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O que muda com o S-50?

REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Alexandre Akashi
26 de março de 2009

Segundo especialistas, o desgaste de cilindros e anéis diminuiria e conseqüentemente o consumo de óleo lubrificante seria menor

Apesar de os motores da frota de ônibus do transporte público coletivo das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro não serem tecnologicamente ideais ao óleo diesel S-50 (com teor de enxofre de 50 PPM - Partes Por Milhão), a Petrobras iniciou, na primeira semana de janeiro, a distribuição do combustível para as garagens, que devem utilizá-lo, obrigatoriamente, em todos os veículos urbanos, em substituição ao S-500 (500 PPM de enxofre).

Além disso, a Petrobrás reduziu em 10% o teor de enxofre do chamado Diesel Interior (de S-2000 para S-1800), que é encontrado em todos os postos de combustíveis do País, com exceção dos localizados nos grandes centros urbanos, que são abastecidos com o S-500.

Busca-se, dessa forma, reduzir os níveis de emissões de gases poluentes dos veículos Ciclo Diesel, com a adoção de combustível de melhor qualidade. A proposta é válida, principalmente nos centros urbanos como São Paulo e Rio de Janeiro, que possuem a maior frota circulante. No entanto, a melhora do combustível por si só não resolve, apesar de já ser um começo. "Todo enxofre que entra no motor, sai", afirma o diretor de Comissões Técnicas da SAE BRASIL, Luso Ventura. Isso significa que, quanto menor o teor de enxofre, menores as emissões.

Ocorre, porém, que os motores atuais não foram concebidos para utilizar este tipo de combustível (S-50), mas, sim, um pior e, portanto, ecologicamente falando, não conseguem ser tão eficientes na redução de emissões quanto um propulsor desenvolvido para o S-50. No entanto, segundo Ventura, o desgaste das partes que entram em contato direto com o Diesel na queima da combustível como cilindros e anéis é menor, além de reduzir também o consumo de óleo lubrificante.

Com isso, o motor ganha fôlego para trabalhar mais horas, porém este benefício não é sentido em motores muito usados, por causa do desgaste já sofrido. Assim, o plano de manutenção preventiva dos veículos que receberem óleo diesel com menor teor de enxofre deve ser mantido, tal como foram originalmente projetados.

Cronograma

De acordo com o cronograma acertado junto ao Ministério Público, definido sobre orientação do Ministério de Meio Ambiente, a partir de maio deste ano o diesel S-50 estará disponível também para toda a frota de veículos metropolitanos em Fortaleza (CE), Recife (PE) e Belém (PA). Nestas localidades, diferentemente de São Paulo e Rio de Janeiro, onde apenas as garagens de ônibus urbanos recebem o S-50, todos postos de combustível que comercializam óleo diesel deverão possuir o S-50.

Em agosto, é a vez das garagens de ônibus urbano de Curitiba (PR) receber o S-50 em em janeiro de 2010, as garagens de Porto Alegre (RS), Belo Horizonte (MG) e Salvador (BA).

 


 

 

Matéria da edição Nº216 - Fevereiro de 2009

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