Notícias
Vídeos
Fórum
Assine
O veículo chegou à oficina com uma reclamação a respeito da mistura de óleo Diesel com óleo lubrificante do motor. Notamos que a contaminação acontecia de forma lenta, e analisando o sistema de combustível junto as possibilidades de ocorrer passagem para o sistema de lubrificação do motor, chegamos a conclusão de que a origem do problema estava na bomba de alta pressão.
Descartamos a possibilidade de ser falha dos bicos injetores pois não ocorre funcionamento irregular e nem fumaça excessiva na saída do escapamento, o que certamente haveria caso permitissem passagem maior de combustível ao ponto de escorrer para o óleo lubrificante. Os motores Diesel têm velocidade e potência controladas pela quantidade de combustível injetada na câmara de combustão.
De toda forma, analisamos o retorno de Diesel dos injetores, já que também seriam removidos para manutenção e verificamos que um estava com retorno 50% maior que os demais. No teste em bancada especial foi detectada a necessidade de reparo em todos os injetores.
Porém, o ponto onde acontecia a passagem do lubrificante para o combustível era na parte frontal da bomba de alta pressão, que tem o eixo acionado por uma engrenagem, que por sua vez é acionada pela corrente de distribuição, portanto lubrificada por óleo de motor. Esta engrenagem também serve para transferir o sincronismo do virabrequim para os comandos de válvulas. Uma corrente liga o virabrequim a engrenagem da bomba de alta pressão e outra transfere o movimento para as engrenagens dos comandos.
Siga agora dicas importantes que vão ajudar no processo de desmontagem e montagem dos bicos injetores, bomba de alta pressão e dos itens de manutenção preventiva convencional, como o filtro de combustível. Veja que algumas simples características como o arrefecimento dos bicos injetores por óleo de motor, se não notadas, podem causar danos internos no motor, gerando a necessidade de desmontá-lo por completo.
1. Para remoção dos bicos injetores, desligue o conector, a linha de retorno, a tubulação de alta pressão (após desligar o motor já não haverá mais pressão na linha) e o parafuso de fixação no cabeçote.
2. Remova os injetores cuidadosamente, sem forçar pelo encaixe do conector.
3. Para remoção da bomba de alta pressão, desmonte primeiro a ventoinha, junto com suas capas.
4. Em seguida remova a capa da corrente de acionamento dos comandos. Essa corrente sincroniza o virabrequim e os comandos. São duas correntes, uma do virabrequim até a bomba de alta pressão e outra da bomba para os comandos.
5. A remoção da bomba não provoca a dessincronização da corrente, no entanto, posicione os comandos nas marcas para ter uma referência durante o processo.
6. Desligue o conector do regulador de pressão e as tubulações de alta e baixa pressão. Em seguida solte os parafusos de fixação da bomba em seu suporte.
7. Solte a porca de fixação do eixo da bomba na engrenagem de distribuição. Force cuidadosamente a bomba para trás com o auxílio de uma alavanca para desprender o eixo da engrenagem.
8. Os procedimentos de teste dos injetores e da bomba de alta pressão serão detalhados em outra edição. Veja agora algumas dicas e cuidados que devem ser tomados no momento da instalação.
9. A identificação da bomba está em uma etiqueta colada na sua carcaça. Esta por exemplo é do tipo CP3 e o restante dos códigos trazem as principais características da bomba.
10. No eixo da bomba há um rasgo de chaveta, porém não é utilizado. Utilize graxa no eixo e no o’ring para evitar danificá-lo no momento do encaixe.
11. Examine e limpe o alojamento da bomba antes da instalação.
12. Force cuidadosamente a bomba com uma alavanca para encaixá-la em seu alojamento.
13. Aplique o torque na porca de fixação da bomba, segurando o motor com outra chave para que não gire.
14. Entre o ponto onde o bico injetor é fixado e sua parte inferior, existe um vão por onde o injetor é arrefecido pelo óleo lubrificante do motor.
15. Limpe bem o bico injetor e passe vaselina no o’ring para não danificá-lo na instalação.
16. Confira os o’rings da linha de retorno.
17. Por isso jamais adicione óleo no motor enquanto os injetores estiverem removidos, pois ele escorrerá para dentro do motor causando calço hidráulico. Sempre gire o motor manualmente antes de dar a partida.
18. Confira se foi instalada vedação para filtros paralelos no cabeçote do filtro. Se sim, remova-a.
19. Exemplo de quando um filtro de fabricante paralelo é aplicado, sem o sensor de água no Diesel.
20. Utilize filtro de combustível original, que possui as vedações corretas e vem com o sensor de água no Diesel.
21. O sensor antigo continua instalado para que a lâmpada não acenda.
22. Remova e instale o sensor novo que acompanha o filtro original.
23. Realize a sangria pelo parafuso no cabeçote do filtro antes de dar partida no motor.