Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Cursos EAD
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se
Banner WhatsApp

Oficina Brasil

NotíciasFórum

Oficina Brasil Educa

Treinamentos

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Oficina Brasil 2026. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Reparador Diesel
  4. /
  5. Micro-Ônibus VW 9-150 com motor MWM 4.12 apresentou falha nos chicotes elétricos

Micro-Ônibus VW 9-150 com motor MWM 4.12 apresentou falha nos chicotes elétricos

Diversos modelos de micro-ônibus estão apresentando defeitos nos chicotes. O defeito começa com algumas luzes no painel acendendo e culmina com a perda total do sistema de injeção. Entenda o que está acontecendo

Fernando Naccari e Paulo Handa
13 de março de 2014

Nesta edição do Caderno Diesel, visitamos o reparador e proprietário Luciano Firmino da oficina Serviteste Bombas Injetoras, oficina credenciada Bosch Truck Service e MWM, além de posto autorizado Garrett Turbinas e Borg Turbos. A empresa fundada em 1986 é uma referência em manutenção de veículos movidos a diesel na Zona Leste de São Paulo. Participou também desta reportagem Daniel Claudino, que atua como eletricista da Servi Teste há mais de 10 anos.

O veículo analisado foi  o Micro-ônibus VW 9-150 com motor MWM 4.12 modelo 2006, que apresentava falhas em diversos sensores, como por exemplo, o sensor do pedal, de velocidade, nível de combustível, de fase, nível e temperatura da água e etc., além de queda de pressão de combustível.

 Sobre este inconveniente, Daniel explicou: “A falha em diversos sensores indica problemas eletrônicos. Antes de realizar a troca de sensores foi verificado o chicote do modulo (Foto 1), sendo que o mesmo não apresentava boas condições, pois estava com fios rompidos e alguns até fundidos (Fotos 2) com outros devido a curto-circuito decorrentes. Neste caso, para solucionar a falha é necessária a troca imediata do chicote, não havendo possibilidade de recuperá-lo”.

Foto 1

Daniel ainda explicou: “Este tipo de problema é constante em diversos modelos de Micro-ônibus. No VW 9-150 a Volkswagen fornece somente o chassi à montadora, que neste caso é a Neobus, e esta apenas realiza a montagem da carroceria. Durante o processo, a instalação do chicote é feita de maneira que os fios ficam soltos (Foto 3) dentro do compartimento do motor causando assim muita vibração que, com o passar do tempo, acaba gerando rompimento dos fios e geram as falhas”.

Foto 2 e Foto 3

 Como vemos (Foto 4), alguns fios chegam até a ficar com a marca da capa de proteção devido à vibração dentro da carroceria. 

Outro fator que colabora para o processo de deterioração é que estes conduítes (capas de proteção) possuem uma abertura (Foto 5A) que facilitam a entrada de impurezas. A vibração natural do motor mais o pó (Foto 5B) dentro dos conduítes gera uma espécie de lixa dentro do chicote, fazendo com que os fios se rompam mais rapidamente. Este tipo de problema poderia ser evitado se no momento da instalação da carroceria fosse colocada uma fita na parte aberta da capa, vedando o chicote e evitando assim a entrada do pó.

Leia também

  • Motor MAN D08 mesmo sendo robusto, precisa de manutenção para manter o desempenho
  • Caminhão VW Delivery é equipado com motor Iveco para atender aos níveis de emissões
  • A quebra de virabrequim em motores diesel é mais frequente que nos motores do ciclo Otto
  • Motor Scania DC13 atinge a maior eficiência térmica e recebe prêmio pela conquista

Foto 4 e Foto 5A

“Temos uma grande fre-quência destes micro-ônibus com problemas no chicote. Normalmente, a durabilidade deste sistema não chega a passar dos 100.00km, muito diferente do que é encontrado em um caminhão original de fábrica onde é muito raro qualquer intervenção do tipo, pois o mesmo não danifica”, afirmou Daniel.

Leandro ainda acrescentou: “No caso deste VW 9-150 o chicote até que durou bastante, chegando a seus 450.000 km. Porém, os indícios de fios rompidos ou em curto são bem claros, pois as luzes do painel ficam acesas indicando vários problemas no sistema de injeção eletrônica. Há também perda de potência e do sinal do acelerador”.

Ainda há outro problema que, em alguns casos, o curto circuito causado pelo rompimento dos fios pode afetar os componentes internos da ECU. Quando isso ocorre é necessário realizar a troca do módulo, não sendo possível realizar nenhum tipo de manutenção.

Na foto 6 um exemplo de dano causado pelo curto circuito de fios rompidos que inutilizou um componente interno da ECU.

Foto 5B e Foto 6

Acessar Manuais Técnicos
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
iPhone Duo: 5 Manutenções em carros de luxo que custam menos do que o celular da Apple
iPhone Duo: 5 Manutenções em carros de luxo que custam menos do que o celular da Apple
10 de setembro de 2026
Oficina Brasil Conecta 2026 consolida evento como ponto de encontro da comunidade reparação automotiva
Oficina Brasil Conecta 2026 consolida evento como ponto de encontro da comunidade reparação automotiva
09 de setembro de 2026
KS e Pierburg apresentam novas soluções para motores e veículos eletrificados em Frankfurt; veja novidades
KS e Pierburg apresentam novas soluções para motores e veículos eletrificados em Frankfurt; veja novidades
08 de setembro de 2026
Destrinchamos o novo Volkswagen ID.4: o que muda para o mecânico? Veja as tecnologias do SUV elétrico alemão
Destrinchamos o novo Volkswagen ID.4: o que muda para o mecânico? Veja as tecnologias do SUV elétrico alemão
08 de setembro de 2026
Mercado ainda é dependente excessivo de preço e promoção como argumento de venda, diz Sabrina Carbone
Mercado ainda é dependente excessivo de preço e promoção como argumento de venda, diz Sabrina Carbone
04 de setembro de 2026

Novos cursos EAD

Bomba de combustível e o sistema de injeção
Gauss

Bomba de combustível e o sistema de injeção

Como montar um alternador universal
Gauss

Como montar um alternador universal

Tecnologia e Aplicação de Retentores e Sistemas de Vedação | Spaal
Spaal

Tecnologia e Aplicação de Retentores e Sistemas de Vedação | Spaal

Tecnologia e Aplicação de Retentores e Sistemas de Vedação | Spaal
Castrol

Tecnologia e Aplicação de Retentores e Sistemas de Vedação | Spaal