Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Atalhos

NotíciasComunidade

Oficina Brasil Educa

Cursos e Palestras

Outros Assuntos

Oficina Brasil EducaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum

Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Reparador Diesel
  4. /
  5. Desvendando o sistema SCR (Redução Catalítica Seletiva) dos motores diesel euro 5 – Parte 2 final

Desvendando o sistema SCR (Redução Catalítica Seletiva) dos motores diesel euro 5 – Parte 2 final

Na edição de Junho de 2016 apresentamos os conceitos básicos do sistema e algumas dicas práticas de testes. Nesta edição acompanhe o complemento das rotinas de diagnóstico e reparos

André Miura - [email protected]
17 de agosto de 2016

Pra quem não viu a Parte 1: Um dos defeitos mais comuns encontrados no sistema Adblue é o injetor obstruído devido a cristalização do Arla.

Para realizar a verificação é necessário retirar a unidade dosadora, onde se encontra o injetor, no escapamento. O motor deve estar desligado, o freio de mão acionado e deve conter arla no tanque destinado a este produto. Para verificar a quantidade do líquido que será injetado, deve-se posicionar uma proveta na saída do injetor. 

Então, com um scanner entrar na função e realizar o teste de volume da unidade dosadora, a quantidade de Arla injetado no teste, que dura em torno de 120 segundos, deve ser em torno de 100 ml dependendo do veículo testado.

Após saber como o sistema SCR funciona e como testar a vazão de alguns injetores, apresentado na parte 1, vamos aprender nessa matéria a realizar mais alguns testes para solucionar defeitos apresentados nesses modelos de veículos. Para tal, utilizaremos como base o sistema (BLUETEC) composto nos veículos MERCEDES BENZ ®.

No caso dos veículos da Mercedes Benz, o módulo do SCR não está acoplado junto à unidade de bombeamento do Arla, como em outros veículos. Em seguida, podemos ver a imagem do módulo do SCR da Mercedes Benz aberto e da unidade de bombeamento. 

Vista interna do Módulo do sistema SCR da Mercedes Benz ®
Unidade de bombeamento do Arla
Nesta matéria, vamos apresentar teste no Sensor de temperatura e no injetor do Arla. Para que esses testes sejam possíveis, é necessário analisar o esquema elétrico do módulo do motor (MR) - (responsável por receber a informação desse sensor e também comandar o tempo de injeção do Arla, através do injetor) e encontrar quais os terminais no módulo responsáveis por esses serviços. 

Após encontrar os terminais, vamos aos testes. 

Teste 1 – Sensor de temperatura do Arla: 

Para realizar este procedimento, é necessário um multímetro. 

Vista interna do módulo do motor (MR)
Conecte o aparelho de medição entre o terminal 08 do conector B do módulo do motor (MR) (cor: amarelo/verde) e o terra. O valor encontrado será de acordo com a temperatura, quanto maior a temperatura, menor será a resistência e consequentemente a tensão cairá, como veremos na tabela a seguir: 

Temperatura (C°)

Resistência (kΩ)

Tensão (V)

0

5,4

4,20

10

3,9

3,96

20

2,5

3,55

30

1,7

3,13

40

1,2

2,71

50

0,84

2,87

60

0,69

2,03

70

0,44

1,52


Teste 2 – Módulo de dosagem do Arla: 

Para realizar este procedimento, é necessário um multímetro e/ou osciloscópio. 

1° - Conecte a pontas de prova do multímetro no terminal 1 do injetor (Cor: Vermelho/marrom) e no terra. O valor encontrado no aparelho de medição deverá ser o mesmo que a tensão da bateria, com a chave de ignição ligada ou com o motor funcionando. 

2° - Conecte a pontas de prova do multímetro e/ou osciloscópio no terminal 2 do injetor (Cor: Amarelo/marrom) e no terra.  Sempre que o injetor for acionado, deverá apresentar sinais negativos nos aparelhos de medição, informando assim que o módulo está gerenciando a abertura do injetor para dosagem do Arla. 

3° - Conecte o multímetro nos terminais 1 e 2 do injetor e meça sua resistência. O valor encontrado deverá ser entre 13,2 a 21,0 Ω.

Esquema elétrico do módulo do motor (MR)

A CHIPTRONIC aconselha que, em necessidade de troca de algum componente, este seja substituído por outro original e com as mesmas especificações. 

Nesta matéria, aprendemos como realizar testes eficazes em um tipo de sensor e atuador. Acompanhe as próximas matérias para mais informações. 

André Miura é Diretor e proprietário da Chiptronic Tecnologia Automotiva. Para mais informações envie um e-mail para [email protected] ou acesse www.chiptronic.com.br 

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Reparador Diesel
Reparador Diesel
Pistão trincado pode ser causado por alterações nos mapas de injeção da Ranger 3.2
Reparador Diesel
Reparador Diesel
Diagnóstico de falha grave no motor da Amarok: Desgaste prematuro por uso urbano e manutenção inadequada
Reparador Diesel
Reparador Diesel
Diagnóstico preciso e técnico: como eliminar fumaça branca e preta em motores diesel