTC.
Como economizar
O combustível é um dos fatores com maior gasto nos caminhões, que em muitos casos chega a quase 60% dos custos variáveis. Uma dica é promover cursos de capacitação dos profissionais das estradas. “É importante fazer cursos de direção economica. O motorista aprende a dirigir bem sem diminuir o desempenho, gerando economia do combustível”, afirma Neuto.
Segundo o coordenador da NTC, é importante que as empresas invistam também em um bom controle de rota para saber a média dos trechos. “Algumas estipulam metas de gastos por litros e premiam os motoristas que economizam mais”, ressalta.
Outra solução quanto ao diesel bastante eficiente é abastecer em locais de confiança. Para isso, as empresas podem firmar parcerias com postos nas estradas que possuam sistemas onde a fatura vá direto para o departamento financeiro. “A qualidade do combustível influencia. São medidas práticas que levam a redução do combustível”, diz Neuto.
Quanto aos pneus, é importante seguir as regras básicas de manutenção indicado pelas montadoras, como calibragem e alinhamento, semanalmente. Além disso, é importante dispor de aparelhagem para calibrar até o limite correto.
Outro método indicado é a recauchutagem “Quanto mais recauchutagem menor o custo com o pneu, porque quanto mais preservado, a recauchutagem é mais barata”, explica Neuto, ao ressaltar também o cuidado para não perder a carcaça, embora as condições das estradas brasileiras não ajudem na conservação.
Para a manutenção, é essencial o controle de peças e a manutenção preventiva dos caminhões. A melhor maneira é criar uma agenda de toda a frota, com todo o histórico do veículo, principalmente para evitar transtornos quando há quebra de peças, com parada do veículo, o que gera mais custos. “Quando dá defeito, sabe-se o que está acontecendo ou se é reincidente”, afirma Neuto.
Na prática
No Grupo Imediato, empresa de logística e transportes sediada no interior de São Paulo, os gastos são controlados por programas informatizados.
Lá, o custo com combustível é o maior, batendo quase 60% dos gastos mensais. Por isso foram implementados programas de incentivo ao motorista, visando principalmente a redução dos custos com diesel. “Premiamos os motoristas que menos gastam”, diz Alex Fernando Teles Filippin, gestor de consumo.
A empresa também adotou cursos de direção defensiva e econômica, ministrados por Filippin, para os mais de 600 motoristas da frota. “Para diminuir os custos, investimos em capacitação. Ela é imprescindível”, afirma. Além disso, a Imediato firmou parcerias com postos de combustíveis nas estradas. “O motorista abastece nos postos conveniados, que a empresa negociou previamente os valores por litro, o que possibilitou boa redução de custos”, ressalta Filippin.
No caso da manutenção dos veículos, a empresa mantém parcerias com as montadoras e concessionárias.
Com pneus, a empresa promove trabalhos preventivos e firmou parcerias com fornecedores que já oferecem pacotes que agregam também a manutenção e os treinamentos de direção defensiva dos motoristas. “Implementamos esse sistema há três anos e já diminuímos em 40% os custos com pneus”, comemora Marcelo Coimbra, coordenador da área de pneus da empresa.
A Imediato também implantou a manutenção preventiva dos pneus, o que evita desgaste e perda do equipamento. “Os caminhões param quando atingem um certo nível de quilometragem para fazermos a verificação”, ressalta Coimbra.
Na manutenção, a Imediato promove um check-list diário nos veículos para constatar no visual dos caminhões possíveis anormalidades. “É um controle de prioridades”, ressalta Eduardo Zampini, diretor de frota.
Além disso, os motoristas recebem premiações, quando há a boa conservação do veículo, aumentando a vida útil da frota, alcançando maior valor de revenda e disponibilidade da frota.
A Imediato também possui parcerias com montadoras em planos de manutenção, com isso, o trabalho fica terceirizado e a responsabilidade de reparação é das concessionárias autorizadas. “Através de solicitações e cronogramas, as montadoras nos atendem em termos de cursos para motoristas e acompanhamento para a melhoria da dirigibilidade dos caminhões, favorecendo a média de consumo e melhor performance do caminhão”, ressaltou Zampini. “O impacto dessas ações de manutenção corretiva resultam em diminuição de novos custos, como sinistros e falhas operacionais”, concluiu.
Quanto custa?
As planilhas fornecidas pelos institutos logísticos contêm estatísticas por média, por isso, o ideal é que cada empresa tenha a sua, apenas usando as estruturas divulgadas como estabelecer seus próprios parâmetros. No Box, constam os três principais itens de custo variável.
PARCELA DO CUSTO VARIÁVEL |
VALORES |
PESO DA PARCELA NO CUSTO TOTAL |
PEÇAS E ACESSÓRIOS P/ MANTENÇÃO |
R$ 0,33 |
11,43% |
COMBUSTÍVEL |
R$ 0,24 |
8,42% |
PNEUS DO VEÍCULO |
R$ 0,04 |
1,46% |
MB 710/37 - Furgão Dural 4,50x 2,30x 2,20: 4 mil quilômetros por mês
PARCELA DO CUSTO VARIÁVEL |
VALORES |
PESO DA PARCELA NO CUSTO TOTAL |
PEÇAS E ACESSÓRIOS P/ MANTENÇÃO |
R$ 0,32 |
14,49% |
COMBUSTÍVEL |
R$ 0,27 |
12,25% |
PNEUS DO VEÍCULO |
R$ 0,86 |
3,81% |
ACCELLO VUC 715: 4 mil quilômetros rodados por mês
PARCELA DO CUSTO VARIÁVEL |
VALORES |
PESO DA PARCELA NO CUSTO TOTAL |
PEÇAS E ACESSÓRIOS P/ MANTENÇÃO |
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